O casamento é certamente um dos momentos mais esperados na vida de um casal, que o planeja de forma para que tudo ocorra de maneira muito especial. A cada ano, a indústria dos casamentos tem se tornado maior e mais luxuosa, o que faz com que a preparação e realização dos eventos envolva mais pessoas.
Essa amplitude dos eventos do casamento faz com que a profissionalização das pessoas que fazem parte da organização e realização dos mesmo se torne mais intensa, já que as funções têm sido mais bem definidas, cada profissional foca em seu nicho específico sem misturar afazeres.
Essa especialização ocorre em todos os aspectos do casamento, vai desde a sua preparação até a realização, o que pode acabar confundindo os noivos: quais profissionais eles devem entrar em contato considerando o estilo de casamento escolhido por eles? Uma das áreas onde essa dúvida é comum é na parte de quem pode fazer uma cerimônia de casamento, já que muitas pessoas consideram que todas as pessoas que conduzem o evento são chamados de celebrantes, mas, nem sempre é assim, e existem outros profissionais que realizam uma cerimônia de casamento.
Quem Pode Fazer uma Cerimônia de Casamento?
O casamento pode ser realizado pelo Celebrante, juiz de paz e padre, no entanto, os profissionais Mestre de Cerimônia, Apresentador, Cerimonialista e Animador também podem participar da realização do evento.
Quando se trata do celebrante, juiz de paz e padre, é necessário conhecer a diferença entre eles para saber quais são as peculiaridades sobre cada tipo de celebração e rituais realizados por eles, para que o casal entenda qual atende as suas necessidades. Eles possuem a função de transformar um ritual padrão para todos em algo pessoal para cada casal, mudando alguns detalhes que fazem toda a diferença.
Na hora de escolher quem irá fazer a cerimônia de casamento, é necessário saber se ela terá cunho religioso ou não, já que em caso de resposta negativa as opções para quem irá realizar tal cerimônia são mais limitadas. Caso a resposta seja afirmativa para um casamento religioso, é necessário saber se ele será realizado na igreja ou em outro local, pois isso também irá ajudar a definir quem será o condutor da cerimônia de casamento.
Como quem pode fazer a cerimônia de casamento é o celebrante, é importante conhecer quais são os tipos de celebrantes disponíveis para o matrimônio. Confira abaixo:
Tipos de Celebrantes
Existem quatro tipos de celebrantes que podem fazer a cerimônia de casamento, sendo eles: os celebrantes religiosos, ecumênicos, juiz de paz ou os celebrantes agnósticos. Cada um conta com as suas características específicas e pratica um tipo de ritual, sendo necessário que o casal encontre o que melhor combina com o que eles desejam.
Celebrante Religioso
Existem diversos tipos de celebrantes religiosos, como o pastor, padre, rabino, guia chefe, etc. O tipo de celebrante religioso irá depender da religião que é seguida pelo casal. A maioria dos casamentos realizados pelos celebrantes religiosos contam com um ritual padrão pré-definido pelas suas crenças, e eles alteram apenas alguns detalhes da celebração para tornar a cerimônia mais pessoal para o casal.
Muitas religiões não permitem que o casamento feito pelo celebrante religioso seja realizado fora do templo da sua igreja, para saber se a religião aceita ou não, é necessário entrar em contato com o celebrante ou com a administração do templo para se informar. O casamento religioso pode também ser realizado com efeito civil, ou seja, é válido na religiosidade do casal e também perante a lei, para que isso ocorra basta pedir para a administração do templo elaborar um Termo Religioso com efeito civil, ele será assinado ao final da cerimônia.
O celebrante de cada religião tem uma formação diferente, por exemplo, o padre passa diversos anos em um seminário para que possa realizar rituais em sua igreja, já alguns pastores conseguem esse cargo de maneira bem mais fácil. Na umbanda os guias chefes possuem predisposição para a função e ela se desenvolve com a prática.
Celebrante Ecumênico
Os celebrantes ecumênicos têm sido amplamente procurados pelos casais atuais, já que esses são profissionais especializados na celebração do casamento, e podem realizar casamentos com orientação religiosa, porém, sem usar os ritos pré-definidos dentro do templo de cada religião, ou seja, o celebrante ecumênico pode fazer o ritual do casamento da forma que o casal desejar.
Procurar um celebrante ecumênico se tornou uma ótima opção para os casais que pertencem a religiões diferentes. Ao conhecer o casal, o celebrante pode misturar os rituais realizados em cada religião, acrescentar detalhes desejados pelos noivos ou tornar a cerimônia muito mais simples. Ele irá fazer menção ao que o casal desejar, para isso, ele precisa conhecer bem o casal e a forma que eles desejam que o casamento seja realizado.
Os celebrantes ecumênicos são vinculados, normalmente, ao Conselho Nacional das Igrejas Cristãs, nesse caso, os celebrantes realizam casamentos religiosos em uma das vertentes do cristianismo. Existem diversas empresas especializadas em fornecer os serviços dos celebrantes ecumênicos, sendo que a maioria delas possui profissionais que podem realizar rituais nas mais diversas religiões e também inter-religiosas.
Juiz de Paz
O juiz de paz é quem oficializa o casamento de maneira legal, sendo ele um magistrado que é nomeado pela Secretária da Justiça para oficializar matrimônios, ou seja, o juiz de paz só consegue realizar um matrimônio caso possua uma habilitação para a realização do Casamento Civil.
Normalmente o Juiz de paz é procurado pelos casais que não desejam realizar um casamento religioso. O juiz de paz pode fazer a cerimônia do casamento tanto no cartório como fora dele, no que é chamado de Casamento em Diligência. Nesses casos, o juiz se dirige até o local da realização da cerimônia, que pode ser em um salão de festa, na casa dos noivos, em um sítio, na praia, dentre diversas outras opções. Normalmente os juízes que realizam esse tipo de cerimônia são preparados para realizar o casamento personalizado de acordo com o desejo do casal.
É importante destacar que para o Juiz de paz realizar o casamento fora do cartório, são cobradas algumas taxas extras, tanto pelo serviço realizado por ele como para cobrir as despesas para chegar até o local.
Celebrante Agnóstico
O celebrante agnóstico é aquele que não tem relação com nenhum tipo de religião ou crença, ao conduzir a cerimônia, ele não irá seguir nenhum tipo de liturgia. Normalmente as cerimônias realizadas por celebrantes agnósticos são mais neutras, e o casal pode personalizar a partir dos seus desejos, podendo inserir rituais simbólicos ou pedir para que o celebrante inclua algo das suas vidas.
O casal que escolhe o celebrante agnóstico normalmente tem uma vertente similar a mesma, ou seja, não desejam se conectar a nenhuma religião.
Existem diversos celebrantes agnósticos, eles não contam com nenhum tipo de curso de especialização específica, normalmente são pessoas que se interessaram pela profissão e decidiram se dedicar a ela, focando sempre em realizar um casamento mais humanizado e menos focado nos rituais religiosos.
Profissionais que Podem Participar da Cerimônia de Casamento Além do Celebrante
- Mestre de cerimônia: esse profissional não realiza a cerimônia, mas, é quem fica encarregado por anunciar as atrações do casamento, os discursos e momentos especiais. Normalmente o mestre de cerimônia atua durante a festa ou recepção do casamento, seguindo um roteiro já definido, contando com um posicionamento neutro.
- Apresentador: o apresentador tem a mesma função do mestre de cerimônia, no entanto, ele é mais informal e divertido, perfeito para quem deseja algo mais descontraído que irá entreter os convidados. O apresentador normalmente tem um bom tom de voz e possui ótima dicção.
- Cerimonialista: o cerimonialista trabalha no dia do casamento e também durante a sua organização. Ele será responsável por todo o evento, ajudando na cerimônia e na recepção, seguindo o combinado com os noivos e também os protocolos dos rituais que serão seguidos.
- Animador: o animador tem a função de realmente animar e divertir os convidados, fazendo dinâmicas, brincadeiras e coreografias, para entreter a todos. Normalmente ele é contratado pelos casais que desejam um casamento diferente, e apesar de não realizar a cerimônia, ele tem um papel importante durante a comemoração.