Qual O Momento Dos Votos De Casamento?

O casamento é um evento repleto de momentos especiais, feito para que todos os presentes se emocionem e sintam a emoção do casal que está em união. E falando em momentos emocionantes, certamente a hora da leitura dos votos é um dos que mais chama atenção, principalmente quando os votos são personalizados pelos próprios noivos. É a partir dos votos de casamento que os noivos irão declarar o seu amor um pelo outro, e demonstrar para todos os presentes os seus sentimentos e expectativas para o futuro. 

Qual é a História dos Votos de Casamento?

Casal Descendo Escadas da Igreja

Casal Descendo Escadas da Igreja

Por volta do ano de 1542, surge algo parecido com os votos de casamento que conhecemos hoje em dia, na Inglaterra, pela classe mais nobre da sociedade. Nessa época, a Igreja Católica oferecia os votos prontos escritos por ela, que eram repetidos pelos noivos (tal como ocorre na religião católica nos dias de hoje, no entanto, com algumas diferenças do discurso atual). 

No texto dos votos oferecido pela Igreja Católica, era destacado o amor, a honra, respeito e fidelidade pelo casal, além disso, falava sobre a importância da união ser forte tanto em momentos de alegria quanto nos momentos de tristeza e sofrimento. Os votos nesse ponto permaneceram inalterados, sempre tendo a intenção de mostrar ao casal que a vida deles seria permeada de altos e baixos, mas, que se eles tivessem amor e compromisso conseguiriam superar tais dificuldades. 

Os votos passaram por algumas alterações, e chegaram ao que conhecemos nos dias de hoje: “Eu (nome do noivo ou da noiva), aceito você (nome do companheiro), como minha/meu legítimo esposo/esposa, e prometo amar-te e respeitar-te na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, na riqueza e na pobreza, por todos os dias da minha vida, até que a morte nos separe.”

Qual é a Importância dos Votos de Casamento?

O momento de declarar os votos de casamento é muito importante, afinal, os votos irão traduzir a história do casal, os seus sentimentos para o outros, os desejos de felicidades e de sucesso em seu futuro juntos, além de todo o amor que está envolvido naquela união. 

Antigamente, era bem mais comum que os votos de casamento fossem proferidos pelo celebrante e somente repetidos pelo casal, sendo os votos mostrado acima a maneira padrão e tradicional dos votos de casamento, no entanto, hoje em dia tem se tornado cada vez mais comum que os noivos escrevem seus próprios votos de casamento e os leiam para todos os presentes, dessa forma, o momento se torna ainda mais único, íntimo e pessoal.

Esse momento dos votos é importante tanto para que o casal enxergue os sentimentos do seu companheiro, como para que os convidados sintam a emoção que eles estão sentindo ao se casar. 

Qual é o Momento dos Votos de Casamento?

Noivos de Perfil

Noivos de Perfil

Os votos de casamento ocorrem durante a cerimônia do casamento, que é o momento mais importante do grande dia do casal. Dentro da cerimônia, o momento dos votos é o momento de selar o compromisso daquela união e do amor, sendo que os votos ocorrem durante a troca de alianças, que representa um acordo de cumplicidade, fidelidade e amor entre o casal. 

Tanto os votos conduzidos pelo celebrante quanto os votos personalizados são ditos nesse mesmo momento, o da troca de alianças, e representam esse compromisso e o desejo do casal de compartilhar uma vida juntos. 

Quando o casamento é realizado fazendo uso dos votos tradicionais, os noivos podem escolher fazer um discurso durante a recepção onde irão demonstrar os seus sentimentos de maneira mais intensa e íntima, nesse caso, o que poderia ser os votos personalizados de casamento ocorrem durante um momento mais descontraído do evento, mas, sem deixar de ser um momento emocionante e marcante. 

Como Fazer os Votos de Casamento?

Quem vai casar usando os votos de casamento tradicionais não precisa se preocupar muito com a preparação desse momento, já que basta somente estar calmo e atento ao que o celebrante falar para que possa repetir.

Já quem vai fazer os votos personalizados precisa ter consciência de alguns pontos sobre os votos de casamento. Mesmo aquelas pessoas mais tímidas devem saber que o amor supera esse sentimento de timidez, e que mesmo que o casal tenha vergonha, no momento mais importante eles conseguem se expressar muito bem. Uma dica é imaginar que os convidados não estão ali e que é um momento único e íntimo do casal. 

Para aqueles que não estão muito acostumados em escrever e acham que será uma tarefa muito difícil, basta lembrar daquilo que o casal já viveu junto, mesmo que seja escrito com poucas palavras e de maneira simples. Além disso, também é possível falar sobre o que almeja para o futuro. 

Os votos não precisam necessariamente ser completamente autorais, já que é possível buscar ajuda, tanto de amigos e familiares como também de textos românticos, poesias, músicas, filmes, etc. A inspiração pode vir de fontes diferentes, sendo importante buscar aquilo que aflora os sentimentos. 

Tendo consciência do significado dos votos, fica mais fácil conseguir os desenvolver. É de extrema importância que a escrita dos votos personalizados seja iniciada alguns meses antes da data do casamento, para que eles possam ser feitos com paciência e cuidado, e revisados por quantas vezes for necessário. 

Dicas na Hora de Escrever os Votos de Casamento:

Noivos Abraçados

Noivos Abraçados

Sempre que surgirem dúvidas na hora de escrever os votos, como: o que é preciso escrever? Qual é o tamanho dos votos? Quanto tempo duram os votos? É melhor decorar ou improvisar? E se eu não conseguir falar de nervosismo? E se ele (a) já souber de tudo que será falado e não se surpreende? É possível consultar as dicas abaixo e nortear como devem ser os votos de casamento. 

  • Para iniciar, escrever os votos de casamento é algo sério, portanto, é necessário ter atenção e dedicar algum tempo para essa atividade. Como é algo em que haverá um prazo longo para ser escrito, é possível ir fazendo esse trabalho aos poucos. A dica é sempre carregar um bloco de notas ou até mesmo deixar um documento no celular onde é possível ir anotando tudo o que deseja incluir nos votos, dessa forma, em qualquer lugar que a pessoa pensar em algo, ela pode anotar e montar os votos verdadeiros depois;
  • Algumas pessoas gostam de cantar, outras de recitar poemas, esses talentos podem ser usados na hora dos votos, desde que seja algo escrito de maneira original e com sentimentos. No entanto, se um poema ou poesia, ou até mesmo uma canção de outro autor consegue transmitir seus sentimentos, não tem por que não usar um trecho dela em seus votos;
  • O tamanho dos votos varia de cada pessoa, mas, no geral, uma folha de papel já é suficiente para transmitir os sentimentos sem cansar o parceiro ou os convidados;
  • O tempo de fala vai variar de acordo com o tamanho dos votos, no geral, o ideal é que cada membro do casal fale entre 3 a 5 minutos, já que votos com o tempo maior que isso podem se tornar muito cansativos e entediantes, além disso, quando o texto é muito extenso a pessoa que está falando pode acabar esquecendo alguma parte;
  • Para quem está muito nervoso em falar para tantas pessoas, uma ótima opção é imaginar que está somente o parceiro ali, e falar olhando somente para ele;
  • Uma boa opção para descontrair e perder o nervosismo é fazer os votos de casamento de maneira um pouco engraçada, com algumas piadas e referências a momentos engraçados da família. É importante saber a medida certa para não fazer com que os votos sejam desrespeitosos ou constrangedores. 
  • Outro ponto legal para quem é ligado a família e amigos, é incluir nos votos algo sobre momentos que passaram juntos bem como lembrar-se daquelas pessoas que não puderam estar ali, sem tornar o momento em algo triste, mas sim nostálgico. 
  • Por último, mas, não menos importante: se solte e deixe os sentimentos te guiarem, mesmo aqueles que começam a escrever os votos de maneira mais fechada, conseguem encontrar uma fonte de inspiração capaz de comover a todos em seu grande dia. 
Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cerimônias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *