Na Argentina os casamentos gays passaram aos noticiários e aumentaram desde que este foi legalizado naquele país, porém vem gerando muita polemica ainda, pois juízes se recusam a realizar casamentos entre pessoas do mesmo sexo por medo de uma punição Divina, enquanto outros protestam pelas ruas das cidades, mostrando que são contra esta legalização e outros ainda comemorando o fato de terem ganhado uma árdua batalha.
Gays Criam Coragem
Com todo esse movimento muitos são os gays que estão saindo do armário como se costuma dizer quando uma pessoa assume sua opção sexual diante da sociedade com coragem e determinação e aconteceu esta semana um casamento que chamou a atenção e parou nos jornais e na internet.
Um jovem viúvo de apenas 27 anos de idade que havia sido casado com uma mulher, que tinha 58 anos a mais do que ele se casou novamente na Argentina, mas o que chamou a atenção é que ele se casou com um gay em cartório de Santa Fé que é uma cidade argentina. Na verdade este rapaz é viúvo desde 2007 quando sua primeira esposa faleceu logo após a volta da lua-de-mel na cidade do Rio de Janeiro.
Beneficio da Lei
Se utilizando dos benefícios concedidos pela lei que na Argentina permite casamentos entre pessoas do mesmo sexo Reynaldo Wabecke se casa novamente.
A primeira vez que ele casou foi quando tinha 24 anos de idade e se uniu a uma idosa que na época tinha nada menos do que 82 anos que morreu pouco tempo depois. No cartório do centro da cidade aonde foi realizado o casamento gay, as paredes foram pichadas com palavras ofensivas ao casal.
Nota da Prefeitura
Diante das pichações e das ofensas dirigidas ao casal a Prefeitura da cidade de Santa Fé emitiu uma nora onde destaca a importância dos avanços para que todos tenham igualdade de direitos, mas destacou na nota a grande preocupação com as expressões de hostilidade e afirmou que é dever do estado e também da sociedade civil a coordenação de ações que sensibilizem e promovam o crescimento cultural.
Legalização do Casamento Gay
A Argentina onde a maioria da população é católica foi o primeiro país da América Latina que conseguiu a aprovação de uma legislação federal que torna legais os casamentos de pessoas do mesmo sexo, mas isto ainda não é aceito por grande parte da população o que vem gerando muitas manifestações de repudio e ações na justiça tentando reverter às medidas.
Mesmo assim é grande o numero de gays que vem procurando aquele país com o objetivo de terem sua situação legalizada, coisa que na maioria de outros países ainda não é possível como é o caso do Brasil.