Algo que é realmente terrível são os pesadelos e quase todo mundo já teve e normalmente se lembra, afinal é normal acordar assim que acontece o ápice do sonho ruim.
O pesadelo não é nada mais que um sonho ruim, alguns psicanalistas dizem ser comum sonhar com a morte de alguém ou este alguém já morto, você se afogando, ou caindo (em alguns casos a pessoa tenta se “proteger” da queda). Existem pessoas que tem tanto medo de algo que acabam sonhando com isso, desde um medo de cobra, ao medo de morrer em meio a um incêndio ou em um maremoto.
As pessoas costumam sonhar com o fogo muito próximo, ou tentando escapar dele, e o tsunami segundo descrições é algo terrível, ver aquela grande onda se aproximando e por mais que você corra ou acelere o carro, ela cada vez chega mais próximo.
Pensando em tudo isso e nos males que os pesadelos fazem a todos nós, veja a seguir uma lista de atos que você pode tomar para evitar ter esses maus sonhos.
Evitando os Pesadelos
- Essa dica você já ouviu ou leu em algum lugar: Evite comer demais antes de dormir, evite comidas pesadas, apimentadas e gordurosas. Esses pequenos cuidados podem fazer com que os pesadelos fiquem do lado de fora do quarto. Ainda sobre a alimentação, procure comer um iogurte ou beber um copo de leite, tudo bem leve, como uma xícara de chá.
- Faça exercícios regularmente! Os sedentários devem odiar quando leem isso, mas o fato de fazer exercícios diariamente ajuda bastante durante o sono. Se não gostar de exercícios, faça pelo menos um alongamento moderado, que permita o seu corpo relaxar e descansar melhor. Alguns especialistas dizem que se você fizer exercícios cerca de 3 horas antes de ir dormir, irá produzir mais serotonina e consequentemente aumentará a sensação de bem estar.
- Procure dormir em um ambiente calmo, longe de barulhos excessivo (isso inclui o ronco de alguém) e de preferência escuro, as luzes ajudam a dispersar o sono.
- Evite assistir qualquer telejornal, as noticias podem lhe impressionar. Também evite a todo custo filmes de terror (se você é alguém que se assusta facilmente) e também evite os de ação e cenas fortes. Toda essa informação pode fazer com que o cérebro continue processando as informações e você sonhe com o que escutou e/ou assistiu.
- A dica acima também cabe para os livros, principalmente aqueles romances policiais ou que tem suspense envolvido. Esse tipo de livro faz com que seu cérebro busque mais informações e acabe não relaxando.
- Procure evitar de pensar nos problemas antes de dormir, eles ajudam para que a noite seja mais inquieta e um pesadelo aconteça consequentemente. Também evite brigas, conflitos ou discussões no período da noite, tudo isso faz com que você fique agitado e acabe tendo problemas ao dormir.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=CUPaNBR4Vfo[/youtube]
- Se livre dos hábitos ruins, como: fumar, beber ou usar drogas. Já foi constatado que a nicotina faz muito mal para o organismo. E álcool e drogas (seja qual for ela) também interferem obviamente com o sistema neurológico e fisiológico, portanto fique longe.
- Em alguns casos, os psicólogos pedem para que você crie um diário dos sonhos, toda as vezes que você sonhar ou tiver um pesadelo e se lembrar, você deverá anotar o sonho no diário. O que os especialistas dizem é que ao anotar o sonho, você poderá lê-lo com calma e assim tentar entender do que se trata o pesadelo.
- Se nada disso que foi citado anteriormente der resultados, procure a ajuda de um psicoterapeuta da área cognitiva e de comportamento. Peça para que haja um acompanhamento de seu caso. Existem muitas possibilidades para que sejam resolvidos os problemas que ocasionam os pesadelos, portanto se ajude. Uma das formas de ajudar as crianças a não terem ou pelo menos que ajude a diminuir é pedir para que elas desenhem seus sonhos, normalmente isso faz com que a criança perca um pouco do medo ou o sonho fique menos assustador.
- E em ultimo caso, quando for muito grave e nenhuma das alternativas sortir efeito. Existem alguns psicanalistas que trabalham com o auxilio da hipnose, segundo eles, o tratamento se faz para que se possa modificar o desfecho do mau sonho e assim não se sofra tanto.
Finalizando
Depois de ver todas essas dicas, fica-se pensando em como se pode resolver o problema dos pesadelos, afinal não é nada simples, não é somente um sonho ruim e que vai passar.
É importante ficar atento aos sinais principalmente quando a vítima desses sonhos ruins forem crianças. Elas normalmente elas não conseguem expressar o que estão sentindo e por isso não conseguem expressar o pesadelo, é por causa dessa dificuldade que os psicólogos criaram alternativas para tentar diminuir a incidência dos pesadelos nas vidas dos pequeninos.
Normalmente eles usam o desenho como forma de expressão, deixando assim o sonho “mais real” e mostrando que aquele sonho pode não ser tão ruim quanto eles pensam. Por isso nunca diminua um pesadelo de uma criança, ela pode se traumatizar para o resto da vida.
Fique atento também aos adultos, afinal não são somente as crianças que tem pesadelos. Verifique se isso está afetando a vida social e profissional, além de prejudicar a saúde e o bem estar da pessoa.
É ruim pensar nos pesadelos que se tem, mas a melhor forma de se livrar desses sonhos ruins é enfrentá-los. Deve-se tentar entender do que se trata e em qual parte da sua vida ele se encaixa. Evite assistir filmes, novelas, series que lhe impressionem e tenha cenas que lhe aterrorizem.
E por fim, faça uma lista com os seus problemas e deixe para pensar e trabalhar neles, somente no dia seguinte ou durante o dia, procure se desprender das preocupações e das chateações. A dica que é mais dada é que você deve viver bem!