Casamento Ecológico

Veja como Fazer um Casamento Ecológico e dar a sua Contribuição para a Terra

Para dar um pouco de descanso aos recursos naturais, você não precisa ser naturalista de carteirinha ou vegetariano convicto, mas fazendo escolhas inteligentes já estará cumprindo a sua parte. Para quem quer estragar menos os recursos naturais, uma boa pedida é optar por fazer um casamento ecológico, uma tendência que chegou ao Brasil há pouco, mas que já está fazendo sucesso.

Um casamento ecológico não quer dizer que a festa será feita no meio da mata não, ok? Passado o susto, expliquemos: este tipo de matrimônio nada mais é do que um apelido dado a festas e eventos comemorativos relacionados à união de um casal, utilizando-se de recursos renováveis e da menor quantidade possível de matéria prima que não possa ser reaproveitada.

E não pense que um casamento ecológico é todo decorado com garrafas pet e papel reciclado não, viu? Dá para ousar bastante e tornar a festa um evento moderno, chique e ainda gastar menos e saber que você fez a sua parte para contribuir com o meio ambiente. Caso você não saiba, um casamento ecológico é considerado de alto padrão hoje em dia e você pode até mesmo gastar um pouco mais, de acordo com as opções que escolher, mas saberá que fez sua parte na salvação do planeta.

Como Fazer um Casamento Ecológico

O que vai definir se seu casamento é ecológico ou não são suas escolhas de materiais. Ou seja, é uma festa como outra qualquer de matrimônio, mas terá um símbolo verde de acordo com o que você pedir para usar na hora da compra.

Para começar, escolha convites feitos em papel reciclado. São bonitos, possuem uma cor mais escura que papel normal e são bem vistos por quem recebe. Vale ressaltar que muitas empresas estão optando por imprimir contratos com papel reciclado, tamanha está sendo a preocupação com a causa.

Outra dica é a hora do evento: faça um casamento de dia. Opte por uma festa no turno da manhã, o que pode te gerar economia de duas formas. Estará ajudando o planeta ao economizar energia e estará ajudando seu bolso na hora de preparar o Buffet, pois não vai ter o jantar, e o custo por convidado vai ficar bem mais barato. No fundo, será uma boa escolha também para o seu bolso.

Outra dica de organização de casamento ecológico é, ao invés de usar os ramalhetes, que tal usar pequenas mudas que os convidados possam levar para casa?

Ao invés de usar arranjos artificiais nas mesas, opte por pequenos vasos com mudas de verdade e irá ajudar seus convidados a futuramente terem belas árvores em casa. São baratos e ainda vão contribuir com mais verde no planeta. 

Atualmente, os casamentos temáticos estão muito na moda. Os casais, ou melhor, as noivas, da maioria das vezes, preferem imprimir a personalidade na cerimônia e na festa ou somente na recepção do dia tão especial.

Um dos temas preferidos entre os noivos é o casamento ecológico, também chamado de casamento verde. A ideia principal deste tipo de cerimônia é ser simples, usar materiais reciclados e, acima de tudo, economizar dinheiro e recursos naturais.

O local ideal para fazer um casamento ecológico é em contato direto com a natureza, em um belo jardim, na praia e até mesmo no quintal de casa, se ele for florido e com muito verde.

Evite os gastos com a iluminação artificial, o casamento é feito durante o dia. As roupas do noivo e da noiva são feitas com fibras naturais, como algodão orgânico ou com seda. Reciclar o vestido depois da cerimônia também é importante, pois num casamento ecológico, o destino será uma outra noiva.

Nos convites e em tudo aquilo que for preciso usar papel, é escolhido aquele material reciclável.

O casamento ecológico é feito pensando, antes de qualquer coisa, na preservação do Meio Ambiente. 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *