Sucesso para o Casal
Quando as pessoas presenteiam os noivos, esse ato simboliza que elas desejam muito sucesso na união do casal, e que eles tenham sempre prosperidade e muitos filhos. No entanto, em cada parte do planeta os rituais do casamento são feitos de maneiras diferentes. No nosso país, por exemplo é comum os noivos pagarem pela festa da cerimônia e os padrinhos geralmente arcam com a lua de mel ou com os presentes mais caros. Porém, em alguns países os outros convidados também podem pagar a festa de casamento. Por exemplo nas Filipinas, os amigos mais próximos dos noivos é que devem custear as despesas do evento.
Ritual da Dança Nos Estados Unidos e Filipinas
Na celebração do casamento nos Estados Unidos pode haver a dança do dólar, que consiste em um convidado pagar para dançar com os noivos durante a festa. Nas Filipinas há uma dança parecida com a que é feita nos Estados Unidos, só que os convidados recolhem dinheiro durante a cerimônia e fazem uma chuva de dinheiro em cima da noiva, com o objetivo de trazer prosperidade ao casal.
Tradições no Japão e na China
No Japão é tradição os familiares do casal dar dinheiro de presente aos noivos, porém eles sempre dão cédulas novas, que não foram usadas, e colocam o dinheiro em uma posição especial sem dobrar as notas dentro de um envelope, que deve ser de boa qualidade pois vai representar a quantidade de dinheiro que tem dentro dele.
Na China os parentes mais idosos do casal, durante a celebração, costumam dar dinheiro aos noivos em envelopes na cor vermelha, que é a cor presente nas cerimônias de casamento chinesas. A noiva chinesa se veste com um vestido vermelho, os convites do casamento, e as caixas de presente também são na mesma cor e até mesmo o lugar onde os noivos irão residir, a decoração costuma ser vermelha pois essa cor simboliza alegria, amor e prosperidade.
Arroz , Vestido Branco e Alianças
Presentes em quase todas as celebrações de casamento, o vestido branco, o arroz que é jogado nos noivos, e a aliança na mão esquerda tem uma significação especial. No caso do arroz, costume muito comum em várias partes do mundo, é uma tradição de origem chinesa e representa o desejo de uma vida próspera para os noivos, pois no passado o arroz era um símbolo de fartura para aquele povo. No caso das alianças, a tradição nasceu no Antigo Egito, pois os o habitantes locais produziam anéis de vários materiais como marfim,couro e ossos para simbolizar os laços afetivos entre os noivos.
A tradição de usar a aliança na mão esquerda no quarto dedo, que permanece até os dias atuais tem um significado: As pessoas da época acreditavam que nesse dedo passava uma veia que desembocava direto no coração delas. Já o vestido branco e o véu começou a se tornar tradição em 1840, na Inglaterra, com o casamento da importante Rainha Victoria que se casou com um vestido branco longo e um véu que lhe cobria todo o rosto. Como ela era muito influente,passou a ser copiada pelas noivas do mundo inteiro.
Salete Dias.