No início de uma relação tudo “são flores” como se diz. Nada de brigas, tudo perfeito, ninguém vê defeito em ninguém. É um momento de total harmonia, que pode durar por um bom tempo ou pode chegar em uma segunda fase, onde os conflitos começam acontecer. Algumas vezes por coisas pequenas e em outras por problemas sérios. Nesta fase é que um começa a desconfiar que não conhecia o outro tão bem e não é pra menos, nem sempre conhecemos bem nós mesmos.
Um relacionamento pode ter várias fases, altos e baixos, discussões, momentos felizes, brigas, alegria, cumplicidade e até mesmo traição. E assim, como vários motivos fazem com que duas pessoas sigam juntas, dividindo a mesma casa ou cada um na sua esperando o momento de ficar junto, também é possível o rompimento total.
Uma pessoa mais “esquentadinha” pode dizer que é bem fácil terminar um relacionamento. Dando um simples basta, um adeus e pronto. Não pensa em mais nada, somente em colocar um ponto final no que está dando certo. Enquanto outras pessoas ficam com medo de terminar e magoar o outro. Ainda tem o grupo que pensa várias vezes, pois tem medo de se arrepender.
Se você está se perguntando se existe uma “receita de bolo” para acabar com a relação a reposta é não, porém, existe um bom modo de terminar um relacionamento. Veja dicas!
Como Terminar Um Relacionamento: Dicas
Antes que tudo fique de um modo que nenhuma das partes consiga ser feliz, que o respeito acabe, que a presença do outro seja sufocante, é hora de terminar a relação. Mas, existem maneiras e maneiras de terminar uma relação. Para terminar um relacionamento é bom tomar alguns cuidados, para evitar situações desnecessárias.
1- A decisão de colocar fim na relação deve ser feita com respeito.
Lá no início, na fase da conquista, ambos eram encantadores, não é mesmo. Gentileza era uma das prioridades. Então, o mesmo deve ser feito na hora de terminar a relação, usar de total respeito. Usar um tom amigável, ser sincero, olhar nos olhos do parceiro e ser delicado com as palavras na hora de dizer que a relação acabou.
2- A coerência deve prevalecer na hora de terminar um relacionamento.
Não brique com os sentimentos de uma outra pessoa e nem fique em cima do muro, pior ainda, não fale uma coisa e faça outra. Na hora de acabar a relação com alguém, seja sincero e aja de acordo com os seus sentimentos. Não diga que quer terminar e depois fique ligando e se demonstrando muito preocupado. Isso só servirá para magoar a outra pessoa, além de ser uma atitude imatura.
3- Para terminar uma relação é necessário se encher de força e ao mesmo tempo ser suave.
Você não pode chegar para terminar uma relação sem demonstrar que tem certeza do que está fazendo. Pode ser que a pessoa peça para saber por quais os motivos você está colocando o fim naquela relação. Essa é uma resposta que cabe a cada um decidir como vai responder. Falando a verdade, pois está diante de uma pessoa forte e madura ou omitindo fatos, para evitar que o parceiro ou parceira desmorone.
O tom de você de quem está terminando um relacionamento deve ser suave e ao mesmo tempo ter firmeza. Não deixe transparecer na voz que não tem certeza do que está fazendo.
4- Use a sinceridade acima de qualquer coisa.
Claro, que para tudo tem um “porém”. Se você está largando o seu namorado ou namorada para ficar com uma segunda pessoa, não tem necessidade de dizer isso para a atual que em breve se tornará “ex”. Seria apenas uma forma de magoar uma outra pessoa.
Agora se o término tem a ver com a relação, com as atitudes da outra pessoa, sim, você pode deixar claro o que está acontecendo e do que não gostou.
O que não se deve faze de jeito nenhum é dar desculpas que não são verdadeiras e que fará a pessoa se sentir idiota por ter que fingir que acreditou no que é óbvio que é mentira.
5- Seja equilibrado, nem rígido e nem flexível.
Manter o equilíbrio das palavras na hora de terminar um relacionamento é a melhor maneira de conduzir a situação sem muito estresse.
Não precisa fazer a pessoa que termina e não quer mais falar com o ex e nem tão pouco, pode acabar a relação e querer se transformar no melhor amigo do ex. Nada de extremos na hora do rompimento. Mantenha uma relação saudável e educada com o seu ex, de se falar quando se encontram e nada de muito além. Mas, nem pense em transforma-se em amiga e contar para ele, segredos da sua nova relação.
6- Respeitar como se posiciona o outro diante da situação.
É bem provável que mesmo buscando cuidados para evitar de magoar o outro, ele ou ela fique magoado com você. Afinal de contas, não tem como achar tudo certo quando uma das partes da relação quer terminar.
São sentimentos e cada pessoa reage de uma forma diferente do que a outra. Também não force uma situação. Pode ser que você termine e a outra pessoa lhe odeie. Neste caso, o melhor a fazer é aceitar e manter a distância.
Apesar de dicas e de cuidados, todo mundo sabe que não tem graça nenhuma quando alguém termina a relação. Pior ainda, quando o parceiro termina o relacionamento de uma hora para outra, sem nenhum sinal antes de desgaste. É aquele término que faz com que você caia das nuvens.
São sentimentos e cada pessoa reage de uma forma, mas o que qualquer um pode fazer é cuidar de si, ter amor próprio e ficar atento aos sinais de que as coisas não andavam bem. Quem termina deve ser direto e não magoar quem “fica”. Quem fica tem que pensar e seguir em frente. Não deve perder tempo com uma pessoa que não quer mais ficar com ela.
É realmente muito difícil terminar um relacionamento. Não existe um manual de instruções que determine como terminar corretamente um relacionamento, mas independente da situação o importante é que haja sinceridade.
Para terminar um relacionamento você deve ter absoluta certeza que o fim é necessário, se as causas são desconfiança ou mesmo chateação converse ou pergunte antes de colocar um ponto final na situação para não se arrepender futuramente.
Seja qual for a situação procure ser honesto, sensível e amigável com o seu parceiro, fique certo que não finalização sem tristeza, porém segue algumas sugestões para que seja ao menos tranqüilo.
Analise os motivos para não deixar o seu parceiro sem respostas objetivas.
Não prolongue demais a conversa, pois, a emoção do momento pode fazer você voltar atrás e perceber depois que não foi a melhor decisão, consequentemente ira planejar uma nova conversa. Não vale a pena prolongar um sofrimento. Lágrimas e palavras emocionadas suas e do parceiro ocorrerão em 90% dos casos. Mais se está certa que o fim é necessário não retroceda.
O local é outro ponto importante, é muito constrangedor levar um fora em público, portanto, escolha um local reservado, nesse momento quanto menor o número de pessoas melhor.
Outra dica muito importante é não finalizar um relacionamento em datas especiais, como Ano Novo, data de aniversário, entre outros. Datas Especiais não podem ser marcadas por momento triste, reconsidere, espere alguns dias para que a pessoa não se sinta péssima.
Nunca termine um relacionamento por telefone, e-mail ou redes sociais, esse momento exige um olho no olho. Por pior que seja não adianta fugir da situação.
Não use termos como eu fui errado, você merece coisa melhor ou algo do gênero. Seja franco e delicado, a pessoa tem o direito de saber o que causou o fim do relacionamento. Agora se você conheceu outra pessoa no meio do caminho ou não se sente mais atraída pelo companheiro, diga que precisa de um tempo para pensar, não tem jeito delicado de expor tais motivos à pessoa.
O mínimo que pode fazer nesse momento é ser carinhoso nesse momento, mesmo que signifique tirar um peso das costas, geralmente o outro não está esperando por esse momento. Cara de felicidade e risadas não ajudará em nada, nesse momento.
A rejeição algo inadmissível ao ser humano, portanto é normal que o outro tenha reações exageradas ou se super valorize para se sentir melhor. Apenas escute não revide, somente deixe claro que essa é a melhor decisão e você não voltará atrás.
Não se prenda a promessas, todas as mudanças que o parceiro venha propor, provavelmente foram discutidas durante o relacionamento, sem resultados, senão aconteceu antes dificilmente acontecerá agora.
De acordo com o tempo de relacionamento, temos condições de identificar qual a reação do parceiro quando rejeitado, caso o parceiro apresente reações violentas ou depressivas, procure finalizar o relacionamento em local público e seja breve.
Enfim mantenha a tranqüilidade nesse momento, seja firme e objetivo, exponha os motivos com cuidado e carinho, para não aumentar o sofrimento do outro.