Como Montar uma Empresa de Cerimonial?

O profissional de cerimonial está sendo cada vez mais valorizado especialmente na organização de casamentos, cabe a ele a responsabilidade de contatar os serviços necessários para o bom andamento da festa assim como garantir que seja uma data memorável para os noivos e convidados. Uma forma de ter uma atuação mais incisiva no mercado é montar uma empresa de cerimonial, algo que garante mais competitividade para estabelecer uma rede de fornecedores com preços mais acessíveis para os seus clientes.

Se você gosta desse segmento de atuação e já tem alguma experiência poderá pensar a respeito da abertura de uma empresa de cerimonial, mesmo que seja de pequeno porte. A seguir vamos dar algumas dicas de como investir nessa ideia com assertividade e aproveitando ao máximo as oportunidades que o mercado oferece.

Conheça o Mercado: O Que Uma Empresa de Cerimonial Faz?

O caminho mais natural para a abertura de uma empresa de cerimonial é o do profissional que já atua nesse segmento e deseja formalizar as suas atividades, contudo, nada impede que alguém que apenas deseja se tornar um empreendedor invista nessa ideia. Antes de começar a realizar os passos mais relevantes para a abertura do negócio sugerimos que você tenha bem claro em mente quais são as tarefas que essa companhia poderá desempenhar.

Focando na organização de casamentos há uma lista de tarefas que precisam ser realizadas como prestar auxílio ao casal de noivos para planejar a festa, cotar e contratar os fornecedores de buffet e estrutura, reservar e verificar o local da cerimônia e da comemoração entre outras. Tudo o que potencialmente preocuparia o casal fica a cargo do cerimonialista, a empresa contribui para oferecer melhor estrutura para a realização das suas tarefas.

Base de Fornecedores

O segredo para que a sua empresa se estabeleça com competividade no mercado é ter uma boa base de fornecedores de buffet, lembrancinhas, fotografia entre outros. Normalmente as empresas de cerimonial terceirizam esses serviços montando uma base de parceiros como floriculturas, buffets, salões para casamento entre outros. Os noivos estão em buscam de tranquilidade para viver esse momento especial e também de ajuda para conseguir cotações mais amigas do seu bolso.

Estrutura Física da Empresa

É fundamental ter um escritório bem organizado e bem localizado para receber os potenciais clientes para a primeira conversa e posteriormente os clientes durante a organização. O restante dos serviços são realizados geralmente de forma terceirizada não demandando grande espaço. Considere apenas que em algum momento você poderá ter que armazenar lembrancinhas ou outros itens sendo interessante ter algum espaço para isso.

Passos Técnicos de Como Montar uma Empresa de Cerimonial

Alguns passos são gerais para a abertura de empresas de qualquer segmento sendo importante antes de mais nada contratar um contador para te auxiliar. Elabore junto com o contador e advogado um contrato social em que estejam bem claras as disposições de cada um dos sócios (caso houver). O primeiro registro que deve ser feito é o da Junta Comercial do seu Estado, somente com ele feito será possível obter o CNPJ para a sua companhia.

Para abrir as portas da sua empresa é necessário solicitar o alvará de funcionamento junto ao município. De maneira geral quase todos os estados brasileiros tem convênio com a Receita Federal para que a inscrição estadual seja obtida juntamente com o CNPJ por meio da internet. Somente com a formalização feita será possível começar as atividades comerciais da sua empresa de cerimonial.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cerimônias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *