Cerimonial Casamento Evangélico

O casamento é um momento muito especial e para os casais evangélicos tem um significado especial realizar uma cerimônia de acordo com o cerimonial da sua crença. Obviamente cada denominação evangélica protestante conta com um tipo de cerimônia padrão e as igrejas de uma maneira geral tem incluído em seus serviços o cerimonial do casamento. Dessa forma é mais interessante consultar a igreja em que você vai realizar a sua cerimônia antes de pensar nos detalhes.

Pense nas suas principais dúvidas para poder perguntar ao ministro ou pastor da sua igreja, assim é mais fácil entender um pouco a variação de elementos de cerimonial que pode existir. Por exemplo, saiba que em algumas denominações que são mais liberais existe uma abertura maior para os elementos não-tradicionais. A seguir vamos explicar um pouco mais sobre o cerimonial de casamento evangélico.

Entendendo o Cerimonial

Embora o casamento evangélico possa ser personalizado conforme os desejos dos noivos é essencial que ainda guarde um clima de adoração, alegria, amor, celebração e outros valores tão importantes para a religião. Não existe na Bíblia um padrão específico que deve ser seguido numa cerimônias de casamento.

Sendo assim não tem uma lista de regras do que pode ou não ser feito nesse cerimonial de maneira que os noivos podem sim dar os seus toques criativos. Basicamente o casal deve estar empenhado em demonstrar para os seus convidados que está se unindo por amor diante de Deus. A cerimônia de casamento evangélica é uma celebração em que os convidados se tornam testemunhas de suas vidas diante de Deus.

Planejando Uma Cerimônia Evangélica

A seguir vamos explicar um pouco do que é básico numa cerimônia de casamento evangélico. Trata-se de um modelo simples de como realizar essa cerimônia de maneira que podem ser feitas modificações de acordo com a sua vontade com a inclusão de músicas ou momentos especiais e significativos para o casal. Acima de qualquer regra de cerimonial deve estar o desejo dos noivos de celebrar o seu amor e a sua alegria.

Prelúdio

O prelúdio é aquele momento em que algum tipo de música é tocado, pode ser música ao vivo ou não. Tudo depende do gosto dos noivos, uma dica legal é escolher uma música que tenha a ver com o casal.

As Entradas na Cerimônia

Nesse momento os casais de padrinhos e madrinhas devem entrar na cerimônia e se encaminhar para perto do realizador da cerimônia que normalmente é o ministro ou o pastor. Durante essa caminhada até próximo do dirigente da cerimônia deve ser tocada uma música.

Após esse momento é a vez da noiva ir para o altar e então o pastor (ou ministro) faz uma explicação para os convidados do motivo da reunião e um pouco sobre os ensinamentos bíblicos a respeito do casamento. Pode ser um dos momentos mais bonitos da cerimônia além de inspirador para o casal que está se unindo.

Apresentando o Noivo

O momento em que o condutor da cerimônia fará a apresentação do noivo. Em geral o pastor ou ministro fala um pouco a respeito de como a Bíblia define o papel do marido e sobre a relação simbólica criada dos cônjuges conforme a relação que Cristo tem com a Igreja. Outro momento em que o discurso do pastor pode ser inspirador e muito bonito.

Apresentando a Noiva

Assim como é feita a apresentação do noivo também se realiza a apresentação da noiva. O pastor pode também falar a respeito do papel da esposa de acordo com a Bíblia.

O Momento da Oração

No momento de realização da oração os noivos são relembrados a respeito da importância do casamento para Deus e quais são as responsabilidades que o casal tem a partir do momento que decidiu se unir.

Realização dos Votos

O momento em que os noivos podem fazer um discurso próprio ou então repetir os votos proferidos pelo pastor. Primeiro o noivo diz os seus votos e na sequência é a vez da noiva.

O Momento das Alianças

Nesse momento cabe ao pastor fazer a explicação de qual é o significado do anel de casamento. O noivo deve colocar o anel no dedo da noiva que na sequência faz o mesmo no dedo do noivo. Para que esse momento não fique confuso tenha o cuidado de retirar o anel de noivado antes do evento.

No caso de não ter daminha de honra ou pajem para levar as alianças é possível deixar a aliança da noiva com o padrinho e a aliança do noivo com a madrinha. Nesse momento a noiva deve dar o buquê para a daminha de honra para que esteja com as mãos livres para receber a sua aliança e colocar a aliança no dedo do noivo.

Pronunciamento do Casamento

O pastor ou ministro se pronunciará dizendo aos convidados que agora a noiva e o noivo não são mais pessoas independentes, pois se tornaram um. Os noivos darão então o beijo que irá selar a união. Pode ser realizado nesse momento algum simbolismo que seja importante para os noivos para aceitar e ratificar a união. Ainda podem ser lidas algumas passagens da Bíblia e por fim poderá ser feita uma oração de fechamento.

Convite Para Etapa Seguinte

Nesse momento o pastor ou ministro faz o convite para que os convidados se dirijam para a festa preparada pelos noivos enquanto toca uma música ao fundo.

Aproveitando a Cerimônia

Guardadas as devidas atenções para o cerimonial é fundamental que os noivos aproveitem cada instante dessa união para celebrar e festejar o seu amor. O que um casamento evangélico não pode deixar de ter é a adoração a Deus e ao amor. As personalizações da cerimônia podem ser devidamente discutidas com o pastor ou ministro da sua igreja.

Lembramos que é essencial ter uma conversa com a igreja em que será realizada a cerimônia para que todo mundo se acerte em seus termos. Depois de ter toda a cerimônia planejada nada melhor do que curtir o momento e descobrir toda a felicidade que te aguarda depois da festa. Comece com o pé direito a sua vida de casado.

Na hora do casamento, quem não é praticante da religião católica, enfrenta algumas dúvidas e nós, meros mortais, sempre temos algumas dúvidas quanto ao casamento de determinadas ordens religiosas. Os casais evangélicos, por exemplo, ao contraírem matrimônio, são instruídos de que o casamento para eles não é um sacramento, ao contrário do que acontece na religião católica.

Apesar disso, para os evangélicos o casamento é uma instituição divina e por isso, é de extrema importância que a união seja formalizada perante a comunidade e, claro, para que a união seja abençoada por Deus.

O casamento evangélico, apesar de um casamento comum, tem determinadas nuances que o diferem. No casamento evangélico, por exemplo, não existe o juramento que acontece no casamento católico, mas sim um compromisso estabelecido entre os noivos de amor, fidelidade e respeito. O casamento evangélico é marcado também por uma informalidade maior, pois não possui rituais mais detalhados ou tradicionais.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cerimônias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *