Reflita alguns instantes e responda sinceramente: “Alguma vez na sua vida você disse sim para alguma coisa que queria dizer não?”. Fique tranquilo que todo mundo já passou por isso, o problema reside na verdade é na quantidade de vezes que isso aconteceu com você.
[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=5Mtz3kDdltg[/youtube]
Muitas pessoas buscam agradar os demais dizendo sempre sim para tudo o que lhe pedem, porém, isso não é saudável. Saiba que uma pessoa que diz sim para tudo não é necessariamente uma pessoa boa e sim uma pessoa insegura que tem medo de ficar de fora alguma coisa.
Essas pessoas agem assim porque acreditam que não serão amadas pelos demais pelos que são e sim pelo o que fazem, ou seja, o desejo de todo mundo. Continue lendo e desvende um pouco mais esse doce mistério de dizer não. A sua felicidade pode estar em apenas três lindas e sonoras letras: NÃO.
Pessoas Que Dizem Sim no Trabalho
Grande parte das vezes que alguém diz sim ao invés de não por pressão é no ambiente de trabalho. A esperança dessas pessoas, muitas vezes é que dizer sempre sim para o chefe vai ajudar a subir na carreira. Porém, isso pode ter (e na maioria dos casos tem) um impacto contrário. Os chefes veem esses profissionais como pessoas sem determinação e postura profissional, pois precisam saber se impor as vezes e dizer não para uma tarefa para poder concluir outra.
Pessoas Que Dizem no Amor
O parceiro vê a pessoa que só diz sim para tudo como uma pessoa um tanto sem graça e que facilmente pode ser ‘levada’. Quando a relação está no começo pode soar como uma pessoa desesperada. Não é legal ser visto dessa forma, não é mesmo? Isso é importante para entender que dizer não é algo saudável, esperado pelos demais e que você deve fazer. Diga sim para o não!
Reconheça Seu Direito
A primeira coisa a se fazer é reconhecer que você tem o pleno direito de recusar qualquer pedido pelo simples fato de não estar afim de fazê-lo. A grande questão nem é dizer não e sim não sucumbir a culpa e saber como se desvencilhar das situações chatas sem magoar ninguém. Pois, algumas pessoas merecem e devem levar um ‘não’ na lata para deixarem de ser folgadas, mas outras são pessoas legais que não queremos deixar chateadas. Confira abaixo como dizer não sem culpa.
Como Dizer Não Sem Culpa
Use a Tática de Ganhar Tempo
Quem ainda não consegue dizer não na mesma hora para a pessoa pode usar a tática do tempo, ou seja, pedir um tempo para verificar se não tem outro compromisso na mesma hora. Com isso você terá mais tempo para poder encontrar uma boa desculpa para não ir e mostrar mais segurança na hora de dizer não. Depois de algum tempo retorne e diga que não poderá comparecer por esse ou aquele motivo.
Seja Papagaio – Repita
Se no caso de você pedir um tempo para pensar a pessoa ficar insistindo que você dê uma resposta imediata (uma forma de ter forçar a dizer sim) faça o papagaio e repita mil vezes que precisa de tempo e que não vai responder na hora. Não precisa ser grosseiro apenas dizer “Realmente preciso ver, pois acho que tenho um compromisso nesse dia e hora”. Não se entregue, pois se a pessoa te dobrar assim uma vez tentará sempre.
Lista de Consequências
Quem ainda se encontra numa grande saia justa para dizer não pode usar outra tática, a de fazer duas listas. Uma das listas é das consequências de dizer não e a outra se disser sim. Seja prático e pense com a sua experiência e não com a sua imaginação, não embarque numa fantasia do que pode vir a acontecer depois de dizer sim ou não. Pense em como você se sentiu e como transcorreu uma situação parecida.
Deixe a Culpa de Lado
É bem possível que você encontre pela vida pessoas que não aceitam ouvir não e é exatamente para essas pessoas que você tem que insistir ainda mais pela negativa. Tenha em mente que se a reação da pessoa é ruim isso é um problema dela e não seu, não fique culpado por se negar a fazer algo que não quer somente porque a outra pessoa não entende a linguagem do “ene-a-o-til”. Nunca seja refém de manha e saiba que geralmente quem faz mais manha é adulto.
A Fórmula Mágica – Elogio + Não + Agradecimento = Tudo Bem
Pode parecer coisa de primário (e talvez até seja), mas é o que funciona em grande parte dos casos. Por exemplo, alguém veio e lhe fez algum convite para ir a uma festa que você não quer ir de jeito nenhum. Comece a resposta dizendo o quanto gosta da pessoa e quanto o evento deve ser legal, coloque um que “que pena” no meio e diga que não poderá ir, mas que agradece a lembrança e que numa próxima vez você tentará ir.
Se For Possível Repasse
Quando te pedem um favor chato talvez você nem pense, mas será que não tem outra pessoa na face da Terra que possa ajudar? Com certeza tem, você pode ser legal e mesmo negando fazer o favor (dizendo que tem algum compromisso) pode indicar uma terceira pessoa que talvez tenha bem mais interesse, vontade e responsabilidade para ajudar na tarefa.
Contraproposta
Naquelas situações em que você recebe um pedido que não quer atender, mas que sabe que pode ajudar a pessoa em questão de outra forma faça uma contraproposta. Basicamente você diz que não poderá contribuir da forma como lhe foi solicitado, mas que pode ajudar de outra forma. Porém, só faça isso se você realmente quer e pode contribuir de outra forma e não dar um não completo.
Fim de Papo
Se nessa situação de contraproposta a pessoa lhe disser que não adianta a oferta feita e que somente seria bom para ela se você fizesse tudo o que lhe foi pedido diga apenas um “Certo” e considere fim de papo. Jamais comece a listar as justificativas, pois isso daria ‘munição’ para a outra pessoa tentar te convencer.
Pense
Sempre que for dar uma resposta para alguém reflita bastante se quer mesmo dizer não e se concluir que deseja mesmo diga sem medo de ser feliz.