O Casamento
O casamento na Igreja católica é um sacramento – segundo essa religião, os sacramentos são sinais de graça que foram criados por Jesus Cristo, e que são o meio por onde é manifestada a vida divina – muito importante e muito valorizado pela comunidade católica.
A celebração do casamento católico conta com um ritual bastante simbólico e com várias práticas e costumes tradicionais, representando todo o valor e a importância desse momento na vida do casal. O principal objetivo desse ritual é abençoar a união que se inicia, e coloca-la encaixada nos eixos da crença dos noivos, mostrando a importância dessa nova família que está sendo instituída. A celebração também serve para a evidenciar a troca dos votos e deixar explícito que tudo está sendo feito por livre e espontânea vontade.
Para a Igreja, o casamento não é uma benção comum, como se pode fazer em outra situação, mas sim uma cerimônia especial, onde Deus toca e edifica, transformando os noivos em algo diferente do que eram ao entrar na igreja. Para os católicos, o casamento é o momento onde Deus transforma o amor dos noivos em sinal e evidência do Seu amor infinito e divino. Esse momento também serve para os noivos aceitarem a missão de transformar o amor entre eles, em um reflexo do amor do Pai.
Devido toda essa importância e representatividade que o casamento possui para a Igreja Católica, é necessário que se conheça todo o roteiro e o protocolo que fazem parte desse grande dia. Isso também auxilia para noivos que querem saber o que pode ou não ser alterado e adaptado nesse grande dia, respeitando sempre o roteiro original.
Mesmo com essas adaptações que o casal escolha fazer, para dar um ar mais personalizado, único e inovador, é impossível negar que os itens mais tradicionais e clássicos são essenciais e acabam por dar um toque especial nesse grande dia. O principal deles é o vestido de noiva na cor branca, que é utilizada para representar a pureza há muitos e muitos anos e ainda hoje se faz presente como marca registrada dos casamentos.
Esse momento não é importante apenas para os noivos, mas sim, para toda a família e amigos que fazem parte da historia do casal, e a presença dessas pessoas na cerimônia, torna tudo ainda mais bonito. As principais mudanças que são feitas em geral, são nas músicas, que podem ser trocadas por outras que representam o casal, e também mudanças em algumas leituras podem ser feitas. O protocolo geral será apresentado a seguir:
Entrada na Igreja:
Nesse momento existem algumas possibilidades variadas. Na primeira delas, entram primeiramente os pais do noivo, e a mãe do noivo volta para a saída da igreja para entrar com seu filho. Em seguida entram os pais da noiva, e o mesmo acontece, fazendo o pai da noiva voltar para a saída da igreja para entrar com sua filha.
Após isso entram os padrinhos, revezando um casal dos chamados pelo noivo, e um casal dos chamados pela noiva. Depois entra o noivo com sua mãe, em seguida as daminhas e pajens (caso haja) e enfim a noiva e o pai.
A segunda forma segue basicamente a mesma ideia da primeira, e a principal diferença é que nesse caso o pai do noivo e a mãe da noiva entram juntos, evitando a necessidade de os pais que farão a entrada com os noivos de ficarem se locomovendo na igreja. O restante é basicamente igual.
Existe algumas regras de entrada, entre elas, a de que as mulheres devem sempre entrar do lado esquerdo dos homens, para diferenciarem-se da noiva, que é a única que entra pelo lado direito.
Celebração:
Após todos já estarem devidamente posicionados, a celebração inicia-se. Em geral, o padre irá falar palavras de amor e união, e sobre o desejo do casal ter o seu amor abençoado. Quando o padre já conhece o casal, ele pode fazer um discurso mais pessoal e personalizado.
Há também as palavras de fidelidade e o momento em que os noivos expressam sua real vontade de se casar, e o consentimento entre eles. Há ainda a troca de votos e a troca de alianças, e em geral a benção dos padrinhos, e para finalizar, o padre autoriza o beijo e aponta que os noivos já estão definitivamente casados.
Cortejos de Saída:
Em geral, inicialmente saem os pais do noivo, os pais da noiva, os padrinhos e as daminhas e pajens (todos esses possivelmente já cumprimentaram e parabenizaram os noivos na frente do altar). Por fim saem os noivos, que são esperados na saída da igreja geralmente com bolinhas de sabão, arroz ou pétalas de flores.
Ressaltando que esse é um roteiro básico de casamento, mas que pode ser adaptado de acordo com o gosto do casal. O mais importante é que se converse antecipadamente com o celebrante, pois podem existir mudanças que não são aconselhadas ou permitidas.