Esboços de Ministração de Casamento

O Casamento

Para a Igreja Católica, o casamento é considerado um sacramento, ou seja, um sinal de graça criado por Jesus Cristo, que é também por onde ele manifesta a vida divina. Por isso, a união entre duas pessoas é tão importante e valorizada pela comunidade católica.

Devido toda essa importância que o casamento tem para os católicos, existem uma série de protocolos e roteiros que devem ser seguidos no grande dia. Isso, além de padronizar e formalizar a união, também auxilia os noivos na decisão de o que se pode ou não alterar na celebração, respeitando sempre o roteiro principal. As alterações devem ser feitas buscando a personalização do casamento ao casal.

O momento do casamento é importante tanto para os noivos, quanto para os familiares e amigos que fazem parte da vida e da história do casal, por isso, a presença dos mesmos é fundamental.

Esboço de Casamento Católico

Entrada:

Essa primeira parte pode sofrer mudanças, e as principais possibilidades são: entrar primeiramente os pais do noivo, e após isso a mãe do noivo volta para o início da igreja ara acompanhar o mesmo em sua entrada. Em seguida entram os pais da noiva e o mesmo acontece, o pai da noiva é quem volta para acompanhar sua filha. Depois entram os padrinhos, revezando um casal da noiva e um casal do noivo. Depois acontece a entrada do noivo com sua mãe, daminhas e pajens (caso haja) e finalmente a noiva acompanhada de seu pai.

A outra possibilidade de entrada se assemelha bastante à primeira, e a principal diferença é que nesse caso, a mãe da noiva e o pai do noivo entram juntos, e os pais que irão acompanhar os filhos já ficam juntos com os mesmos na entrada da igreja.  O restante corre da mesma forma.

A principal regra para entrada é que todas as mulheres devem entrar ao  lado esquerdo do homem, para se diferenciar da noiva, que é a estrela e deve entrar ao lado direito de seu pai.

Celebração:

Após os noivos, pais e padrinhos estarem corretamente posicionados, se dá início a celebração que ocorre de uma forma bem tradicional. De modo geral, o padre profere palavras sobre amor e união, e também sobre o fato de que a partir daquele momento o amor dos noivos está abençoado. Quando o padre já conhece o casal de outros momentos, o discurso pode ser um pouco mais pessoal e personalizado.

Há também a parte onde os noivos demonstram sua vontade de se casar e fazem juras e promessas de fidelidade, além de provar que estão ali por livre e espontânea vontade. Existe ainda a troca dos votos e a troca das alianças, a benção dos padrinhos e também o encerramento, onde o padre autoriza que os noivos se beijem e declara que os mesmos se encontram oficial e definitivamente casados.

Saída:

Normalmente, os primeiros a saírem são os pais do noivo, em seguida os pais da noiva, os padrinhos, e as daminhas e pajens – eles provavelmente já cumprimentaram e deram as congratulações para os noivos na frente do altar. – E após isso os noivos também se retiram, e são recepcionados na saída da igreja com itens de celebração, como bolinhas de sabão, chuva de arroz ou de pétalas, etc.

Esboço de Casamento Evangélico

A celebração evangélica tem alguns princípios bastante parecidos com os do católico, e a cerimônia dura em torno de uma hora, e não há uma regra exata sobre a quantidade de músicas que deve ser tocada na celebração, mas em geral, cinco músicas são uma boa escolha.

A pregação feita pelo pastor tende a seguir a mesma linha da feita pelo padre, falando sempre do amor e da fidelidade, porém alguns optam por tocar em temas polêmicos – o que não é muito indicado. – A fala do pastor deve durar no máximo vinte minutos, e servem apenas como uma introdução da mensagem de amor.

Assim como no casamento católico, no evangélico, o ápice da celebração é a hora da troca das alianças. O pastor geralmente faz um comentário sobre o significado e a importância da mesma e também pode escolher fazer uma oração com a bíblia aberta, podendo assim partir para os votos.

Após o momento de troca de aliança, é indicado que o pastor peça para os noivos se ajoelharem e para que os convidados estendam as mãos em direção ao altar e aos noivos, proferindo assim uma oração de bênçãos para a vida do casal. Em seguida o pastor já pode declarar os noivos oficialmente casados e dizer a famosa frase “pode beijar a noiva”. Em seguida há uma bênção final  e a saída se dá de modo bem próximo a do casamento católico, podendo sofrer alterações de acordo com que os noivos achem necessário.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cerimônias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *