Casamento e Batizado

Tem muito casal querendo oficializar a união e eles têm um convidado muito especial para essa o ocasião. Aliás, mais do que um convidado, mas um protagonista para essa data, o filho do casal. Esse bebê, por sua vez, veio ao mundo e está esperando que os seus pais realizem o seu batizado. Então, porque não simplificar e fazer um momento único e muito especial? A solução encontrada por muitos casais foi fazer uma única cerimônia, unindo casamento e batizado.

Imagina para o filho poder ver essas cenas quando crescer e saber que o seu batizado foi realizado no dia do casamento dos pais. Uma grande emoção em duas celebrações feitas de uma única vez.

Além de toda parte sentimental positiva que tem o fato de fazer casamento e batizado no mesmo evento, também as vantagens de organização, de por exemplo, não criar o problema para um parente que mora longe e terá que vir duas vezes. Porém, melhor ainda é em relação aos gastos. Duas festas, gastos dobrado, duas em uma, preços menos salgados. Só a economia em alugar um único espaço e gastar com uma única decoração.

Sobre a Decoração do Casamento e Batizado na Mesma Festa

Pode parecer um desafio misturar os dois eventos, casamento e batizado, e não ter problemas na hora de pensar na decoração e nos detalhes como por exemplo, o convite. Porém, pode ter certeza que é bem simples e existem vários profissionais que pensam nessa alternativa, uma vez que muitos casais optam por esse tipo de festa.

A “mágica” será montar festa de batizado com casamento e depois misturar os temas, buscando algo minimalista e genérico, garantindo assim, o resultado perfeito para o seu evento.

Porém, não é só com a festa que pais e noivos ao mesmo tempo devem se preocupar, tem a questão religiosa também e o que exige a burocracia. Veja algumas dicas considerando algumas das principais religiões praticadas no Brasil!

1- Casamento e batizado quando os noivos são católicos

No caso de pais católicos, o casamento deverá acontecer dentro de uma igreja e deverá ser um padre a realizar a união. A Igreja Católica não abre mão de que a cerimônia seja feita dentro de uma igreja. Neste caso, os pais deverão marcar os dois “eventos”, o casamento e o batismo e devem contar também com o curso que é exigido pela igreja, o mesmo que os padrinhos também devem fazer.

Vale ressaltar que para o casamento será necessário fazer toda a parte burocrática, que é normal para qualquer casamento religioso. Não esqueça de reservar a igreja somente para o evento. No caso de um batizado, por exemplo, qualquer pessoa pode entrar dentro da igreja naquele momento, pois é feito durante uma missa católica.

Normalmente, casais católicos que fazem casamento mais batizado devem combinar com padre que ele faça a consagração do casamento no mesmo momento que a criança é batizada. Para ser exclusivo da sua cerimônia, isso deve ser acertado antecipadamente com o padre. Lembrando que dependerá também da flexibilidade do padre quanto a disponibilidade de realizar as duas cerimônias de uma única vez.

2- Casamento e batizado quando os noivos são evangélicos

No caso dos casais evangélicos, a diferença é que eles não batizam os bebês, o batizado, na verdade que eles chamam de “apresentação da criança para Deus e para a sociedade” acontece quando ela está maior. Neste caso, para realizar um casamento com o batismo será necessário conversar com o pastor da sua igreja para saber se é possível.

Diferentemente do que exige o catolicismo, o casamento não necessariamente deve ser realizado dentro da igreja, e sim, no lugar escolhido pelos noivos, que mesmo assim será realizado pelo pastor.

3- Casamento e batizado em outras religiões

Algumas religiões, que não são o evangélico e o catolicismo, permitem que os casamento sejam realizados fora de qualquer templo ou igreja e não vão criar nenhum problema em relação ao batismo. Resta saber como se comporta a religião em relação ao batismo, quando e como deve ser feito.

Casamento e Batizado: Simplificar e Economizar

Não tem que dizer “não” quando dá para baratear um evento e juntar casamento e batizado no mesmo dia, no mesmo local e na mesma hora, pode ser muito vantajoso neste ponto.

Se quiser fazer algo bem simples, depois do casamento no civil, gasta escolher uma data e hora para fazer a festa e no mesmo momento fazer o batismo e a festa de casamento. Pode até mesmo ser um almoço, para quem está querendo evitar grandes despesas.

Quando você faz questão de realizar a cerimônia na igreja, naturalmente, os custos são mais altos. Lembrando que fora da igreja, com exceção da religião católica, todas as outras permitem que a cerimônia aconteça em outros lugares. Assim como o batismo deverá ser realizado dentro da igreja. Neste caso, o primeiro passo é resolver toda a parte burocrática e detalhes em relação a como será esse batizado e cerimônia de casamento, como ordem e apresentação.

A parte mais fácil de organizar um casamento e batizado para qualquer religião é no que diz respeito a festa que vem depois. Será um único evento, com a mesma decoração e no mesmo lugar e obviamente, com os mesmos convidados.

O que vai ser servido para a festa pode ser o que seria servido na festa para o casal, nada a alterar no cardápio, já que os convidados seriam o mesmo. O que muda um pouco é na decoração, nas lembrancinhas e até mesmo no convite. Tem que ser criativo e buscar a simplicidade. Nada de exageros, uma vez que metade do “dono da festa” não vai querer muita agitação até tarde.

Lembre-se de organizar tudo para que os convidados entendam que estão indo em um evento dois em um. No caso das lembrancinhas, se preferir, deixe uma para cada família do batizado, separada para dar na saída e a dos noivos, uma para cada pessoa, sobre a mesa em que ela ficará ou também para cada família.

Tanto o casamento como o batizado são duas ocasiões muito importantes na vida das pessoas. Quando o casal deseja contrair matrimônio, mas já possui um filho de sua união, nada mais prático e bonito do que organizar uma única cerimônia para comemorar esses momentos tão especiais.

Algumas vantagens em unir essas duas comemorações são: economizar na igreja ou em outro templo religioso no qual os noivos façam parte, pois será cobrada somente uma cerimônia ao invés de duas. Quanto aos convites também podem ser impressos convidando as pessoas para o mesmo evento. Isso também fará com que o casal faça uma boa economia com a impressão e o formato dos cartões.

No entanto, o casal deve estar atento a alguma divisão que deverá ser feita em alguns momentos: Por exemplo, quando for feita a decoração da festa de casamento e batizado é necessário que haja uma parte decorada com motivos infantis, ou então um local destinado ao lazer das crianças convidadas. Outro momento onde pode haver uma divisão é na hora da confecção do bolo. É aconselhável que haja dois: Um bolo com decoração infantil e outro decorado para os noivos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cerimônias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *