Britânicos Querem Reduzir Divórcios Litigiosos

De acordo com uma nova medida que deverá entrar em vigor até o dia 2 de abril deste ano, a partir de então todos os casais em processo de divórcio, antes de serem liberados para irem a justiça deverão passar por uma reunião que tem por objetivo fazer uma mediação com um agente independente na tentativa de que os casais façam um acordo amigável quanto a guarda dos filhos, pensão e repartição de bens.

Objetivo da Nova Medida

Britânicos Querem Reduzir Divórcios Litigiosos

Britânicos Querem Reduzir Divórcios Litigiosos

Um dos objetivos desta medida é reduzir o numero de casais que todos os anos recorrem a Justiça com processos de divórcio litigioso. Agora antes que isso aconteça todos os casais britânicos que desejam a separação serão obrigados a passar pelo menos por uma reunião de mediação onde serão então informados doa detalhes de como o processo de acordo funciona.

Feito isso, somente se o casal concordar com os termos desse processo é que a mediação poderá então acontecer e mesmo assim depois de começada a mediação se uma das partes acharem que algo não esta funcionando de acordo com o que deseja, pode a qualquer momento suspender essa tentativa de entendimento e recorrer então a Justiça.

Quando as Regras não Podem ser Aplicadas

Vida

Vida

A nova norma exclui de qualquer tentativa de acordo aqueles casais onde tenha acontecido violência doméstica no ultimo ano antes da separação e também não se aplica a casais, cujos filhos estejam sendo assistidos por programas de proteção a crianças.

É preciso ter claro que essa mediação jamais é feita tendo como objetivo reconciliar casais em litígio, ela visa mostrar aos casais maneiras mais fáceis de lidar com suas disputas economizando tempo e dinheiro. È preciso fazer com que as pessoas entendam que uma solução harmoniosa além de muito mais barata poupa recursos e tempo dos tribunais sempre tão abarrotados com essas e outras disputas.

Quem são os Mediadores

Emprego

Emprego

Os mediadores em geral são advogados, embora isso não seja obrigatório. De acordo com advogados para que os casais cheguem a um acordo em geral será preciso de três a cinco reuniões. Fica claro também que os mediadores quando advogados não podem assistir legalmente as partes envolvidas no processo.

Os encontros devem acontecer em locais neutros e no inicio o mediador deverá tratar com cada uma das partes de cada vez até ter certeza de que ambos estão de acordo com essa mediação e a fim de fazer acordo e se a reunião causar constrangimento a qualquer das partes o mediador deve fazer isso mantendo cada um em um ambiente e transitando de um para outro.

Mediação bem Sucedida

Quando a mediação resulta em acordo, este ainda precisa da ratificação da Justiça, entretanto não haverá a necessidade das partes se fazerem presentes diante do juiz.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *