Docinhos para Casamento

Docinhos Para Casamento

O casamento é sempre um dos momentos mais emocionantes da vida de um casal. Tudo nessa fase requer muito cuidado e atenção dos noivos. Nisso estão inclusos os preparativos para festa. E é aí que se começa a pensar na mesa de doces. Uma verdadeira tradição em eventos sociais, festas diversas e é claro, em casamentos. Em outros países, essa prática de organizar um local específico somente para doces não existe. É algo específico do Brasil.

Independente do porte da festa, lá está ela. A mesa para os docinhos. São personagens indispensáveis em qualquer festa. Alguns convidados até dispensam alguns pratos somente para comerem mais doces.

A tradição de docinhos para casamento, segundo estudos históricos, existe desde os Romanos. Distribuir docinhos em festas de casamento significava bênçãos para o novo casal e boa sorte. Essa tradição perdura até hoje em dia. Em todas as festas você encontra uma mesa repleta de deliciosos docinhos. Uma verdadeira tentação. Além do mais, são considerados como parte da decoração. Servem como cenários para fotografias e enfeitam a festa.

Sugestões de Docinhos Para Casamento

Após o cerimonial de casamento os noivos, amigos e parentes vão celebrar a união que acaba de acontecer. As recepções de casamento sempre tem docinhos para casamento, muitas vezes personalizados ou apenas feitos com o tema de casamento. São diversas opções desses doces, além de diversos sabores e tamanhos. Veja alguns desses doces que, além de serem deliciosos, ajudam na decoração.

Dentre as mais variadas opções, vamos começar pelos docinhos de casamento tradicionais. São sempre os mais requisitados nas festas.

  • O bem casado: em muitas festas de casamento, esses doces são considerados indispensáveis. Está entre os tradicionais que a maioria das pessoas mais gosta. Além da forma mais conhecida, são encontrados também em outras cores, sabores e formatos mais inovadores. Uma breve história dessa verdadeira tradição em casamentos: segundo a lenda, todos que comerem um bem-casado serão abençoados com a mesma felicidade e sorte. Esse docinho representa, no casamento, o compromisso, a felicidade e a união do casal que se une no matrimônio. E dizem ainda que, antes da primeira mordida, deve-se fazer um pedido. Em cada momento, eles indicam algo: no casamento, eles servem para trazer sorte ao casal e aos seus convidados; nas empresas, prosperidade e fortuna; em aniversários, servem para comemorar os anos bem vividos; em nascimentos, para dar boas-vindas ao bebezinho e desejando felicidade e saúde; para debutantes, serve para comemorar a eterna juventude; nas bodas, servem para comemorar o eterno amor e a união feliz do casal. Ou seja, em todas as ocasiões, os bem-casados tem uma função importantíssima, e são sempre muito esperados. 
  • O brigadeiro: seja em festas de crianças, debutantes, casamentos, os brigadeiros sempre ocupam um lugar de muito destaque em qualquer festa. Nas festas de casamento, nem sempre eles aparecem da forma tradicional que conhecemos bem, cobertos com chocolate granulado. As novas tendências são as coberturas exóticas de avelã, limão, morango, banana, e várias outras. São os brigadeiros gourmets. Além de poderem ser servidos em potes decorados. Enfim, seja como for, são unanimidades mesmo.
  • O beijinho: um verdadeiro clássico em qualquer festa. É outra opção bem popular entre os docinhos para casamento. Além de ser uma delícia e uma verdadeira paixão para os amantes de doces. Sua cor branca nos remete ao casamento. Fica lindo na mesa.
  • O casadinho: é uma opção muito criativa e deliciosa, pois une o beijinho e o brigadeiro em uma combinação perfeita. Uma boa ideia para economizar é optar por brigadeiros e beijinhos, ou somente o casadinho. 
  • Cajuzinho: não há o que se falar. Outra delícia muito popular e que faz parte da maioria das festas.
  • Trufas: elegantes e deliciosas. Também são ótimas opções para a mesa de docinhos do casamento.
  • Bombom de beijinho: se o beijinho já é gostoso, imagina o beijinho coberto com chocolate branco ou ao leite?

Agora, passaremos à algumas opções de doces menos populares e não menos deliciosos:

  • Olho de sogra: uma perfeita combinação entre o beijinho e a ameixa. Uma mistura de fruta com doce que agrada qualquer um.
  • Macarons: possibilitam personalizar as cores e a forma de servir. São gostosos e elegantes. Podem ser usados como lembrancinha também.
  • Alfajor: muito semelhante ao pão de mel, mas se diferem no sabor e no preparo. O alfajor se parece mais com biscoito e o pão de mel, possui a consistência de bolo. 
  • Docinhos de marshmallows: esses docinhos maravilhosos são uma excelente alternativa bem mais econômica para substituir os doces tradicionais. Podemos encontrá-los em vários formatos e cores. Possuem uma consistência bem macia. Podem ser espetados em palitos, distribuídos em taças e vasinhos. É possível fazer arranjos que imitam flores.
  • Cupcakes: podem ser personalizados e ganharem até um toque especial, optando por uma cobertura de ganache ou buttercream, ou pasta americana.l, optando por uma cobertura de ganache ou buttercream, ou pasta americana.
  • Bombom de castanha: com uma deliciosa crocância, é muito conhecido em festas. Muitas pessoas não abrem mão de terem essa opção em sua festa.
  • Pão de mel: outra opção bem conhecida. Embelezam a decoração e podem ser oferecidos como lembrancinha para os convidados. Geralmente, são banhados em chocolate no processo de finalização.   
  • Tortinha de morango: com a casaca bem crocante, recheio cremoso de baunilha com cobertura de morango. Simplesmente irresistível!
  • Tortinha de limão: é semelhante à tortinha de morango, mas os ingredientes não só do recheio mas, também, da massa são diferentes. E ainda conta com um toque azedinho.
  • Brownie: uma delícia que anda conquistando as mesas de doces nos casamentos.
  • Bombom casadinho trufado: Uma delícia sem igual. Casquinha de chocolate, e recheios de beijinho com doce de leite. Ninguém vai resistir!
  • Bombom de morango: outra opção que vai dar o que falar.
  • Donuts de chocolate: feito para qualquer idade e lugar. Eles sempre arrasam.
  • Camafeu de nozes: gostoso e sofisticado. Ideal para casamento.
  • Beijinho doce de morango: Além de uma delícia, fica lindo na mesa.
  • Trufas de biscoito e chocolate: sabor surpreendente. A cada mordida, uma sensação diferente. 

Dicas Para Acertar na Mesa de Docinhos Para Casamento

É importante seguir algumas dicas para acertar a organização da mesa de doces. Por ser um item tão importante na festa, precisa de atenção especial. Vejamos abaixo algumas dicas que, com certeza, serão muito úteis para as noivas:

  • É importante calcular a quantidade de docinhos por convidado. Especialistas recomendam que, se houver outra sobremesa além dos doces, que sejam considerados entre 4 e 6 doces por pessoa. Agora, se não houver outra opção de sobremesa, poderão ser servidos entre 8 a 10 doces. O importante é sempre comprar doces a mais, pra ninguém ficar sem e nem passar vontade.
  • Deixe sempre uma plaquinha próxima aos doces identificando os sabores.
  • O famoso bem casado. Sem sombra de dúvida, são os doces favoritos da grande maioria das pessoas. Devemos considerar uma média de 3 a 5 unidades por convidado. Até mesmo porque é impossível comer somente um.
  • Não precisa ter medo de variar nas opções de doces. Todo mundo adora experimentar sabores diferentes, principalmente de doces. Mas claro, não se esquecendo dos docinhos mais clássicos, que todo mundo já conhece e que são sucesso garantido. 
  • A hora certa de montar a mesa de doces é outra preocupação. Se tiver ar condicionado no local, não haverá problema montar com um pouco mais de antecedência. Mas não é recomendável deixar alimentos exposto por muito tempo. Agora, se for em local quente e aberto, com certeza deve-se esperar o máximo de tempo possível. O ideal é montar bem próximo do horário da festa ou, até mesmo, do horário de servir.
  • Se tiver muito espaço na mesa, cuide para que tenha, em cada espaço da mesa, uma opção de doce diferente. Não deixe espaços vazios.
  • É importante lembrar que ter bolo na festa não interfere, de forma alguma, na quantidade de docinhos que devem ser servidos. Pois a maioria das pessoas prefere doces ao bolo.
  • Agora, se você não tem a intensão de montar uma mesa de doces, não tem problema. Existem várias formas criativas de servir essas delícias na sua festa. Você pode contratar alguém que sirva os doces em bandejas, pode colocar diversas estações espalhadas pelo local com opções variadas de doces, cestos espalhados pela festa com outras opções, etc.
  • Com relação às forminhas, o ideal é compra-las após a decoração estar aprovada, pois tudo deve combinar.
  • Outra dúvida que sempre surge é como dividir os sabores dos doces. Normalmente, são destinados 10% para aqueles que possuem frutas, 30% para os de chocolate e 60% para os sabores tradicionais. Uma boa dica é considerar algumas opções sem lactose, pois há um número elevado de pessoas que apresentam restrições.
  • É importante preencher toda a mesa. Como o bolo fica no centro, os doces se encarregam da decoração da maior parte. 

Dicas Para Comprar os Docinhos do Casamento

 São tantas as opções, que fica difícil escolher quais doces encomendar para a festa de casamento. Mas o correto mesmo é pesquisar muito.

  • Não tenha preguiça. Pesquise muito mesmo. Caso contrário, você pode tomar prejuízo e contratar alguém que só trará dor de cabeça. Lembre-se: profissionais fazem toda a diferença.
  • Procure saber de todas as opções de doceiras. Todo mundo conhece uma doceira. Não será difícil encontrar as melhores da região.
  • Converse com pessoas que já tenham encomendado para saber das opiniões.
  • Visite os locais onde são fabricados os doces para ter certeza se são bem limpos e higiênicos. 
  • E, o mais importante e prazeroso, faça muitas degustações. Afinal, escolher os mais gostosos é a parte mais difícil.
  • Escolha sempre a doceira que ofereça os melhores doces. Com certeza, os convidados irão focar mais na qualidade do que em qualquer outra coisa.
  • Deixe bem alinhado com a doceira sobre o que estará incluso no serviço, como os docinhos, as forminhas, a entrega, a montagem, e a desmontagem da mesa.

Lembre-se que o sucesso da sua festa vai depender do quão profissionais são os serviços que você contratar. Contrate fornecedores confiáveis e, se possível, dos quais você já tenha boas referências. Isso ajudará também para que a noiva não surte antes da hora, afinal, são tantas coisas pra cuidar… Uma boa ideia é preparar uma embalagem para os convidados levarem dos docinhos para casa. 

Qual o Melhor Momento Para Servir os Docinhos?

 Muita gente considera de uma indelicadeza extrema fechar a mesa de doce durante a festa. E, pensando bem, se os doces foram feitos para os convidados, o ideal é deixar que comam à vontade. Caso contrário, no final da festa sobrarão muitos doces e pode até desperdiçar. Os convidados devem comer os doces na hora que desejarem. Se deixarem para liberar a mesa somente no final, quando todos os convidados já comeram tantas outras coisas e beberam muito, ninguém vai comer doce direto. A linda mesa de doces não deve ser somente para enfeitar. Pode até ter alguém repondo os doces à medida que forem acabando. Nesse caso, o bolo pode até ficar em uma mesa separada, muito bem decorada também. Fica à critério da noiva.

Enfim, seja como for, os doces são sempre muito bem vindos em qualquer ocasião. Adoçam a vida da gente e trazem uma alegria à alma.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Docinhos e Bem Casado

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • vou me casar e gostaria de saber de nde vcs sao , quanto sao os docinhos e se vcs fazem encomenda?

    paulinha 4 de fevereiro de 2010 0:19
  • por favor gostaria de saber o preço destes bombons quadrados com noivinhos em cima

    Magda 8 de agosto de 2010 20:32

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *