O Tradicional Cortejo Do Casamento
O cortejo de entrada e de saída de um casamento é algo bastante tradicional e clássico nos casamentos, principalmente para aqueles que acontecem em igrejas, sendo que isso não se resume somente aos noivos, mas também a entrada e saída dos pais e padrinhos e toda essa tradição é tão antiga quanto a própria celebração do casamento, tendo sofrido somente algumas alterações com o passar do tempo.
Nos dias de hoje, o cortejo que se faz mais comum é aquele onde o noivo entra na igreja – ou no local onde está sendo realizado o casamento – com sua mãe do seu lado esquerdo. E seguida, entram os casais de padrinhos em uma ordem onde se reveza um padrinho por parte da noiva e um padrinho por parte do noivo. Após isso entram, se houverem, a florista, as daminhas e os pajens, e por fim, entra a noiva, acompanhada de seu pai do lado esquerdo, finalizando assim toda essa parte da cerimônia.
Porém, toda essa ordem que foi citada acima pode facilmente ser alterada, principalmente nos casos onde os noivos desejam criar um maior suspense ou uma certa inovação e isso pode acontecer por exemplo, ao se decidir que os padrinhos todos devem entrar antes do noivo, aumentando assim toda a emoção, ou ainda, fazer com que as daminhas, pajens e floristas entrem mais ao meio da cerimônia. Vale ressaltar que todas essas modificações dependem do gosto dos noivos, mas também das exigências que a igreja possui a respeito de seu protocolo.
Um elemento que dá todo um toque especial e um charme a mais a essa etapa do casamento são as músicas escolhidas, já que são elas que oferecem toda a parte dramática do casamento. O mais normal é que o noivo conte com uma música exclusiva para sua entrada, mas também pode acontecer de ele compartilhar da mesma música com que os padrinhos entraram. Já a música da entrada da noiva deve ser sempre exclusiva.
Caso a noiva não tenha contato com seu pai, ou o pai já seja falecido, existem algumas alternativas, como, por exemplo, a noiva pode entrar sozinha, acompanhada de sua mão, ou ainda de alguma outra pessoa do sexo masculino que tenha uma grande importância para a mesma, como um tio, um avô, padrasto, irmão, etc.
Já na parte da saída dos noivos, após o casamento já ter sido completamente realizado, o mais comum é que os noivos cumprimentem seus pais e seus padrinhos primeiro, na frente do altar. Após isso geralmente os noivos se locomovem para o final da igreja, para a partir disso receberem os cumprimentos do restante dos convidados. Nesse momento a ordem da entrada se inverte, primeiramente saem os pais dos noivos, depois os padrinhos – intercalados assim como na entrada – seguidos das crianças e finalmente os noivos saem unidos. Esse é o momento tão esperado de jogar o arroz nos noivos, ou ainda outras coisas alternativas, como pétalas de flores ou até mesmo bolhas de sabão.
Existem cerimônias que tem o aspecto mais informais e descontraídos, e nesse caso muitas vezes os noivos acabam deixando de lado toda a tradição e buscando realizar uma inovação no que diz respeito a essa parte do casamento, e é exatamente esse o foco do artigo de hoje.
Como Inovar Na Entrada Dos Noivos?
Como foi dito anteriormente, muitas vezes os noivos tem o desejo de fazer um casamento com estilo mais despojado, e por esse motivo, uma das principais maneiras de tornar isso realidade é inovando já na própria entrada da cerimônia.
Um das primeiras coisas que podem ser modificadas é a maneira de se acomodar os convidados. Isso pode ser um pouco mais difícil para casamentos que acontecem na igreja, já que na maioria das vezes os bancos são fixos e / ou não podem ser mudados de lugar. Porém, caso o casamento aconteça em um salão ou ao ar livre, várias coisas podem ser pensadas, como deixar os convidados de pé, caso a cerimônia de casamento seja rápida, todos sentados de maneira circular ou espiral, ou alguma outra opção alternativa, já que isso fará com que a entrada dos noivos aconteça de uma maneira totalmente diferente.
Outro ponto que pode ser alterado na estrutura do casamento e que acaba refletindo no modo do cortejo de entrada é lançar mão da ideia de casais de padrinhos. Caso os noivos desejem, é totalmente possível que os noivos escolham os padrinhos individualmente e não como casais. Assim, é possível fazer uma divisão onde as madrinhas entram juntas e ficam de um lado, e os padrinhos entram juntos e ficam de outro. Isso confere ao casal muito mais liberdade.
Um acréscimo que pode ser realizado na parte da entrada, principalmente nos casamentos religiosos, é que se faça a entrada da bíblia, antes mesmo da entrada dos pais. A principal ideia dessa parte do casamento é simbolizar que Deus deve sempre estar em primeiro lugar. Essa parte da cerimonia pode tanto ser feita por uma criança, quanto por uma pessoa que seja realmente especial para o casal.
Outro fator que pode deixar o casamento muito mais bonito e bastante diferente é a decisão da noiva e / ou do noivo entrarem com ambos os pais, e não só com um deles. Nesse caso, a única coisa que deve ser realmente levada em consideração é o espaço (largura) que se possui no local do casamento, para que assim tudo fique mais confortável e que se evite qualquer tipo de acidente.
Caso algum dos noivos já tenham filho, ou ainda, se os dois são pais de um mesmo filho, fica lindo que eles levem seus pais ao altar. Isso representa muito a formação de uma nova família, ou a solidificação de uma já existente. Tornando toda a entrada ainda mais emocionante.
Para noivos mais ousados e moderno, uma coisa que tem se tornado comum é que o noivo e a noiva entre juntos. Isso é mais indicados para casais que já vivem juntos e que estão somente oficializando a sua união. Essa forma de cortejo de entrada também é muito comum para casais que estão fazendo renovação de votos, por exemplo.
Entrar Pedalando No Casamento
Não parando por todas as alternativas já apresentadas, uma forma muito rara e extremamente criativa dos noivos entrarem no casamento é utilizando bicicletas. Essa é um forma muito particular e deve ser utilizada principalmente por casais que tenham um estilo de vida mais alternativo e sustentável, por exemplo, e que consequentemente são mais ligados a vida de ciclismo.
Seguindo esse estilo, um casal já fez um casamento desse tipo, entrando no local pedalando em suas bicicletas e na hora da festa, ao invés de a noiva jogar seu buquê, ela fez um sorteio de sua bicicleta, o que foi bastante cômico para todos os convidados. Além disso, nos votos do casamento, os noivos prometeram que pedalariam juntos para sempre.
Esse caso pode acabar servindo de inspiração para noivos que desejam ter um casamento bem humorado e engraçado, e que também querem inovar e surpreender seus convidados.