Mini Wedding ABC

Mini Wedding – O Que São E Principais Características

Os mini casamentos, maneira como também são chamados os mini wedding, são um tipo alternativo e uma proposta diferente de celebração de um casamento, onde a característica mais curiosa e marcante, é o fato de ser uma cerimônia mais íntima e reservada, para um número bem reduzido de convidados, principalmente quando se compara a um casamento comum e tradicional.

O casal que escolhe realizar esse tipo de cerimônia de casamento, também carregam a tendência de optar por fazer festas ou recepções após ou casamento, de um mesmo porte, ou seja, festas mais restritas. Isso faz com que seja possível com que haja um maior investimento nos detalhes do casamento, como nos serviços de decoração, bolos e doces, bebidas, buffet de modo geral, entre outros. Por esse maior investimento, pode acabar acontecendo de esse tipo de casamento acabar não saindo tão mais em conta do que se imagina, ainda que seja de um tamanho menor.

Mas é claro que, como em todos os eventos, existem alternativas que possibilitam que os gastos sejam muito reduzidos, e que todo o casamento saia bem mais barato do que se estipula, mas ainda assim, muito bonito e de uma maneira que atenda totalmente as expectativas tanto das grandes estrelas do dia – os noivos – quanto a todos os convidados que estarão no local celebrando o amor e a união do casal. Por isso, o artigo de hoje tem como principal foco dar ideias, dias e conselhos para facilitar a realização de um mini wedding incrível.

Planejamento E Organização Mini Wedding

Quando se trata de casamento ou de algum outro evento importante, é natural que toda a organização demande bastante trabalho e atenção e isso até mesmo para aqueles eventos que não são de grande porte, mas para os dos mais variados tamanhos. Toda essa atenção e cuidado são importantes pelo fato de o casamento ser uma data muito importante e com vários detalhes a serem resolvidos, sempre visando celebrar da melhor e mais bonita forma o amor entre duas pessoas.

Como já foi dito acima, no mini wedding, a diferença que é mais pontual é o porte do evento, mas todas as coisas a serem resolvidas e os itens e detalhes a serem levados em consideração são os mesmos, e é por isso que fazer o planejamento e a organização com um bom período de antecedência é altamente importante. Isso diminui a possibilidade de acontecerem problemas e faz com que tudo saia o mais próximo possível do planejado.

O primeiro passo para tornar todo esse processo de organização mais simples, é a montagem de um checklist, que é basicamente uma lista de verificações, onde deve constar todos itens e coisas que devem ser realizadas no decorrer do planejamento do casamento.

Uma dica de itens que devem ser colocados primeiramente nessa checklist são as informações básicas, como a data que foi escolhida, o local onde será realizado o casamento, a quantidade e o nome das pessoas que foram convidadas, o cardápio do que será servido na festa, juntamente com o bolo e com os doces (nesse caso deve ser analisado se a festa realizada será um almoço, um jantar ou um coquetel), a decoração do ambiente e da igreja, e também as roupas do noivo e da noiva. Outros itens irão sendo acrescentados conforme a variação nas necessidades e das vontades do casal.

De todos esses itens que foram apresentados acima, um deles é extremamente importante, chegando até mesmo a ser crucial, que é o número de convidados para o casamento. A importância dele é tão significativa, pelo fato de esse ser um dos principais pontos quando se pensa em mini weding, pois a principal intenção e proposta desse estilo de casamento é a redução dos mesmos.

Por esse motivo, os noivos devem ter claro em mente quais são as pessoas que são indispensáveis para esse grande dia, e deixar de  convidar as pessoas que são distantes do casal, como aqueles parentes que não são próximos e que os noivos não veem a anos, sendo assim, que tem pouca relação, por exemplo, ou ainda aquelas pessoas que são apenas amigas da família, mas que não necessariamente tem realmente algum contato totalmente relevante com o casal. Colocar as pessoas nessas categorias facilita que os noivos criem um filtro para selecionar e convidar as pessoas que são de fato queridas e próxima, que realmente farão diferença na cerimônia.

Depois de já se ter resolvido toda essa primeira etapa, que é uma das mais complicadas, mas também uma das mais importantes, é o momento de se dar enfoque a outro ponto bastante relevante também: o local onde o casamento será realizado. Nessa hora, deve se levar em consideração a quantidade de pessoas, o horário do casamento e o clima daquela época do ano, pois esses são os fatores que mais influenciam nessa escolha, já que, por exemplo, se o casamento for realizado no verão, o ar livre pode ser uma ótima pedida, porém, se for realizado em uma época de chuvas, isso pode trazer grandes problemas. Nesse caso, a melhor opção é fazer todo o casamento em um restaurante, que além de ter coberturas adequadas, ele também podem acabar realizando os serviços de buffet e de bebidas.

Não há nenhum impedimento para que os mini weddings sejam realizados em casa, seja na casa dos noivos, ou na de algum parente ou amigo que disponibilize, e isso pode trazer uma economia bastante significativa, já que a locação não será cobrada. Porém, vale salientar, que é necessário que a casa conte com um espaço adequado que seja ao menos suficiente para acomodar os convidados. Outros lugares que são interessantes para realizar o mini casamento são salões de eventos, bistrôs ou ainda chácaras.

Cerimônia de Mini Wedding, Fotografado de Cima

Cerimônia de Mini Wedding, Fotografado de Cima

A decoração do mini casamento geralmente deve seguir a mesma temática do evento, que é algo mais minimalista, mas também deve conter a essência e a personalidade do casal. Deve sempre se ter em mente que nesse caso o menos e mais, e que todo o tipo de exagero deve ser evitado. Se o casamento seguir uma linha mais descontraída e despojada, e se ele for realizado em locais abertos – seja campo ou praia – é interessante que se aposte na decoração com estilo DIY, ou Do It Yourself, que em português quer dizer “Faça Você Mesmo”, pois esse tipo de decoração, além de deixar o casamento ainda mais belo, traz a carinha do casal para todos os lados e também proporciona uma ótima economia.

Além dessa decoração citada, outras coisas que podem ajudar na composição são as folhagens e flores de modo geral, fotos diversas do casal, velas, e outros itens românticos, que deixarão o casamento ainda mais aconchegante. Nesse caso as velas também contribuiriam para a iluminação belíssima do local.

Sobre o que será servido no casamento, tanto de bebidas quanto de comidas, as escolhas devem ser feitas sempre analisando o estilo e o horário da cerimônia, já que pode ser somente um coquetel, onde irão ser servidos canapés, salgadinhos e finger foods de modo geral, ou então grande jantares, que irão contar com entrada, prato principal e sobremesa, Tudo isso deve ser escolhido de acordo com o gosto dos noivos e também com a quantidade de convidados e orçamento que se tem disponibilizado.

Mini Casamento – ABC

Mini Casamento – ABC

Mini Casamento – ABC

Ainda que as pessoas que vivem no ABC Paulista possam ter alguma dificuldade em encontrar lugares para se fazer um mini wedding, boas opções não faltam! Vale a pena a busca e a pesquisa com calma e cuidado. Logo abaixo serão apresentadas algumas ideias e sugestões de locais que podem contribuir para que esse momento de união seja ainda mais lindo e marcante.

O primeiro local a ser apresentado é o Cena Restaurante, que fica em São Bernardo do Campo. Ele conta com a classificação de alta gastronomia e fica em uma ótima localidade, no centro da cidade. Tem elementos de estilo rústico, porém, alguns também de estilo moderno, que deixa um cenário incrível e bem propício para a realização do ensaio fotográfico dos noivos.

Há também o Bistrô da Entoeca, em São Bernardo do Campo também.  Lá é um local onde são sempre realizados jantares românticos, e os funcionários de lá são muito atenciosos e dispostos a conversar e dar dicas. É um local de alta gastronomia e aconchego, por um valor bastante justo.

Uma outra possibilidade é o Mazza Ristorante, na cidade de Santo André. Esse restaurante possui um cardápio incrível e um espaço moderno e reservado, ou seja, a cara de um mini wedding. Lá os garçons são altamente treinados e preparados, o que deixa tudo ainda mais propício para a realização de um casamento intimista.

Como já foi dito acima, a busca e a pesquisa nunca são demais, por isso, é altamente indicado que se converse com pessoas que já realizaram esse tipo de casamento, pois quem já passou por essa experiência, pode dar dicas ainda melhores  e mais efetivas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cerimônias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *