Como provavelmente você já sabe, organizar e tomar decisões para a realização de um casamento é algo que demanda tempo e muito cuidado, pois para que tudo ocorra como esperado no seu grande dia, é preciso escolher tudo de maneira detalhada.
Um ponto importante da cerimônia do casamento são as leituras bíblicas que são feitas. As leituras devem ser escolhidas pelo casal e representar o amor e a fé daquela união.
Como Escolher as Leituras Para Seu Casamento?
Se existe uma passagem bíblica que marcou sua vida de alguma forma, você pode propor ao seu parceiro que ela seja uma das leituras desse dia tão especial, porém, no geral, já há algumas leituras que costumam ser mais usadas no dia do matrimônio. Dentre essas leituras o casal pode escolher uma que reflita o amor deles.
Não basta escolher uma leitura e desejar que ela seja lida no dia, normalmente acontece uma reunião com um representante da igreja que irá ser realizada a cerimônia, onde ele apresentará algumas sugestões de leituras para que vocês escolham a que mais interessou ao casal. Se no dia dessa reunião já tiver sido escolhido a leitura que deverá ser feita, o casal deve comunicar para que receba a benção para a utilização daquela leitura.
Além de ser uma tradição nos casamentos, a leitura também irá trazer um momento de reflexão aquele novo casal que se forma. Se esse casal possui fé na igreja e em Deus, esse é um momento importante para eles, que ocorrerá antes de sua troca oficial de aliança. É por esse motivo que a leitura do casamento deve trazer palavras bonitas, de conforto, encorajamento, e amor, pois isso abençoará essa união.
Dentre os livros da bíblia que possuem leituras belas e que podem ser utilizadas nesse dia, há a Epístola de São Paulo aos Corintios. Vamos conhecer um pouco mais sobre esse trecho da bíblia sagrada.
Epístola de São Paulo ao Corintios
O livro é uma carta do apóstolo São Paulo enviada a igreja em Corinto, na Grécia. A carta é basicamente uma carta de aconselhamento, mas para além disso, possui um tom poético, sendo um livro conhecido por essa característica. Essa Epístola está presente no novo testamento.
Algumas Leituras Do Livro Corintios
Leitura da Primeira Epístola do Apóstolo São Paulo aos Coríntios
Irmãos: O corpo não é para a imoralidade, mas para o Senhor, e o Senhor é para o corpo. Deus, que ressuscitou o Senhor, também nos ressuscitará a nós pelo seu poder. Não sabeis que os vossos corpos são membros de Cristo? Aquele que se une ao Senhor constitui com Ele um só Espírito. Fugi da imoralidade. Qualquer outro pecado que o homem cometa é exterior ao seu corpo; mas o que pratica a imoralidade peca contra o próprio corpo. Não sabeis que o vosso corpo é templo do Espírito Santo, que habita em vós e vos foi dado por Deus? Não pertenceis a vós mesmos, porque fostes resgatados por grande preço: glorificai a Deus no vosso corpo. Palavra do Senhor. (1 Corintios 6,13c-15a.17-20).
Leitura da Primeira Epístola do apóstolo São Paulo aos Coríntios
Irmãos: Aspirai com ardor aos dons espirituais mais elevados. Vou mostrar-vos um caminho de perfeição que ultrapassa tudo: Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver caridade, sou como bronze que ressoa ou como címbalo que retine. Ainda que eu tenha o dom da profecia e conheça todos os mistérios e toda a ciência, ainda que eu possua a plenitude da fé, a ponto de transportar montanhas, se não tiver caridade, nada sou. Ainda que distribua todos os meus bens aos famintos e entregue o meu corpo para ser queimado, se não tiver caridade, de nada me aproveita. A caridade é paciente, a caridade é benigna; não é invejosa, não é altiva nem orgulhosa; não é inconveniente, não procura o próprio interesse; não se irrita, não guarda ressentimento; não se alegra com a injustiça, mas alegra-se com a verdade; tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. A caridade não acaba nunca. Palavra do Senhor. (1 Corintios 12, 31 – 13, 8a).
Leitura da Primeira Epístola do Apóstolo São Paulo aos Coríntios
Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o sino que ressoa ou como o prato que retine. Ainda que eu tenha o dom de profecia e saiba todos os mistérios e todo o conhecimento, e tenha uma fé capaz de mover montanhas, se não tiver amor, nada serei. Ainda que eu dê aos pobres tudo o que possuo e entregue o meu corpo para ser queimado, se não tiver amor, nada disso me valerá. O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor nunca perece; mas as profecias desaparecerão, as línguas cessarão, o conhecimento passará. Pois em parte conhecemos e em parte profetizamos; quando, porém, vier o que é perfeito, o que é imperfeito desaparecerá. Quando eu era menino, falava como menino, pensava como menino e raciocinava como menino. Quando me tornei homem, deixei para trás as coisas de menino. Agora, pois, vemos apenas um reflexo obscuro, como em espelho; mas, então, veremos face a face. Agora conheço em parte; então, conhecerei plenamente, da mesma forma como sou plenamente conhecido. Assim, permanecem agora estes três: a fé, a esperança e o amor. O maior deles, porém, é o amor. (1 Corintios 13, 1 – 13).
Sobre as Leituras
A primeira leitura apresentada fala sobre como devemos nos seguir sendo morais, no caminho de Deus. Além disso, mostra que na união do casal, o corpo de ambos irá virar um único templo de Deus, sendo algo sagrado e muito importante. Já a segunda leitura, parte como um conselho aquele jovem casal que agora estará em união, falando sobre caridade e como isso é algo importante na vida de um cristão. O terceiro texto é uma das passagens bíblicas que fala sobre amor mais conhecida, e além disso, uma das mais bonitas e importantes para reflexão. A leitura apresenta algo como a definição de amor e a importância desse sentimento nessa união que se formará, sendo essa das três, a mais adequada para um casamento onde se deseja focar no amor do casal.
Além das leituras de casamento ocorrerem durante a cerimônia, o casal pode colocar uma frase delas no convite de casamento, é algo muito comum.