Casamento Chinês
O Brasil é um país com imigrantes de todos os lugares do mundo, assim é muito comum pessoas de descndência estrangeira desejarem se casar de acordo com as tradições de seus paises de origem ou mesmo porque acham essas tradições bonitas. Os casamentos étnicos podem ser muito bonitos e tem simbolismos e ritos diferentes de acordo com a sua cultura. Assim como o casamento Japones, o casamento budista, o casamento grego e o casamento indiano, que são tratados em outros posts, aqui falaremos um pouco sobre o casamento chinês.
Cerimonia de Casamento Tradicional Chinesa
As celebrações chinesas são repletas de simbolismos e preparativos significativos, bem deverso dos casamentos ocidentais, mas se tratando de emoções são exatamente iguais bonitos, romanticos e as vezes engraçados. Assim como no ocidente o branco é a cor predominante dos casamentos, na cultura chinesa predomina o vermelho, desde o vestido de casamento até os envelopes para as ofertas aos noivos, os convites de casamento, as lembrancinhas, etc., pois vermelho representa o amor. A escolha da data do casamento é outro detalhe que diferencia o casamento chines, ela é escolhida sempre de acordo com a astrologia e o horário é sempre em horas que sobem nunca descendentes.
Antes do Casamento
Nos dias que antecedem o casamento é costume a noiva chinesa se recolher junto com as amigas mais intimas, e a festa de casamento é organizada pela família do noivo, transportando os presentes de casamento para a casa da noiva, sempre em caixas vermelhas, em uma das caixas deve estar o dinheiro do leite oou “uang susu”, os demais devem ser presentes pessoais pra noiva, no terceiro dia antes do casamento a família da noiva, as mulheres, retribuem levando presentes a família do noivo enrolados em papel vermelho. O casal deverá ainda comprar uma cama nova de casal e usar lençóis também vermelhos. Na noite da véspera do casamento acontece a cerimonia de pentear e desembaraçar os cabelos sob a luz da luz que significa a entrada na vida adulta e o desejo de descendencia, sendo que cada escovada, são quatro, tem um significado especial e diferente.
O Dia do Casamento
O noivo é vestido pelos seus pais e vai a casa da noiva levando dinheiro e presentes aos familiares da noiva, assim eles deixam ela ir para se casar. Ela não deve tocar com os pés no chão até chegar ao local do casamento, devendo ser carregada no colo. Os noivos ajoelhados servem chá aos pais, pedindo permissão ao casamento e depois seguem até o local da cerimonia que é simples e assistida pelos casais que fazem parte da família. Num altar os noivos prestam homenagens ao céu, a terra as ancestrais e a Deus, servem chá aos seus pais novamente e fazem reverencia um ao outro, terminando a cerimonia.
A Recepção e a Noite de Casamento
Os noivos servem chá para os convidados e recebem os envelopes vermelhos com as ofertas em dinheiro e jóias. A cerimonia tem o tradicional bolo de noiva em camadas que é cortado em conjunto pelos noivos. Em algumas recepções é oferecido um jantar com diversos pratos, pode ou não haver musica instrumental e até orquestras, e a noiva poderá trocar de roupa diversas vezes. Na noite de nupcias do casal chinês além dos lençóis vermelhos haverá velas enfeitadas com dragões que devem afastar os espiritos maus e os noivos tomarão vinho em taças com fitas vermelhas com os braços entrelaçados, gesto que representa na cultura chinesa os votos formais de casamento.