Sexualidade e Gênero na Escola

O mundo contemporâneo se apresenta evoluído, moderno, globalizado, no entanto, mesmo nesse contexto a sexualidade ainda continua sendo um tabu em muitos ambientes, inclusive nas escolas onde deveria ser amplamente debatida, pois a orientação sexual é imprescindível nas escolas, local onde os jovens deveriam buscar e encontrar orientações adequadas sobre sexualidade e gênero, o que não tira da família a responsabilidade dessa orientação, porém sabe-se que em muitos casos essas famílias não têm estrutura para desempenhar tal papel.

Nesse artigo nós vamos falar um pouco sobre sexualidade e gênero, um assunto que vem sendo tema de estudos e pesquisas desenvolvidos a nível universitários, no intuito especialmente, de preparar os professores para orientar e apoiar seus alunos, oferecendo as informações e o apoio necessário para um desenvolvimento saudável.

Conceituando Sexualidade e Gênero

Para melhor apresentar a discussão sobre sexualidade e gênero, procuramos os conhecimentos desenvolvidos pela psicologia, que tem como seu grande desafio compreender o ser humano em todas as suas dimensões, estudando o comportamento humano, enquanto conjunto teórico e prático para compreensão do desenvolvimento do individuo.

Assunto

Assim a psicologia conceitua o sexo como uma constatação do funcionamento e das características específicas dos aparelhos reprodutivos masculino ou feminino, com suas sensações, emoções e as suas subjetividades, enquanto o conceito de gênero é baseado nas relações sociais desiguais de poder entre os homens e as mulheres, sendo que os papéis de ambos são construídos de acordo com a sociedade, a época e a cultura em que se situam.

O Papel da Escola

Abordar o tema sexualidade e gênero na escola não é fácil, mas é fundamental para que os adolescentes tenham uma boa orientação e diálogo sobre o assunto, pois embora já exista maior abertura neste sentido, ainda são inúmeros os casos de gravidez na adolescência e AIDS.

É na escola que a maioria dos adolescentes passam a maior parte do tempo, onde começa a socialização e aflora a sexualidade devido ao desenvolvimento corporal. É na escola que acontece a interação com o mundo e com as pessoas.

Ensinar

Depois da família é a escola que complementa a educação. Os adolescentes precisam de alguém para dialogarem com naturalidade, abertura e principalmente com verdade sobre sexualidade e o professor a figura chave nessa etapa, não só na transmissão do conhecimento, mas para auxiliá-los em uma escolha consciente e bem informada de comportamentos sexuais.

Orientação Sexual na Escola

É importante ser trabalhado na escola além da sexualidade o gênero das crianças, pois a sociedade desde que a criança é bebe incute as diferenças de menino e menina, quando adolescentes podem ter grandes sofrimentos psíquicos se a opção sexual for homossexualismo, podendo causar angustia, rejeição, exclusão e insegurança.

Falar

É na escola que poderão ter este tipo de reflexão e de preparação para que possam fazer uma escolha sexual consciente, através da compreensão e diálogo sobre sexualidade e gênero para que passam aceitar-se como são e serem adultos sem preconceito e felizes.

É preciso refletir sobre a importância da Orientação Sexual na Escola para a construção da cidadania. A escola pode e deve contribuir para a construção de uma sociedade livre de falso moralismo, mais justa e mais feliz.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Relacionamento

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *