O noivado simboliza um grande passo na vida de um casal. É a representação de um relacionamento sério que evoluiu e se tornou ainda mais solido, a ponto de se desejar passar o resto da vida juntos, e o passo que vem a seguir é a oficialização da união, seja ela perante a uma igreja ou templo religioso, perante a justiça, ou perante apenas seus familiares e amigos.
Existe uma tradição de que os pais da noiva devem oferecer um jantar para o noivo e sua família, para que haja o pedido da mão da noiva em casamento, entre outros detalhes. Porém, hoje em dia, as coisas não seguidas a risca dessa maneira.
O noivado hoje em dia é mais visto como uma comemoração, do que como uma situação de tensão, além de ser um evento muito mais flexível, onde pode se realizar algo mais intimista, que envolva apenas os pais dos noivos de fato, ou uma comemoração maior, onde os familiares que não são tão próximos e os amigos também podem ser convidados.
É importante deixar claro que não há uma obrigatoriedade de se fazer uma festa nem nada do tipo. O pedido de noivado pode ser realizado em uma reunião de família, ou até mesmo de um jeito mais informal. Isso tudo fica a critério dos noivos.
Caso a decisão feita seja realizar de fato uma festa, é interessante definir um estilo e um tema para a mesma. Pode se optar pela festa mais intimista, que já foi citada acima, ou ainda uma que abranja os amigos próximos, que estiveram ao lado dos noivos nos momentos de namoro – já que muito provavelmente alguns deles serão escolhidos para serem padrinhos – e também resolver se a comemoração será um jantar, um almoço ou algo que siga um estilo de coquetel.
Já o tema, diz mais respeito ao estilo de decoração da festa, já que se for algo muito amplo, pode acabar não ficando harmônico. Nesse caso, é interessante escolher uma cor predominante para a decoração e coisas do tipo.
Existe uma espécie de roteiro para o noivado, que pode ser totalmente modificado e adaptável, já que acaba servindo mais como um guia para saber como proceder nessa situação. O mais indicado é fazer uma hora com uma espécie de coquetel, logo após o horário marcado, para que dê tempo de todos os convidados chegarem.
Se o escolhido for um almoço ou jantar, após passar essa hora de espera e antes de se iniciar a refeição é o momento ideal para que os noivos façam seu discurso, e para que depois seja feito o pedido de fato (desde que os noivos não tenham feito a troca de alianças ainda). Em seguida se faz um brinde em comemoração e continua-se o almoço ou jantar. O discurso e o pedido geralmente são o que mais deixam os noivos tensos, por isso logo abaixo serão apresentadas algumas dicas.
O item mais representativo dessa celebração é o anel de noivado. Ele é fundamental na hora do pedido, por isso deve ser escolhido de acordo com o estilo e a personalidade do casal. Muito mais que uma joia, ele é um símbolo que representa todo o sentimento e compromisso.
O Que Falar no Noivado?
O pedido de casamento é o momento mais esperado pelos noivos e pelos convidados. É o ápice da comemoração e o momento mais sentimental. A principal dica sempre será falar com o coração. Isso causará muito mais impacto e mais emoção do que qualquer discurso decorado.
É evidente que para algumas pessoas tem mais dificuldades em usar as palavras, e o nervosismo pode prejudicar bastante a desenvoltura nesse momento, mas é só lembrar que nada disso influencia na beleza do momento, já que o amor que prevalece.
Ao realizar esse processo de combinar as palavras certas e trocarem as alianças de noivado, esse momento se torna o mais importante na vida de qualquer casal. Até as pessoas mais “duronas” fica complicado segurar a emoção.
Apesar de parecer, as coisas não são tão difíceis. Ao estar presente e olhar nos olhos de quem se ama, as palavras com certeza fluirão. Qualquer possível gaguejada faz parte desse momento, e tudo isso é sobre mostrar os sentimentos.
Algumas dicas costumam ser válidas para acalmar um pouco na grande hora. A primeira é buscar na memoria momentos importantes. Lembrar ocasiões marcantes, engraçadas, o início do namoro, entre outras coisas. Esse é o momento para ser dito tudo o que sempre teve vontade.
É ótimo analisar também as mudanças positivas que a outra pessoa acarretou na vida, apontar os itens que causam admiração e todas as coisas que fizeram esse amor acontecer.
Não precisa ser nada muito extenso nem muito elaborado, o importante é dizer o que tiver vontade e sair do coração.