Algumas noivas na hora de escolherem qual buquê usarão na cerimônia de seu casamento, optam por utilizar um míni buquê – algo pequeno e discreto, que se passa quase por um corsage. As razões para esse tipo de escolha são diversas, mas as mais comuns, são dois pontos opostos: pode ser que a noiva seja naturalmente discreta e não goste da ideia de um buquê grande, ou então o vestido pode já ser cheio demais, com detalhes que a noiva deseja que chamem mais a atenção do que o buquê que ela carrega.
Em qualquer um dos casos, os cuidados na hora da escolha do míni buquê devem ser o mesmo.
O buquê pode até ser míni, mas a escolha das flores e arranjo que farão parte dele são tão importantes quanto se ele fosse um buquê de tamanho médio ou grande: ele deve complementar o vestido e a noiva em si, seu estilo e o que ela deseja transparecer com as suas escolhas para festa e decoração, e deve fazer parte, mesmo que em menor escala, da decoração em si: flores complementares, ou as mesmas flores, ou então cores que se complementem de uma maneira geral, são boas opções.
Para compor um míni buquê, as opções são mais limitadas do que em um buquê de tamanho normal, mas algo que fica muito bonito e elegante, são míni rosas, ou então rosas em botão; o segredo é escolher as rosas que não necessitem de cabos longos para sustentá-los, já que míni buquês são tradicionalmente algo mais arredondado, em que a extensão do cabo das flores vá somente até o ponto em que a noiva precisa para segurá-lo, sem uma continuidade mais longa, como os buquês mais tradicionais. Outra opção, para aqueles que não querem usar rosas, são as flores do campo, como pequenas margaridas e similares, que têm um ar delicado e doce, e podem ser misturadas em diversas combinações, sem ficarem muito pesadas ou exageradas.
Tradicionalmente, míni buquês tendem a ter apenas uma cor, e essa cor tende a ser discreta. Isso acontece porque algo de cor muito viva, pode acabar chamando a atenção demais para um buquê muito pequeno, e o efeito pode ficar estranhamente confuso – já que é um míni buquê, sua função é precisamente não chamar tanto a atenção: uma cor escura demais fará o oposto, e então o efeito mais delicado e romântico que um míni buquê tende a oferecer, se perde.
O importante é escolher algo que combine bem com seu vestido, e, em menor escala, com a decoração da festa.