Cerimônias de Casamento pelo Mundo

O casamento é uma das tradições mais universais do mundo, mas é comemorado de forma diferente em cada parte do mundo. Cada cultura tem suas próprias maneiras de realizar a cerimônia de união de um casal.

Confira, a seguir, algumas das tradições de cerimônias de casamento pelo mundo.

Cerimônia de Casamento Indiana

Na Índia, os casamentos são cercados por rituais e cerimônias. Como parte das tradições de pré-casamento, há uma cerimônia de noivado onde, além de anéis, os noivos e suas famílias trocam presentes e doces. A cerimônia Mehendi é geralmente realizada na casa da noiva antes da cerimônia de casamento e é nesse momento que as mãos, pulsos, braços, pernas e pés da noiva são decorados com henna.

No grande dia, a noiva e o noivo colocaram guirlandas de flores no pescoço um do outro para mostrar que a noiva aceitou o noivo como seu marido.

Cerimônia de Casamento Judaica

Na fé judaica ortodoxa e conservadora, os casamentos não podem ser realizados no sábado ou na mesma data de festas religiosas. Ao invés de pedir “a honra de sua presença”, como a maioria dos convites no Brasil, um convite de casamento judaico chama os convidados para “dançar” na cerimônia.

No dia do casamento, os noivos e o rabino devem ficar sob o Chuppah, uma espécie de dossel de madeira destinado a fornecer proteção contra espíritos malignos. Além disso, o noivo pisa em cacos de vidro envoltos em um tecido para simbolizar a destruição do Templo Sagrado em Jerusalém. Essa parte da cerimônia também simboliza as alegrias e as tristezas da vida.

Cerimônia de Casamento Japonesa

As cerimônias de casamento japonesas são tradicionalmente realizadas de acordo com as tradições do xintoísmo. A noiva é pintada de branco da cabeça até os pés, declarando que ela é uma donzela. Ela também usa um quimono branco e uma espécie de capa que cobre sua cabeça. Essa capa serve para esconder o ciúme que ela sente em relação a sua sogra e mostrar sua determinação em se tornar uma esposa gentil e obediente.

Para simbolizar sua união, o casal bebe saquê juntos, tornando-se marido e mulher assim que tomarem o primeiro gole. As noivas passam por várias trocas de roupa durante a recepção, primeiro mudando para um quimono vermelho e, em seguida, para um vestido.

Cerimônia de Casamento Jamaicana

Casamentos jamaicanos são realizados em conjunto com toda a comunidade. Geralmente, toda a aldeia se une para ajudar a planejar o grande dia. Enquanto as mulheres usam o típico vestido de noiva na cor branca, os homens usam um casaco verde na cerimônia.

Vários bolos são feitos pelas mulheres da aldeia para o casamento, no dia cada uma delas leva o que fez. A recepção geralmente é realizada na casa do noivo, em uma cobertura especialmente construída para o evento, decorada com ramos de coco e flores. A celebração do casamento também conta com muita dança, incluindo a quadrille, uma dança típica da Jamaica.

Cerimônia de Casamento Islâmica

O ritual de casamento islâmico, chamado de nikah, é bastante simples. No entanto, muitos muçulmanos também realizam celebrações de vários dias em homenagem ao casamento. A noiva e o noivo são separados dias antes do casamento e só podem se ver se suas famílias permitirem. Antes da cerimônia principal, as mulheres costumam se reunir na casa da noiva para cantar e dançar.

O celebrante vai ao quarto em que está a noiva e depois o noivo e confirma se eles realmente querem o casamento. Um contrato é assinado na frente de testemunhas por cada um deles, separadamente. Depois disso, o casal pode se encontrar e são declarados marido e mulher.

Durante o processo, a noiva usa frequentemente uma roupa tradicional na cor vermelha brilhante, com uma saia plissada e uma blusa bordada com ouro. Os homens usam o sherwani, um modelo tradicional de terno, com um turbante.

Cerimônia de Casamento Alemã

As tradições de casamento alemãs começam no nascimento. Quando uma menina nasce na Alemanha, várias árvores são plantadas em sua honra. Estas árvores são vendidas e o dinheiro é guardado para ser oferecido como dote quando ela se casar.

Amigos e família do casal criam o chamado jornal de casamento, que é preenchido com imagens, artigos e histórias do casal de noivos. Esse jornal é vendido e o dinheiro usado para ajudar a pagar a lua de mel.

A cerimônia de casamento é realizada em três partes. Primeiro há o dia em que o casal têm uma cerimônia civil na prefeitura. A noite acontece a festa, em que muitos amigos e vizinhos levam pratos antigos para quebrar como sinal de boa sorte. A terceira parte acontece no dia seguinte com a cerimônia religiosa.

Cerimônia de Casamento Tcheco

Antes do casamento, os amigos da noiva tradicionalmente plantam uma árvore em seu quintal e a decoram com fitas coloridas e cascas de ovo pintado, porque, de acordo com a lenda, a noiva vai viver enquanto a árvore estiver viva.

A reprodução desempenha um papel central na cerimônia de casamento da Tchecoslováquia. Antes dos votos de casamento, um bebê é colocado na cama do casal, para abençoar sua fertilidade. A noiva também recebe três pratos que promovem a maternidade: trigo para a fertilidade, milho misturado com cinzas que ela deve separar para provar sua paciência e, no terceiro, um pardal debaixo da tampa.

Durante a cerimônia de casamento, as mulheres ficam em volta da noiva, dançando e cantando. Eles, então, removem seu véu e colocam em um lenço feito à mão sobre a sua cabeça.

Cerimônia de Casamento Cubano

Devido ao regime comunista, a cerimônia não pode ser um evento religioso. Entretanto, as pessoas ainda encontram uma maneira de comemorar seu casamento. Os convidados e membros da família fazem uma espécie de desfile no caminho até o local do casamento, com muita música e dança.

Os vestidos das noivas costumam ser bem extravagantes e cheios de detalhes, geralmente são feitos de seda ou cetim com várias saias e babados. Os convidados realizam uma dança com a noiva e, então, cada homem coloca uma quantia de dinheiro no vestido para ajudar o casal a pagar a lua-de-mel.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cerimônias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *