Seu sonho é se casar tendo o céu como testemunha e a natureza como decoração? A ideia é encantadora e muito romântica, no entanto, pode se tornar um verdadeiro pesadelo se a data não for escolhida com atenção as variações do tempo e ao excesso de frio ou calor. Para quem vai realizar a cerimônia na região Sudeste do Brasil reunimos dicas a respeito da escolha da melhor época para o enlace seja na praia, no campo ou no jardim.
O Que Considerar Para a Escolha do Mês?
O ponto mais importante a ser considerado na hora de definir a data do casamento ao ar livre é a temporada de chuvas da sua região. Tem algo mais frustrante que ter que sair correndo da cerimônia para escapar da chuva e ver a sua decoração ser levada pela tormenta? Certamente não, então é válido escolher um mês em que haja menos chuvas e variações climáticas como altas e baixas de temperatura repentinas.
Quais Meses NÃO Escolher Para o Casamento ao Ar Livre no Sudeste?
Vamos começar falando a respeito dos meses que não devem ser escolhidos para a realização da sua cerimônia ao ar livre no Sudeste, aqueles em que as tempestades costumam ser mais frequentes. A segunda quinzena de dezembro e o mês de janeiro todo trazem um verão muito quente e chuvas intensas, os chamados pés d’água, que em poucos minutos são capazes de destruir a sua decoração acompanhados de ventania.
Quais Meses Escolher Para o Casamento ao Ar Livre no Sudeste?
Sabendo quais meses evitar para a sua cerimônia chega o momento de pensar em quais meses escolher para que a sua cerimônia seja um sucesso. O mês mais escolhido pelos cerimonialistas de casamento da região Sudeste é abril por suas temperaturas amenas, não está nem muito quente e nem muito frio. As chuvas intensas do início do ano costumam se encerrar com as águas de março sendo dessa forma o quarto mês do ano um bom momento para dizer o ‘SIM’ ao ar livre.
O mês de maio, considerado o mês das noivas, é também uma boa opção em termos climáticos para realizar o seu casamento ao ar livre, no entanto, economicamente pode se tornar um pouco mais caro sendo necessário pesar essas questões. No caso de ter decidido pelo mês de abril ou maio saiba que é importante começar a fazer as suas reservas com pelo menos um ano de antecedência haja vista a intensa disputa por lugares a céu aberto para festas.
Outras Questões
A antecedência também se justifica por outras questões, como a organização do deslocamento dos convidados (quando o enlace for ser realizado em outra cidade), reservas de hotéis, tempo para pensar num plano B, como ter um espaço coberto para o altar e para receber os convidados entre outros. Organizar um casamento ao ar livre demanda tempo e muita disciplina, são diversos detalhes que podem fazer toda a diferença para o sucesso da sua cerimônia. Se esse é o seu sonho não abra mão dele, mas trabalhe de maneira organizada para que dê tudo certo.