Tudo Sobre Casamento Em Janeiro

O Casamento é algo que envolve muito planejamento e dedicação, já que até nos casamento mais simples há muito com o que se preocupar.

Uma das primeiras coisas que pensamos quando decidimos nos casar é qual vai ser data, a não ser que o casal já tenha uma data definida (aniversário de namoro, dia em que se conheceram, são sempre datas especiais e devem ser consideradas), é preciso pensar bem nos prós e contras de cada mês.

 

Hoje vamos acompanhar algumas dicas sobre o casamento realizado no mês de janeiro, é importante destacar que todos os meses possuem pontos positivos e negativos para a realização do casamento, para isso basta você medir bem o que é mais importante para você.

Casamento Em Janeiro: Prós E Contras

O mês de janeiro é um mês muito pouco procurado para casamentos, o que traz um bom extremamente positivo: para os casais que pretendem economizar um pouco, pode ser uma boa escolha, já que muitos serviços oferecem preços especiais e que podem ser negociados, pois é um mês onde não há muito trabalho para eles.

Outro ponto positivo dessa data é a luz do sol, que é bem forte, afinal é verão. A luz do sol pode resultar em fotos incríveis, casar ao pôr do sol do verão é sem igual, e com certeza irá resultar em um álbum e filmagens de casamentos de cair o queixo!

O mês é ideal para a realização de casamentos ao ar livre, como os belíssimos casamentos na praia, e nesse ponto podemos unir um ponto positivo a um negativo: o mês de janeiro é um mês de férias, por isso muitos dos convidados podem estar viajando, ao mesmo tempo, pode ser o mês ideal para fazer os convidados viajarem até um local diferente, para prestigiar o seu casamento.

O sol forte, apesar de poder resultar em boas fotos, pode ser um incômodo para os noivos e convidados, por isso pode ser uma boa escolher casar durante a noite, em um local climatizado, dessa forma o clima fica mais ameno. Além do calor, o fato de ser um mês muito chuvoso também pode atrapalhar a ideia de casamento ao ar livre, por isso, por mais que seja essa a primeira opção, tenha um plano B em casos de emergência.

As Flores Do Mês De Janeiro

A decoração de flores, assim como o buquê, são partes extremamente essenciais de um casamento, por isso, é um detalhe importante a se consultar antes de definir a data. Conheça abaixo as flores que mais se destacam no mês de janeiro, tanto por ser época de elas florirem, como pelo fato delas serem flores que sobrevivem bem no calor.

  • Antúrio: O antúrio é uma flor muito bonita, que combina tanto com casamentos no estilo mais clássico, com a espécie branca, e também em casamentos mais despojados, com as espécies coloridas. O antúrio vermelho, quando usado pela noiva no buquê, está associado à sexualidade ardente, um detalhe legal para aqueles que gostam de trazer significado as coisas. A flor vai bem à decoração em belos vasos compridos, ou também no buquê da noiva.

    Antúrio

    Antúrio

  • Áster: O áster é uma flor bem delicada e romântica, se assemelha a uma pequena margarida, e possui um galho bem vistoso. Ela geralmente é confundida com os famosos mosquitinhos, mas essa flor tem uma vantagem, já que o seu preço é bem mais atrativo que o dos mosquitinhos. Ideal para ser usada na decoração, como no corredor de entrada da noiva, disposta em diversas jardineiras em toda a sua extensão.

    Áster

    Áster

  • Boca de leão: A boca-de-leão é uma flor mais comprida, e é linda desde o caule até a parte florida, fica linda em arranjos florais para o buquê, misturada a outras flores, e também na decoração, pode ser colocada em vasos de vidro, dando um charme especial.

    Boca De Leão

    Boca De Leão

  • Lisianthus: O lisianthus é considerado uma flor nobre, ela possui espécies na cor roxa, lilás, branca e rosa, e é muito usada como substituta para as tradicionais rosas. É uma flor que tem forte resistência ao calor, com arranjos que duram até três dias, porém, o seu custo também é bem alto, por isso, ela pode ser usada para arranjos menores, centros de mesa, ou apenas no buquê. Ela está associada a sensibilidade feminina, e mostra elegância, sofisticação e entrega amorosa no casamento.

    Lisianthus

    Lisianthus

  • Cravina: A espécie existe em vários tons de rosa, é uma flor interessante por possui uma misturas de cores em uma mesma flor, por isso irá se destacar das demais na decoração. A flor é relacionada ao amor puro e latente, e também a entrega no casamento e a liberdade.

    Cravina

    Cravina

  • Cravo: O cravo é uma flor que pode ser encontrado o ano todo, ele é ideal para casamentos, desde os mais sofisticados até os mais descontraídos. Chama atenção por ser uma flor que possui muitas cores e também algumas variações. É a flor mais comum dos noivos usarem na lapela.

    Cravo

    Cravo

  • Petúnia: São flores coringas, elas se adaptam a qualquer tipo de casamento assim como em qualquer estação. Existe em várias cores, como rosa, roxo, branco, rosa claro, dentre outras. É uma flor ideal para ser usada na decoração do casamento, e também muito bonita para fazer uma “parede de flores”, local que pode ser usado para fotos.

    Petúnia Híbrida

    Petúnia Híbrida

  • Laços Espanhóis: Essa é uma flor muito bonita, que se assemelham um pouco as margaridas, mas são bem chamativas. Possuem geralmente duas cores em suas pétalas, sendo uma das mais chamativas uma mistura de vermelho com amarelo.

    Laços Espanhóis

    Laços Espanhóis

  • Lírio: Os lírios são flores que existem em abundância durante todo o ano, essa é uma das flores mais usadas nos casamentos, por serem extremamente versáteis. Combinam com buquê clássico, até aqueles com um mix de flores e que ficam mais descontruídos. Nos casamentos, os lírios amarelos e os brancos são os mais usados na parte da decoração, ficam elegantes em vasos de vidros, em arranjos para a mesa, ou também colocados em arcos para a entrada a festa.

    Lírio

    Lírio

  • Orquídeas Brancas: A orquídea é com certeza uma das flores mais cobiçadas para a ornamentação do casamento, sendo que ela representa a beleza e o amor, além de força, e traz para o ambiente: delicadeza e graciosidade. As orquídeas existem em diversas cores e formatos, sendo as mais escolhidas para o mês de janeiro as brancas, que vivem melhores nessa época. Elas são destaques de arranjos para a decoração, e no casamento das brasileiras são as mais escolhidas para ser uma das flores do buquê. As mais usadas pelas noivas que preferem manter um estilo clássico são a orquídea phalaenopsis e a orquídea denphal, já entre as noivas mais modernas as preferidas são a orquídea chocolate, a cymbidium e a orquídea chuva de ouro.

    Orquídeas Brancas

    Orquídeas Brancas

  • Amor Perfeito: O amor perfeito é uma flor delicadíssima, com diversas nuances em suas pétalas que podem incrementar qualquer casamento. Por ser uma flor de boa duração, pode ser a escolha para a decoração, para compor o buquê, ou ainda em lembrancinhas, como vasinhos para todos os convidados.

    Amor Perfeito

    Amor Perfeito

  • Callas Verdes: As callas são mais conhecidas como copo de leite, e tem se tornado muito comum o uso dessas flores entre as noivas, isso se dá pela variedade possível de opções, e pela chance de poder colocar elas em um belo buquê como sendo a única flor, na composição de arranjos, e em diversos outros pontos do casamento. A sua folhagem verde viva fica linda em fotografias e filmagens, além de serem duráveis, aguentando bem o calor. Essas flores ficam mais bonitas se colocadas em um arranjo na água.

    Callas Verdes

    Callas Verdes

  • Astromélias: As astromélias são flores extremamente charmosas, a espécie é original da América do Sul, mais precisamente dos países Brasil, Peru e Chile. Elas são conhecidas como “miniaturas de lírios”, pois seu formato é muito parecido com o dessa outra flor. Ficam lindas em arranjos, decorações para centro de mesa, dentre outros.

    Astromélias

    Astromélias

Além das flores que foram citadas acima, há também outras, como: Azaleia, gardênia, papoula, margaridinha, miosótis, sempre-viva, crisântemo, gérbera, girassol, lobélia, cravos, magnólia, verbana, angélica, cáspia, clarquia, lobélia e mimosa, todas essas são flores resistentes ao calor, e que podem ser usadas num casamento em janeiro.

Dicas Para Quem Deseja Casar Em Janeiro

Se você está decidido em se casar em janeiro, confira algumas dicas que podem te ajudar a realizar o seu sonho da melhor forma possível.

Planeje um Destination Wedding

O verão é provavelmente a melhor época para os casais que desejam fazer um destination wedding, sendo o mês de janeiro a escolha mais certeira.

Mas afinal, o que é isso?

O Destination wedding é quando o casal decide fazer tanto a cerimônia como a lua de mel fora do lugar que eles vivem, alguns optam por uma cidade diferente e outros até em outro país.

Com isso o destino escolhido varia muito de acordo com o estilo dos noivos, que geralmente escolhem um local paradisíaco ou bem romântico, como praias, castelos, vinícolas, casas de campo, dentre outros.

Esse tipo de casamento pode ser realizado por uma viagem somente dos noivos, ou ainda eles podem ter convidados, sendo o mês de janeiro uma ótima escolha, já que a maioria das pessoas está de férias. Esse estilo de casamento geralmente é algo mais íntimo, e então o mais comum é chamar somente os familiares e amigos próximos.

Para quem deseja planejar um destination wedding, é preciso conhecer o local para o qual você deseja ir, e quais são as regras que envolvem a realização de um casamento lá.

O primeiro ponto a se pensar quando vai organizar um casamento desse estilo, quando se deseja que haja convidados, é que eles precisam ser avisados da data pelo menos 6 meses antes do casamento, para que possam se preparar. Alguns casais optam por pagar as despesas dos convidados, mas, isso não é uma regra. Uma boa opção é encontrar um local para que todos fiquem juntos e veja se consegue descontos.

Para planejar um casamento a distancia, é preciso procurar buffet, espaço, decoração, tudo na nova cidade, para que não precise levar itens da sua cidade e corra o risco de esquecer algo.

A melhor opção para quem deseja esse tipo de casamento é escolher uma agência de viagem, que irá ajudar na organização. Dessa forma eles acompanham os detalhes, como o buffet, conhecem o espaço e cuidam dos detalhes da cerimônia e da recepção dos convidados e noivos na cidade escolhida.

 Pense Bem Na Escolha Do Buffet

O verão é uma época quente, e por isso a melhor opção é um buffet com comidas leves, e tudo bem refrescante. A combinação perfeita para o cardápio é algo que sacie, mas que não pese muito.

Uma boa opção para quem não abre mão de um jantar no casamento é servir peixes e carnes, com acompanhamentos leves, como saladas frescas, ou também um talharim. Os jantares servidos em mini porções são uma ótima pedida, dessa forma a festa é otimizada e também há menos risco de desperdício. Aproveite para investir em legumes da estação.

Outra opção boa para a comida são as ilhas gastronômicas, ou também estações gourmet, nelas são servidas comidas de uma mesma espécie, nesse caso uma boa opção são apostar em peixes e frutos do mar.

Além disso, não deixe de apostar nas frutas da estação, elas podem ser servidas em salada de frutas, frutas no palito com chocolate, e também estarem presente em sobremesas diferentes, como torta de frutas, mousses, etc. Ainda sobre as sobremesas, uma boa opção é haver uma estação servindo sorvetes ou picolés.

Para aqueles mais descontraídos, o casamento pode ser completamente feito com finger foods, essas são comidas pequenas e que podem ser comidas em uma mordida só, podem ser desde pratos mais elaborados, como tartar de salmão, ovas de salmão com creme azedo, salada de melancia, até pratos mais conhecidos, como mini cheesburguer, dadinhos de tapioca, palito com tomate, queijo e bacon, dentre muitos outros.

Na parte das bebidas, aposte em tudo que seja muito refrescante. A cerveja é comum nos casamentos e é apreciada pela maioria dos brasileiros, mas para além dela, ofereça caipirinhas de frutas da estação, drinques com picolés, drinks feitos com espumante e mojitos. Na parte das bebidas sem álcool, além dos refrigerantes, aposte em sucos naturais, como de abacaxi com hortelã, melancia, limonada, também é possível servir águas saborizadas e água de coco.

Água De Coco

Água De Coco

Já para o bolo, a escolha também pode ficar bem próxima das frutas, como bolo com ganache branco e recheio de maracujá ou limão siciliano. Os naked cake, que são decorados com frutas e flores, além de serem lindos, possuem um sabor ótimo.

 Escolhendo os Trajes

Em qualquer estação que o casamento ocorra, os trajes das madrinhas, dos convidados, além do da noiva e do noivo, precisam estar em sintonia.

Para o verão, como essa é uma estação mais quente, os noivos podem flexibilizar um pouco o dress code, fazendo com que os convidados possam estar mais a vontade. Confira abaixo algumas dicas de trajes:

Trajes Para Os Convidados

Em qualquer casamento que você é convidada, há uma regra básica, não chamar mais atenção que a noiva, fora isso, você pode ir bem como entender, vestindo-se da melhor forma possível.

Os casamentos no verão combinam com cores alegres, tecidos leves e esvoaçantes, e estampas florais. As cores neutras combinam com qualquer horário de casamento, nos casamentos de verão, tanto as roupas em tons pastéis, como verde claro, rosa claro, lilás, como as cores vivas são bem vindas.

Aposte em vestidos curtos e mais soltinhos, ou então em vestidos longos que tenham movimento.

 Traje Para as Madrinhas E Padrinhos

Para as madrinhas geralmente a noiva define uma cor ou modelo de vestido, se isso ocorrer, basta seguir o que ela pediu.

Mas se a escolha for livre das madrinhas, não use vestidos curtos e apertados, sendo a altura ideal no joelho ou apenas alguns dedos acima. Os vestidos midi também são uma ótima opção. Além disso, há sempre os vestidos longos, que combinam com qualquer horário de casamento, somente prestando atenção na cor para não ficar destoante.

Aposte em cores vivas, como o coral ou azul marinho, ou em estampas, que não sejam muito chamativas, como as florais, além disso, você também pode escolher um vestido rendado. Evite o preto e o branco.

Para os padrinhos o mais comum é terno e gravata, mas se o casamento for mais despojado, pode optar por um colete ou suspensório.

 Traje Para a Noiva E O Noivo

O casamento é algo muito importante para as mulheres, e tudo tem que sair de forma ideal para que ela se lembre desse dia com muita felicidade. Por isso, a escolha do vestido deve ser muito bem pensada.

Para as noivas que escolheram casar em janeiro, a melhor aposta está em vestidos com tecidos leves, que irão conferir harmonia e conforto para a noiva. Boas opções de tecido são as rendas, sendo materiais clássicos, e que nunca decepcionem. Vestidos com tecido mais simples na saia e bordados só em cima também são uma ótima opção.

Nos casamentos de verão, deixam-se de lado os vestidos pesados, e com caudas longas, e pode-se apostar em modelos mais curtos, que deixam a noiva bem mais delicada. Mas se você não abre mão do longo, aposte em modelos tomara que caia ou com alças finas.

Na parte do penteado, procure algo que te deixe também confortável, cabelos soltos para dias quentes pode estragar facilmente, além de ficarem grudando nas costas e pescoço devido ao suor.

Para o noivo, tudo irá depender do estilo do casamento, se o casamento for noturno o velho terno e grava é a melhor opção, para casamentos descontraídos, que ocorrem na praia e no campo, o noivo pode também ousar um pouco mais, escolher um sapato diferenciado, ou mudar o estilo da gravata, e até mesmo ir sem o blazer.

Algumas Dicas Para Que Tudo Seja Mais Confortável

Se você escolheu se casar em janeiro ao ar livre, tenha em mente que as chances de estar chovendo no seu grande dia são altas. Por isso, por mais que tudo esteja planejado para ocorrer totalmente ao ar livre, providencie uma tenda para que possa acomodar os convidados, se for necessário.

Se o casamento for ocorrer durante o dia, um detalhe legal e diferente é distribuir alguns itens de verão para que eles possam se refrescar, como leques, sombrinhas e óculos de sol. Além disso, se ele estiver ocorrendo na praia, você também pode disponibilizar aos convidados protetores solares e repelentes.

Na parte das lembrancinhas, apostem em algo que lembre o verão, como uma bela bolsa de praia com chinelos de dedos, leques personalizados, pequenos abridores de garrafa. Na parte de lembrancinhas comestíveis, uma boa opção são as geleias de frutas tropicais, ou ainda bebidas refrescantes.

Conclusão Sobre Casamento Em Janeiro

Assim como em todos os meses, há sim muitos pontos positivos nos casamentos em janeiro, assim como diversos pontos negativos. Se formos usar como comparação a maioria dos casamentos, esse não é um mês muito escolhido, por isso, pode fazer-nos pensar que não é uma boa opção. Mas não fique se comparando a outras pessoas que já viveram os seus momentos. O seu dia especial pode muito bem ocorrer em janeiro e ser tudo perfeito, basta muito planejamento, assim como em qualquer data escolhida, para conseguir algo satisfatório.

Com certeza janeiro proporciona um por do sol lindo, que pode ser um dos destaques do seu grande dia. Por isso, pese tudo que você quer para o seu casamento e veja se realmente compensa um casamento nesse mês.

Seguindo nossas dicas, fica bem mais fácil organizar um casamento em janeiro!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cerimônias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *