Todas as pessoas que desejam se casar, consideram o dia da cerimônia como uma data de extrema importância. O desejo de que nada saia do planejado toma conta dos noivos e de pessoas próximas que estão envolvidas na organização do casamento. Por isso é importante estar atento a todo o cerimonial de casamento, que é basicamente o ritual de toda a cerimônia.
Como se sabe, existem inúmeras possibilidades de realização de casamentos. Ele pode acontecer em uma igreja, templo religioso, ou ainda não contar com ligações de crenças, e também pode ser realizado em salões de festa, ou não contar com recepções, em geral existem muitas variáveis, e assim, cada tipo de evento possui seu próprio roteiro de cerimonial, que no geral são bem parecidos entre si.
Uma alternativa que facilita muito a vida dos noivos nesse momento é a contratação de um profissional que organize e controle toda a cerimônia, o cerimonialista. Se esse gasto couber no orçamento destinado ao casamento, é uma ótima opção, já que ele estará presente antes e durante o casamento, garantindo que tudo flua corretamente, e que possíveis imprevistos sejam resolvidos imediatamente.
O cerimonial de casamento religioso sempre é muito composto de coisas fixas e tradicionais, seguindo um certo padrão, independentemente da religião em questão. As adaptações que são mais aceitáveis são as que envolvem mudanças não muito drásticas, como por exemplo a implementação de músicas mais modernas e atuais na trilha sonora do casamento, ou ainda planejar uma entrada dançante e diferente, tanto para os noivos, quanto para os padrinhos. Porém, isso tudo deve ser conversado com a pessoa que realizará o casamento antecipadamente, pois algumas instituições religiosas mais tradicionais, não aceitam mudanças no evento.
Abaixo serão apresentados alguns cerimoniais detalhados de diferentes vertentes religiosas, de modo bem detalhado, juntamente com o passo a passo.
Cerimonial de Casamento Católico
No casamento católico, os primeiros a entrar são os padrinhos e eles ficam distribuídos em dois lados da igreja. De um lado – geralmente o direito – os padrinhos do noivo e do esquerdo, os padrinhos da noiva. Enquanto os padrinhos entram de braços dados, pelo tapete vermelho, uma música é tocada.
Após isso, acontece a entrada do noivo que deve entrar de braços dados com a mãe. Para a entrada do pai do noivo existem duas possibilidades, a primeira é antes de entrar com o noivo, os pais devem entrar juntos e em seguida a mãe deve voltar para o fim da igreja para acompanhar o filho. O mesmo acontece com os pais da noiva, sendo o pai responsável para voltar para acompanhar a filha. A segunda é a mãe da noiva e o pai do noivo entrarem juntos, logo após a entrada dos padrinhos.
Depois é momento de entrada das daminhas e pajens. Em outros casos eles também podem entrar junto com a noiva, ou ainda mais no meio da cerimônia, na hora em que ocorrerão as trocas das alianças de fato.
Finalmente há a entrada da noiva, que é considerado um dos momentos mais marcantes. A música pode ou não ser a marcha nupcial tradicional, e a noiva deve entrar de braços dados com o pai ou com outra pessoa especial, que a levará até o noivo.
Em seguida a cerimônia ocorre sob a total responsabilidade do padre, funcionando como uma espécie de missa comemorativa, onde há a comunhão, benção de alianças, trocas dos votos do casamento e a aceitação das duas partes.
Cerimonial de Casamento Evangélico
Ainda que sejam religiões distintas, a cronologia do evento evangélico é basicamente a mesma do evento católico, havendo poucas alterações.
Todo o processo de entrada dos padrinhos e dos pais dos noivos acontecem igualmente a celebração da igreja católica, a noiva também entra acompanhada do pai ou de uma outra pessoa importante e com uma música exclusiva.
Após isso realiza-se o culto, e o pastor profere palavras de amor e que fale sobre a união do casal. Também acontece a troca dos votos e das alianças, e assim a cerimônia pode ser encerrada.
Cerimonial de Casamento Indiano/Hindu
Mesmo que não seja tão comum no Brasil, ainda existem indianos e/ou descendentes indianos aqui, e geralmente eles se casam seguindo as suas tradições de origem.
O primeiro item do casamento é o Vara Stakaarah, que é o momento no qual o noivo recepciona os convidados na porta, enquanto a mãe da noiva canta mantras.
Após isso existe o Madhuparka Ceremony, onde o noivo recebe presentes do pai da noiva no altar, como forma de benção à união. Em seguida a noiva entra com seu pai e é deixada junto com seu noivo, num momento denominado Kanya Dan.
Também há a parte da cerimônia onde é aceso o fogo sagrado em sinal de boas energias. Esse momento é o Vivah Homa, e o casal fica ao redor desse fogo, para absorver essa purificação.
Infelizmente, o hinduísmo é uma religião bem machista, e assim a opinião feminina não é levada em conta. Desse modo, apenas o noivo é responsável por aceitar a noiva. Esse momento é o Pani Grahan, e ele apenas levanta a mão em sinal de estar concordando com a união. Em seguida a união é oficializada, ficando de frente para o fogo, no Pratigna Karan.
Para comemorar a união, a mãe da noiva pisa em uma pedra sagrada, e a noiva recebe arroz cozido das mãos do noivo, para a união ser purificada. Após isso os noivos fazem círculos ao redor do fogo sagrado por sete vezes, para tornar o casamento legal.
Ao contrário do que acontece nos casamentos citados acima, no casamento indiano não há o processo de troca de alianças, mas sim o Saptapadi, que é a oferenda de produtos, onde o noivo oferece a noiva seu cachecol, e a noiva oferece ao noivo seu vestido.
A finalização do casamento acontece com a aspersão de água, e com a oferta pelo marido de algo ao fogo sagrado, garantindo o sucesso do casamento.
Por último é realizado a Aashirvadah, que é o momento que o casal recebe a benção das pessoas mais velhas da família.
Cerimonial de Casamento no Candomblé
O Candomblé é uma religião com matrizes africanas, e a cerimônia de casamento se inicia três dias antes da festa em que a família e o restante dos convidados estarão presentes.
São obrigatórios dezesseis padrinhos, e é necessário que todos ele usem trajes brancos. Já os noivos devem estar descalços e com roupas simples, sem maquiagens e/ou joias.
Na cerimônia existe uma parte secreta, e os noivos a guardam a sete chaves, como um grande segredo.
O casamento é considerado pelo Candomblé uma ligação indissolúvel, assim, ele exige muito tempo de preparação dos noivos.