As Diversas Formas de Casamentos Realizados no Brasil

O Brasil é um país multirracial formado por povos de todos de todos os lugares, mas especialmente pelos negros, que foram trazidos ainda escravos para cá.

Em razão disso há diferentes modos de se realizar o casamento ou a união entre duas pessoas.

Tradicionalmente e formalmente temos os casamentos no civil e religioso ou ambos, depende da crença e da cultura dos noivos.

O casamento no civil possui burocracias próprias como os proclamas, as testemunhas e o tipo de regime que é adotado durante a assinatura dos papéis. Antigamente, a única forma a ser adotada era a de Comunhão Universal de Bens, onde o casal compartilhava tudo o que tinha, porém, hoje já há algumas diferenças e nem se usa mais a Comunhão Universal de Bens, a não ser que seja feito um pacto antinupcial para a partilha.

Civil

Os regimes mais comuns atualmente são o de Comunhão Parcial de Bens, onde se divide, caso haja separação, o que o casal adquiriu depois do casamento e o de Separação de Bens, onde o que cada um tiver é seu, não havendo partilha de forma alguma. Porém, para se optar por este ou aquele regime, o cidadão não pode ter idade avançada, senão é obrigatório o de Separação de Bens, para se preservar o patrimônio da pessoa e de seus herdeiros.

No Brasil, a novidade crescente são os casamentos homossexuais, onde fica reconhecida a união homoafetiva, seja ela masculina ou feminina, e nela são partilhados os mesmos deveres e direitos dos casais heterossexuais.

Homossexuais

As diferentes culturas formam suas tradições matrimoniais e neste país, por mais que não haja uma determinação legal, também existem diferentes “casamentos” como o arranjado, comumente usado por certos povos, por exemplo, os ciganos, que dão seus filhos em casamento desde tenra idade.

Há ainda aqueles casamentos celebrados por autoridades religiosas, típicos desta ou daquela religião como os ortodoxos, apesar de ser originado do rito católico, é divido em duas partes, na primeira é feita a união do casal e na segunda a coroação. Já no cerimonial japonês, antes de tudo, nos mais tradicionais, os casamentos são arranjados entre as famílias, e durante o ritual, a noiva chega a trocar de vestido várias vezes e todas as formalidades são diferentes dos demais casamentos.

Ortodoxo

Ainda há vários povos que costumam realizar as cerimônias de acordo com as tradições, como os judeus, que comumente realizam seus casamentos em sinagogas. Neles, os noivos proferem seu juramento e tudo se inicia quando os pais levam os noivos ao Chupah, um tipo de tenda que simboliza o primeiro lar do casal, e lá o sacerdote ou rabino os recebe, logo depois são entoadas canções em hebraico.

Todas as formas de celebração do casamento são bem-vindas, mas o que realmente importa é o amor entre o casal.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *