Casamento Grego
O casamento para a cultura grega é uma celebração muito festejada, um tributo ao amor, considerado um verdadeiro evento, uma festa com muita dança e diversão. Parte das tradições dos casamentos gregos perduram desde a antiguidade, enquanto outras tem sua origem na religião ortodoxa, que é comum a maior parte do povo grego. Um casamento dentro das tradições gregas é sempre um sinonimo de história, alegria e celebração.
As Antigas Tradições Gregas
Assim como os casamentos tradicionais de outras culturas, notadamente o casamento budista e o casamento chinês, o casamento grego é um acordo entre as famílias dos noivos. A família da noiva cabia oferecer um dote a família do noivo podendo ser em dinheiro, terrenos ou outros bens de família. As famílias dos noivos e os convidados depositavam sobre a cama do casal ofertas em dinheiro como contribuição para a nova vida de casados. Os casamentos aconteciam geralmente em um domingo do mês de janeiro, mês da deusa Hera, mês da fertilidade.
Outra tradição antiga dizia que os convites de casamento deveriam ser entregues em mãos pelos noivos juntamente com um mimo que poderia ser uma flor ou um doce. Na cerimonia de casamento a noiva levava ervas e grãos de cereais num ritual de fertilidade, o bolo de casamento tinha como ingrediente proncipal o mel, sementes de marmelo e sésamo, que simbolizavam o bem e o mal. Depois da cerimônia de casamento os noivos eram acompanhados até a sua nova casa pelos pais, familiaes e amigos em uma procissão alegre e festiva.
A Cerimônia de Casamento
A maior parte da população grega são ortodoxos, para quem o casamento é um sacramento, e a cerimonia religiosa é de responsabilidade do padrinho e do sacerdote, se iniciando ainda fora da igreja com uma benção em nome da tríade Pai, Filho e Espirito Santo. Logo após os noivos adentram a igreja e acendem velas que mantem durante a cerimônia religiosa, que começa com a coroação dos noivos em sinal de reconhecimento de seu papel no reino de Deus.
As coroas que podem ser feitas de fitas, flores ou folhas, antes de serem colocadas na cabeça dos noivos ficam atadas por fitas na frente da igreja sobre bandejas de amendoas, e significam a eterna união entre os noivos, que trocam as coroas entre sí 3 vezes e depois desse ritual as amendoas são ofertadas as mulheres solteiras. A cerimônia segue com as leituras e com a comunhão, e é finalizada com o sacerdote conduzindo os noivos 3 vezes até a plataforma da igreja e os noivos são então declarados marido e mulher.
A Recepção de Casamento
Normalmente a recepção dos casamentos gregos vão até clarear o dia, com muita comida, bebida, musica e danças. A kalamatiano é a dança mais tradicional, conhecida como a dança do lenço, onde cada um dos nubentes segura em uma das pontas e chamam os convidados para a dança, que pode durar horas. Um dos rituais mais conhecidos dos casamentos gregos é a quebra de pratos que tem o objetivo de dar sorte aos noivos. A tradição dos casamentos gregos é formada de inumeros rituais que tem o objetivo de abençar e dar sorte ao novo casal, rituais estes que poem ser incorporados a celebração de um casamento atual, dando charme a cerimônia.
Esse site tem tudo q eu queira para meu trabalhooo