Para muito falar em exames pré-nupciais pode parecer uma coisa fora de propósito, pois a maioria dos casais iniciam sua vida sexual muito antes do casamento e muitos já moram juntos. Mas mesmo assim o check-up pré-nupcial é muito importante para aqueles que estão planejando uma vida em comum, e especialmente construir uma família, e deve ser considerado com um dos itens obrigatórios na lista de providencias que antecedem o casamento.
A Importância do Cheq-up
Se considerarmos que ao redor do mundo, cerca de 20% dos casais enfrentam problemas de infertilidade, podemos dimensionar melhor a importância da consulta pré-nupcial e dos exames, que são preventivos e verificam além da saúde do casal, suas condições de fertilidade, sendo essenciais para casais que desejam ter filhos. No principio esses exames consistiam numa rotina de visita ao ginecologista ou urologista e a uma bateria de exames básicos, como urina, sangue e espermograma. Hoje no entanto com os avanços tecnológicos, existem exames mais sofisticados que possibilitam que sejam detectadas e tratadas doenças ainda precocemente. Assim o ideal é que se marque uma consulta para o casal no mínimo 6 meses antes do casamento, com um urologista e um ginecologista de confiança do casal.
Consulta Pré-Nupcial
Antes dos exames laboratoriais o casal deverá ser submetido a uma anamnese, que consiste numa avaliação do histórico médico dos noivos, avaliando as doenças pregressas e a possibilidade de seqüelas que possam vir a dificultar a gravidez do casal posteriormente, ou ainda indicar alguma possibilidade de mal-formações genéticas. Assim são avaliadas as doenças, vacinas, medicamentos e tratamentos médicos aos quais já tenham se submetido, além de um mapeamento de anomalias genéticas familiares, episódios de gravidez ou aborto anteriores, faixa etária dos dois, algum vício ou outro fator que possa comprometer a saúde e a fertilidade do casal. Essa rotina poderá não só diagnosticar doenças ou anomalias que possam a vir a interferir na vida sexual do casal e de futuras gerações, tratando e prevenindo conforme a situação. Esta consulta também tem o objetivo de orientar a respeito dos métodos anticoncepcionais mais eficientes para o casal.
Relação de Exames
Os exames pé-nupciais tem a finalidade principal de avaliar a fertilidade e as condições de saúde do futuro casal, para que possam iniciar a vida em comum com tranqüilidade e segurança. Via de regra são solicitados os seguintes exames inicialmente para o casal: grupo sanguineo e fator Rh, pesquisa de VDRL (sífilis) e hepatite, sumário de urina, HIV, glicemia, e parasitológico. Para o homem ainda é solicitado o espermograma e para a mulher os exames complementares de toxoplasmose, rubéola, citomegalovirus, dosagens hormonais, citologia vaginal, ultrassonografia pélvica e mamária. Em alguns casos em que forem indicados outros exames poderão ser solicitados a critério do médico.
As consultas e os exames pré-nupciais tem acima de tudo o objetivo de proporcionar o bem estar e a segurança do jovem casal que assume juntos o projeto pela constituição de uma nova família.
O exame pré-nupcial é um grupo de exames que é aconselhável para novos casais que desejam ter o primeiro filho. Ele também pode ser feito antes mesmo do matrimônio. Esses exames servem para avaliar o estado de saúde do casal.
Muitas pessoas pensam que o exame pré-nupcial tem como principal objetivo detectar doenças venéreas ou sexualmente transmissíveis. Esses exames vão muito mais além, para a mulher, por exemplo, eles são capazes de verificar se ela possui algum problema no aparelho reprodutor e se pode gerar um filho sem problemas.
Fazem parte do “pacote” de exame pré-nupcial os seguintes exames: o casal deve fazer o HPV, sífilis e HIV. E mais, exame de sangue completo, urina e fezes. Já os homens devem fazer, além dos exames citados anteriormente, o espermograma e aqueles com idade superior a 40 anos, o exame da próstata. As mulheres completam os exames fazendo: colposcopia oncótica, papanicolau, colpocitologia, ultra som (transvaginal e da mama) ou mamografia.