Casamento Evangélico

O casamento evangélico é também conhecido como benção matrimonial, e acontece numa cerimônia bastante parecida com a cerimônia do casamento católico, pois nas duas cerimônias os noivos buscam a benção de Deus para a sua união matrimonial.

Benção Matrimonial x Sacramento

A maior diferença entre uma cerimônia de casamento na igreja evangélica e na igreja católica talvez seja o fato de que para a igreja católica o casamento é considerado como um sacramento e obedece a uma série de rituais tradicionais, enquanto que na igreja evangélica não existem estes rituais e a cerimônia acontece com mais liberdade, o compromisso firmado entre os noivos pode ser definido pelos próprios noivos e o pastor celebra a união do novo casal procurando aconselhar os noivos para que esse dia seja lembrado como referência e guia para uma boa convivência cristã, usando uma linguagem simples e usando passagens bíblicas junto a passagens da história do casal.

Cerimônia Evangélica

Na cerimônia do casamento evangélica a organização é semelhante aos demais casamentos tradicionais, a ordem de entrada é a mesma, primeiro entra o noivo com sua mãe ou seus pais, depois entram os padrinhos. O noivo fica no altar ao lado do pastor. A noiva entra acompanhada de seu pai ou também em companhia do pai e da mãe, precedida pelas damas de honra e pelo pajem (se houver). 

O pai da noiva a entrega ao noivo que a recebe com um beijo no rosto e cumprimenta o sogro com um aperto de mãos. Os pais e padrinhos dos noivos, na maioria das cerimônias evangélicas não ficam no altar, mas sim nos primeiros bancos da igreja que são reservados para eles, e só se dirigem ao altar quando chamados pelo pastor para a benção dos noivos.

Se optarem pela permanência de todos no altar, tudo deve ser combinado com o pastor com antecedência, e para evitar erros na hora da cerimônia o ideal é que se prepare um ensaio geral com todos que puderem participar, uma semana antes da cerimônia de casamento, procurando obedecer as regras da tradição religiosa e os protocolos da igreja, que tem sempre o objetivo de dar um significado maior para esta data tão importante.

A Preparação

Quando os noivos ou pelo menos um dos noivos tem uma vivencia de fé dentro da igreja, sabem que o casamento tem uma importância muito grande, que é um momento muito especial em suas vidas. O Pastor normalmente faz uma preparação com os noivos para esse momento especial, com estudos e leituras bíblicas que refletem sobre o significado do casamento,as alegrias e dificuldades da vida conjugal. 

Através do acompanhamento ao casal o pastor vai verificar a sua maturidade para a vida matrimonial e buscar subsídios sobre os noivos para a pregação na cerimônia. O casamento evangélico normalmente tem uma conotação religiosa muito forte, sendo uma cerimônia muito emocionante e bonita.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cerimônias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *