Solteira Depois dos 30 Anos

Em décadas passadas as mulheres não tinham muitas opções do que fazer na vida e em muitos casos acabavam se casando com o primeiro namorado que haviam tido na vida. Contudo, hoje em dia as oportunidades de estudar e trabalhar abriram novos horizontes, aliás, os homens também passaram a colocar os interesses profissionais acima da vida amorosa.

Com isso chegamos a um cenário em que as pessoas estão se casando cada vez mais tarde e muitas mulheres são solteiras depois dos 30 anos. Mas, afinal existe algum problema em ser solteira depois dessa idade? Essas mulheres precisam se sentir culpadas por isso? 

Novas Perspectivas

Muitas mulheres que estão na casa dos 30 anos ou já passaram dessa idade estão se dedicando a qualificação profissional através de mestrados e doutorados para ter mais oportunidades de trabalho no futuro. Ter feito mestrado, doutorado, viajado pelo mundo e ter vários amigos parece uma vida ideal para muitas pessoas, não é mesmo?

Pois, acredite que muitas mulheres que vivem essa realidade se veem no centro de cobranças ferozes a respeito de quando vão se casar, ter filhos, uma casa para cuidar enfim quando irão assumir o papel que a mulher tinha na sociedade até então. Se você é uma mulher solteira já deve ter ouvido coisas como: “Legal a sua carreira, mas quando vai arrumar um namorado?”; “Você está muito nervosa devia arrumar um namorado.”.

Amiga ‘Avulsa’

Uma coisa que assusta um pouco as mulheres que se mantém solteiras depois dos 30 anos é o fato de sentirem por vezes ‘avulsas’ entre as amigas casadas ou que tem namorados. Quando se tem um grupo de amigas em que apenas uma não tem um relacionamento é comum que essa se sinta um pouco por fora das conversas. 

Namorado é Solução?

Outra situação que acontece com muita frequência é as pessoas acreditarem que um namorado é a solução para tudo na vida. Então se surge um problema na vida da amiga solteira mesmo que não tenha nenhuma relação com a vida pessoal a solução para os que estão a volta é logo arrumar um namorado. Tem ainda as pessoas que começam a despejar todo o seu papo sobre pensar positivo e gostar de si mesma para conseguir encontrar o príncipe encantado.

Se você parar um pouco e observar a sua volta perceberá que existem muitos tipos diferentes de pessoas que tem namorados. Sendo assim isso não é exclusividade de mulheres bonitas e com visual de modelo. Logo ninguém deve tentar mudar alguma coisa somente porque deseja encontrar alguém.

Pressão Alheia

Quem chega aos 30 anos solteira sente a pressão social feita pelas outras pessoas, essa pressão pode chegar através de frases simples como: “Nossa, você é tão bonita e inteligente, por que ainda está solteira?” ou “Você não quis casar?”. O que as pessoas não pensam é que se não perguntassem essas coisas com tanta frequência talvez a solteira em questão nem pensasse muito sobre o assunto no seu dia a dia.

Será Que Todos Estão Certos?

Parece que o mundo conspira a favor de quem tem um namorado e essa pressão é mais forte durante a adolescência e depois dos 30 anos. Isso porque parece que a mulher que tem alguém tem um tipo de selo de qualidade que diz que ela foi devidamente desejada e aprovada por alguém.

Pode ser mais dramático para uma mulher se manter solteira depois dos 30 anos pelo fato de que o desejo de ter uma família pareça cada vez mais distante. Ser uma profissional bem-sucedida mostra que uma mulher é dedicada, estar com o corpo em dia mostra que ela tem cuidados consigo mesma, mas ter um namorado é o que parece dizer as pessoas que uma mulher é ou não uma mulher adequada.

Não Há Nada Errado com Você

Com toda essa pressão social sobre arrumar um namorado e somente assim poder ser feliz essas mulheres começam a pensar que realmente existe algo de errado com elas. Depois de ouvir tantas vezes frases de como é bonita e não devia estar sozinha a mulher passa a entender que ter um namorado é um ideal que precisa ser alcançado.

Uma mulher madura entende que não deve procurar um namorado para saciar a vontade dos outros e sim para atender a um desejo pessoal a intransferível. Muitas vezes o único desejo de uma pessoa é ficar sozinha e aproveitar a sua companhia.

Dificuldades

Mesmo uma mulher segura e bem-sucedida em outras áreas da vida pode enfrentar algumas dificuldades para passar numa boa por tantas cobranças em relação ao seu estado civil. É importante compreender que muitas vezes uma mulher decide ficar sozinha por opção e não porque ninguém a quer ou porque ela tem algo errado.

A sociedade já tem muitas mulheres que decidiram ficar sozinhas porque simplesmente assim o querem. A cobrança ainda não diminuiu, pois ainda é difícil para muitas pessoas entender que pode ser uma escolha da mulher ficar sozinha e não um sinônimo de fracasso.

Inveja

Talvez seja difícil para as mulheres solteiras que são cravejadas de opiniões negativas sobre o seu status de relacionamento acreditar, mas sim elas são muito invejadas por outras mulheres. Uma mulher que tem coragem de dizer que não quer estar casada ou um relacionamento precisa de muita coragem, pois isso pode soar quase como um crime.

Assim uma mulher que o faz pode ser secretamente invejada pelas amigas que estão em relações que nem sempre dão certo somente para não ficar sozinhas. Mais mulheres deviam ter a coragem de assumir que desejam apenas investir em viagens e realizações profissionais ao invés de um casamento.

À Espera de Um Par

Devemos encerrar o texto dizendo que claro que as mulheres que estão solteiras depois dos 30 anos podem e devem desejar ter um relacionamento na sua vida. Não é errado desejar encontrar alguém especial. O que não pode é achar que somente será feliz se encontrar alguém que a ‘complete’. Você deve ser completa para que possa transbordar com a pessoa certa, a sua felicidade não está em ninguém além de você mesma.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Relacionamento

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *