Nos anos recentes, o debate sobre o casamento livre entre o mesmo sexo tem crescido e aumentado a controvérsia nacional, repercutindo pelas salas do Congresso, nas salas da presidência do mundo todo, em dúzias de legislações e nas salas dos tribunais em vários estados, e nos discursos de campanhas políticas tanto nos níveis estaduais quanto nos níveis nacionais.
Como essas discussões têm aumentado, a religião também toma seu lugar no debate, sendo que entre todas as religiões há uma divisão clara sobre essa questão, e sobre a moralidade e a homossexualidade.
Legislação sobre o casamento entre pessoas do mesmo sexo ao redor do mundo
O casamento entre pessoas do mesmo sexo é atualmente legal em nove países, que são: Holanda, Bélgica, Espanha, Canadá, África do Sul, Noruega, Suécia, Portugal e Islândia. Cinco estados dos Estados Unidos e um território do país realizam casamentos gays, sendo eles Massachusetts, Connecticut, Lowa, Vermont, New Hampshire, e o distrito de Columbia.
A cidade do México também realiza casamentos entre pessoas do mesmo sexo. Numerosos outros países e regiões também concedem formas de reconhecimento de casais do mesmo sexo, apesar de não realizarem a cerimônia propriamente dita.
O que realmente impede que a união gay aconteça?
A questão do casamento gay tem gerado um debate muito controverso por todo o mundo, e muitas regiões e países têm passado a regulamentar e a criar emendas constitucionais que explicitamente proíbem o reconhecimento legal do casamento gay, algumas vezes também impedindo qualquer forma de reconhecimento.
A questão de garantir a união de casais do mesmo sexo é controversa em várias jurisdições, e assim muitos dos governos acabam optando por criar uma união civil ou uma coabitação não registrada para esses casais.
Atualmente, o debate sobre a legalização dessa união tem sido proposta oficialmente em quase uma dúzia de países, e os debates continuam em muitos outros. Mas para os verdadeiros interessados, essas intermináveis discussões não são suficientes. Não basta discutir e prometer. Eles querem seus direitos, querem a legalização sem nenhuma restrição, pois são casais como outros quaisquer.
Religião x homossexualismo
Nenhuma religião sozinha pode falar sobre a questão do homossexualismo. Há as religiões tolerantes quanto a essa questão, e outras não.
A igreja católica, por exemplo, há algum tempo foi totalmente contra essa união. Hoje em dia a visão dos católicos até que aceita a união, mas o casamento ainda não é possível. Porque para os católicos, se houver casamento, haverá consumação do ato sexual. As questões legais são mais fáceis de se resolver do que as religiosas.
Mas o que vale, é que enquanto a igreja não se abra para aceitar e concretizar a união, o casal deve saber que há um Deus que aceita e apóia sua decisão, e esse Deus é o que faz a única diferença.
No Brasil
Hoje em dia já existem alguns direitos concebidos aos casais gays, como direito a disputa por heranças, inclusão do parceiro como dependente de planos de saúde, pensões, guarda de crianças, e o mais importante é que a escolha sexual não pode jamais se motivo para exclusão, principalmente no emprego.
Por Carol C.