Casamento de Condenados a Prisão Perpétua

O responsável por transmitir a noticia do casamento de Abimael Guzmán e Elena Iparraguirre foi o presidente do Instituto Nacional Penitenciário do Peru Rubén Rodríguez Rabanal.

Os Noivos

Casamento de Condenados a Prisão Perpétua

Casamento de Condenados a Prisão Perpétua

Este é um casamento pelo menos diferente, primeiro porque é um casamento de condenados a prisão perpétua e em segundo lugar porque os noivos são conhecidos. Ele Abimael Guzmán foi o fundador e o idealizador da muito falada insurgência maoísta Sendero Luminoso sendo que ele contraiu matrimonio com aquela que foi seu antigo tenente e que também é sua companheira, Elena Iparraguirre.

Segundo foi informado, hoje Guzmán está com 75 anos de idade e Elena conta 62 anos, normalmente esta seria considerada uma diferença bastante grande para um casal comum, mas para eles, que passarão o resto de suas vidas detidos e que vivem hoje em penitenciárias separadas isso certamente não tem a menor importância. Eles devem estar satisfeitos por apenas ter realizado um antigo sonho.

A Cerimônia

De acordo ainda com Rabanal a cerimônia do casamento dos detentos contou com a presença de familiares de ambos e teve a duração de quinze minutos. Segundo ainda as informações do presidente do Instituto Penitenciário a cerimônia se realizou no local onde Guzmán cumpre sua pena, ou seja, na Base Naval de El Callao. Elena que cumpre pena na Penitenciária Feminina de Chorrillos foi transportada a Base Naval para a cerimônia de seu casamento. Serviram como testemunhas desse acontecimento, familiares da noiva e alguns militares pertencentes à Marinha de Guerra do Peru.

Casamento não Perturba Estabilidade Política

Cerimônia

Cerimônia

Javier Velásquez que é chefe de gabinete do governo do Peru se manifestou logo após a cerimônia de casamento dos lideres senderos dizendo que o que aconteceu foi o exercício do que é direito de todos os seres humanos e que este ato não atrapalha em nada a estabilidade política que reina hoje no país.

União Após Muitas Queixas

A união dos dois acontece após vários anos de muitas queixas, pois eles a princípio dividiam a mesma cela na Base Naval, porém depois Elena foi transferida para a Penitenciária Feminina e as autoridades não mais permitiam que se encontrassem e nem concordavam com a realização do casamento.

O Movimento e a Captura

Casal

Casal

Guzmán e Elena foram lideres do movimento Sendero Luminoso que entre os anos 1980 e 2000 travou guerra implacável não somente contra os estados peruanos, mas contra a própria sociedade. Foi em um apartamento de luxo em Lima que o casal foi capturado, isto no ano de 1992, no governo de Alberto Fujimori. Depois do ano 2000 quando uma comissão de Verdade e Reconciliação se formou, calculou que durante a luta de Sendero contra o governo entre desaparecidos e mortos o numero deve ter chegado a 70 mil pessoas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cerimônias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *