Como Montar um Cerimonial de Casamento?

O casamento é um acontecimento de importância absurda na vida dos noivos. Isso mostra o passo inicial  para a criação de uma nova família e também novas responsabilidades.

Os noivos tendem a se interessar bastante por todo o cerimonial, principalmente por eles serem o centro das atenções, e não desejarem que nada dê errado no grande dia. Desse modo, todos os holofotes devem estar bem direcionados, e a grande realização desse sonho pode se concretizar.

O que garante que tudo flua corretamente no casamento é a organização do cerimonial. Ele estipula todo o roteiro, e como o casamento deve ser levado e conduzido. Assim, o mais indicado é a contratação de um profissional, tirando qualquer preocupação e/ou estresse dos noivos nessa ocasião.

Caso seja escolhido a contratação de profissionais, eles devem ser escolhidos com muito cuidado e atenção. Deve ser feita uma boa pesquisa, e procurar bastante indicações dos casamentos que já foram realizados. Existem os cerimonialistas e os assessores que se englobam nessa área e o que difere os dois, é o fato de que o assessor realiza trabalhos desde a pré organização do evento, e o cerimonialista mais perto do grande dia, principalmente na data marcada.

O Cerimonial

Independente do estilo que siga, qualquer cerimônia de casamento é rodeada com muito nervosismo e ansiedade, além da sensação de descoberta de algo novo. Por esses motivos, essa data precisa ser tratada com muita seriedade e respeito. Os principais indivíduos que são elementos desse momento são os noivos – obviamente –  os pais, padrinhos, daminhas e pajens, e os demais convidados como um todo. Porem esse quesito é bem maleável e adaptável, podendo ser incluídos e/ou excluídos participantes.

O ritual de casamento em geral é dividido em etapas, onde cada uma delas representa um momento da vida de casados, para ser compreendido por eles e pelos convidados. Nos casamentos religiosos, principalmente cristãos – são utilizadas motivações bíblicas, além de existirem musicas mais indicadas e orações. Cada religião segue seu próprio rito, e as católicas e evangélicas tendem a ser mais parecidos.

Cerimonial Católico

A igreja católica permite a realização da cerimonia de casamento com ou sem a celebração da missa. A principal diferença é que ao optar pelo acontecimento da missa, acontecerá a distribuição da Eucaristia para os noivos, pais e padrinhos. E o restante é tudo como um casamento normal.

Uma coisa que vale ser ressaltada, é o fato de que a igreja católica tende a ser um pouco mais severa quanto a aceitação de músicas seculares na celebração, sendo assim, é importante que se escolham as musicas com antecedência e que elas sejam apresentadas para o representante da igreja, para evitar qualquer constrangimento.

Tendo em mente essas dicas, o passo a passo da cerimônia será mostrada agora, de acordo como os acontecimentos acontecem em geral.

  • A medida em que vão chegando, os convidados em geral se acomodam livremente pelo ambiente, respeitando apenas espaços reservados para pais e padrinhos. Eles são os primeiros a entrar.
  • Os segundos que entram, são a mãe da noiva e o pai do noivo. Eles adentram pelo local principal, e em seguida cada um se posiciona em um lado do recinto. Também pode acontecer dos dois casais de pais entrarem, e deixarem seus parceiros, que não irão fazer uma segunda entrada, no local especificado, e depois retornam a porta para adentrarem com os filhos depois.
  • Em seguida é a vez dos padrinhos. Eles entram de braços ou mãos dadas, e revezam entre padrinhos do noivo e da noiva, se posicionado um em cada lado do recinto.
  • Após isso o noivo entra com sua mãe, de braços ou mão dadas
  • Em seguida, caso hajam pajens e daminhas, eles podem entrar nesse momento, ou ainda mais no meio da celebração, quando de fato for acontecer a troca das alianças.
  • E por fim, quando todos já estiverem posicionados, a porta é fechada para que a noiva se prepare para a entrada e com a música escolhida – geralmente a marcha nupcial – a noiva entra acompanhada de seu pai.
  • Aqui inicia-se o ritual religioso propriamente dito, e primeiramente o celebrante acolhe os noivos, e também há a liturgia da palavra e o canto da aclamação.
  • Nesse momento, caso a daminha e/ou o pajem não tenha entrado no início do casamento, eles podem entrar nesse momento. A partir disso o celebrante confirma com os noivos o desejo real de se casarem, chamado rito das promessas.
  • Em seguida, já existe o consentimento para a benção das alianças, e assim os noivos já podem trocá-las e estão autorizados a se beijarem.
  • Há o cortejo de saída, em que saem inicialmente as daminhas e pajens – caso existam – em seguida os pais dos noivos e os padrinhos, e após isso acontece os cumprimentos. Alguns casais optam por fazê-los na saída da igreja, já outros na própria festa.

O casamento evangélico não sofre muitas alterações, seguindo basicamente o mesmo procedimento.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cerimônias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *