A Separação
Que felicidade quando é realizada a cerimônia religiosa de um casamento, juras de amor e fidelidade até que a morte os separe, mas quando a realidade bate á porta do casal muito antes do que se possa imaginar a tristeza aparece e o inevitável acontece “a separação” . Quanto sofrimento depois de dividir o mesmo teto por algum tempo com outra pessoa sua rotina cotidiana seus defeitos e qualidades, tudo vai por água á baixo e restam só as lembranças dos maus momentos e as brigas. Em um instante como o de um passe de mágica a vida do casal se transforma, os sentimentos corrompidos pelo ódio e a desilusão, um sentimento de fracasso e de perda invade os sentimentos de ambos. O que fazer para aliviar esse sofrimento? Como lidar com essa situação? Qual a melhor saída? São muitas as duvidas que assolam o casal.
Os Filhos na Separação
Quando um casal decide se separar os filhos são os que mais sofrem, pois se acham culpados dessa separação e cria uma revolta muito grande a ponto de se transformarem em pessoas distantes e frias com uma revolta interna que faz muito mal a eles. É nessa hora que os pais devem procurar ajuda profissional para poder entender e ao mesmo tempo ajudar aos filhos para que sofram menos na separação dos pais, pois o sofrimento é inevitável, mas diminuir esse sofrimento é possível, principalmente se for orientado por psicólogos. Toda criança sofre quando os pais se separam, pois a concepção de casamento e família é para a vida toda sem separações ou sofrimentos, a família é o teto seguro é a força para a vida e sem ela nada consola nada é possível.
O Papel dos Avós
Os avós são os mais importantes na separação dos pais, pois é a eles que os filhos vão recorrer e encontrar apoio e segurança, a estabilidade que esta faltando no lar. Quando os avós são presentes na vida das crianças, dos netos a separação não se torna tão sofrida ela é amenizada pelo amor incondicional dos avós. Quando parece que tudo esta ruindo aparece uma luz no fim do túnel tanto para os netos quanto para os filhos que estão enfrentando uma separação, pois sem querer os filhos ficam divididos entre o casal e só na companhia dos avós é que eles vão se sentir seguros sem disputa ou escolha.
Com Quem Deve Ficar os Filhos
Os filhos devem ficar a principio com a mãe, mas em alguns casos a tutela dos mesmos é concedida aos pais, por condições financeiras ou psicológicas ou até mesmo por opção dos próprios filhos. Quando as crianças ainda são muito pequenas o certo é ficarem na companhia da mãe, mas quando eles já têm idade suficiente para poder escolher o juiz da a eles esse direito de escolha proporcionando que essa criança possa ser feliz ao lado de quem desejar.