Como Lidar com a Ansiedade para Engravidar

A ansiedade é uma resposta normal ao estresse. É realmente uma ferramenta a ser enfrentada para te manter focado. Mas se é uma coisa normal projetada para nos ajudar a lidar com o estresse, por que tantas pessoas sofrem tanto com a tal da ansiedade? Porque estamos sob estresse demais no dia a dia e por diversos motivos.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=9onAhLEb_dk[/youtube]

A pergunta que cada pessoa deve fazer a si mesmo é o que esta causando tanta ansiedade. O que equivale a uma carga suportável para uma pessoa é pesado demais para outra. As pessoas sofrem atualmente com uma epidemia de transtorno de ansiedade generalizada (ansiedade crônica, preocupação exagerada e tensão, mesmo quando há pouco ou nada para provocá-la).

Como Lidar com a Ansiedade para Engravidar

Como Lidar com a Ansiedade para Engravidar

De acordo com estudos médicos, mais de 18% da população vive atualmente com um transtorno de ansiedade diagnosticado. Este número corresponde a apenas os que já procuraram tratamento. Há um grande número de pessoas que não está recebendo terapia ou tratamento médico mas sofre com ansiedade. E por que? Muitas razões. A falta plano de saúde é um grande problema. Algumas pessoas sentem-se desconfortáveis ao falar com seu médico sobre isso

Algumas pessoas sentem que estão perdendo algo ao ser diagnosticado com ansiedade (classificada como doença mental) e sentem que as pessoas podem olhar para elas de forma diferente. Então, o que as pessoas fazem? Elas reduzem a quantidade de estresse em sua vida, desenvolvem técnicas de redução de ansiedade, tomam medicação ou aprender a lidar com isso. Ou não.

A Ansiedade no Período fértil é Normal mas deve ser Cuidada

A ansiedade na gestação é muito comum. As mães costumam se preocupar se o bebê tem alguma anomalia, ou se ele ou ela morrer durante a gravidez ou parto. A mãe pode estar muito preocupada com o efeito sobre o bebê de drogas ou álcool que parou de ingerir logo após saber que estava grávida. Mães podem até se preocupar se vai conseguir dar de mamar a seu bebê, especialmente se as circunstâncias em que ele ou ela foi concebiam não foram como você esperava.

Não importa o quanto a sua gravidez foi desejada e planeada, e não importa o quanto você está ansiosa para o nascimento de seu bebê. Todas as mães podem ter momentos de ansiedade e até medo. Às vezes, a ansiedade severa pode causar sintomas físicos, incluindo palpitações (batimentos rápidos do coração), dores de cabeça, diarreia, náuseas e erupções cutâneas.

Algumas mulheres também ficam preocupados com o sexo de seu bebê, especialmente se você ou seu parceiro têm fortes preferências por menino ou menina. Ou a futura mamãe pode se preocupar se o bebê se parecerá com você, especialmente se há traços de família que você preferiria evitar. Embora estas preocupações podem parecer menos importantes, elas ainda são muito válidas.

 Lidar com a Ansiedade

Lidar com a Ansiedade

Nem sempre é fácil falar sobre estas preocupações com outras pessoas, até mesmo com o pai da criança. As ansiedades podem, portanto, expressar-se em sonhos vívidos e perturbadores. Sonhar com algo não significa que vai se tornar realidade, é simplesmente uma forma de sua mente de trabalhar com as coisas que o preocupam.

Embora as estatísticas não são sempre úteis para os indivíduos, pode ser bom saber que 95 de cada 100 bebês nascem sem anormalidades. Os poucos bebês que nascem com anormalidades não necessariamente tem grandes problemas, ou problemas que não podem ser tratados. Graças a estilos de vida mais saudáveis e aos métodos de acompanhamento da gravidez modernos, os riscos de nascimentos de bebê anormalidades são hoje muito raros.

A Ansiedade da Nova mãe Sobre o o Parto

A maioria das mulheres enfrenta ansiosidade em relação ao parto. A futura mamãe pode se preocupar sobre como vai lidar com a dor. Você esta preocupada com a perda de controle, fazer papel de boba na hora de dar a luz, ou ficar nua na frente de outras pessoas. Você pode se preocupar como o seu parceiro vai lidar ou o que ele ou ela vai pensar de você. As mulheres ainda se assustam pensando se as coisas vão dar errado, para você ou seu bebê. Esses temores são muito normais.

A melhor maneira de evitar tal ansiedade é ler sobre o assunto. Descubra o máximo possível sobre o que acontece no trabalho de parto: o processo normal e quando as coisas dão errado. Leia revistas, livros, vídeos, use a a Internet. Aulas de pré-natal lhe darão informação e podem ensinar habilidades práticas, como relaxamento e utilizar posições alternativas. Boas aulas também proporcionam uma oportunidade de falar sobre suas preocupações e fazer novos amigos.

Para algumas mulheres o medo do parto é completamente assustador. Este medo é conhecido dos médicos e comum. Informe o seu médico sobre seus medos. Uma pesquisa mostrou que o aconselhamento de um especialista pode ajudar muito. Como último recurso, os arranjos podem ser feitos para que seu bebê nasça por cesariana e assim a dor e o medo podem sumir um pouco.

Ansiedade de ser Pai

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=uqsLFw5NQ5I[/youtube]

Tornar pai é, talvez, a mudança de vida mais importante que um homem pode passar. Não é surpreendente, então, que cause ansiedade em todos os tipos de níveis diferentes. O futuro papai pode se preocupar com coisas práticas como a forma como vai lidar com noites sem dormir ou alimentar seu bebê, ou sobre questões mais amplas, como a gestão financeira, o aumento da responsabilidade, e o que tudo isso pode significar para o seu relacionamento com seu parceiro.

Paciência é algo que se aprende. Você não vai acertar o tempo todo. Em qualquer caso, muitas vezes não há maneira certa ou errada de fazer as coisas, mas sim do jeito que combina com você e seu bebê. Você vai aprender as coisas que dão errado, bem como as coisas que dão certo no cuidado com o bebê, e encontrar uma forma que faz a paternidade funcionar para você e sua família.

Tente passar algum tempo com um amigo ou parente com um filho ainda bebê. Você irá conseguir algumas dicas e ideias úteis e ter certeza de que realmente não leva muito tempo para se tornar um especialista no cuidado de bebês.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *