A queixa da maioria das mulheres casadas é sobre a mudança que se operou no parceiro depois do casamento. Em alguns casos a mudança demorou um pouco para começar a acontecer em outros nem demorou tanto. Então, é verdade o que dizem sobre a mudança masculina após o casamento? Os homens realmente mudam?
Bem, analisando friamente a situação, na verdade parece que dentro de um casamento os dois, homens e mulheres, mudam. Talvez os homens um pouco mais. Os terapeutas de casais encontram muitas respostas sobre essas mudanças. Dentre elas a primeira é (essa deixa as mulheres meio desnorteadas, sem saber o que fazer) que a maioria das mulheres depois que se casam se transformam em quase mãe dos maridos. E o pior é que elas quando tomam essa atitude pensam que estão agradando.
Observe Essas Situações e Veja se Reconhece Algumas Delas:
1-Muitas mulheres reclamam que o relacionamento esfriou depois do casamento. A verdade é que não deveria. Porém, são muitas as mudanças e nem sempre o casal está preparado para elas. Uma delas é exatamente a falta de saudade. A partir do momento em que estão vivendo sob o mesmo teto e se vendo diariamente não há mais motivo para sentir falta um do outro.
2- Outra mudança diz respeito ao visual. Tanto o homem quanto a mulher, tem o maior cuidado com o corpo e com a aparência enquanto estão na fase do namoro. Um homem não vai ao encontro da namorada com a sua aparência desleixada. Ele se cuida porque deseja que ela o ache atraente. E a mulher também só espera pelo seu namorado, arrumada, maquiada, perfumada, geralmente se arrumam como se estivessem indo a uma festa. Porém depois do casamento, em muitos casos esses cuidados são deixados de lado. O capricho não existe mais. E depois de algum tempo alguns homens engordam ou ficam barrigudos e as mulheres esquecem o endereço do salão de beleza. E, começa a troca de críticas.
3- Quando um homem se casa ele espera que a mulher mantenha o mesmo jeito feminino que o conquistou. Eles querem continuar a encontrar uma mulher sexy, cheirosa, com uma roupa bonita. E muitas mulheres acreditam que depois de casadas não precisam mais se arrumar. Pensam que um banho e o jantar pronto são o suficiente para agradar o marido.
4- Quando namorava, ele se divertia com o modo engraçado e se derretia com o olhar apaixonado com que ela olhava pra ele. Caso ele se demorasse um pouco, ela o estaria esperando (mesmo que um pouco zangada) com ansiedade. Depois do casamento, geralmente o homem chega em casa e encontra uma mulher com cara de cansaço, insatisfação e se ele demora um pouco, a ira estará estampada em seu rosto.
5-Um homem não está procurando uma mãe quando se casa, mas parece que muitas mulheres ainda não entenderam isso. Muita mulher começa a cuidar do marido como se fosse a própria mãe dele: Cuida das roupas e calçados dele como a mãe cuidava, faz a comida que ele gosta do jeito que a sogra faz, procura manter tudo impecável, inclusive a casa… No final das contas a mulher que age dessa forma se surpreende quando o casamento esfria. O marido passa a ter por ela um amor maternal. É um grande equívoco uma mulher pensar que um homem está procurando uma segunda mãe.
6-Os trabalhos domésticos podem ser divididos entre o casal, principalmente quando a mulher também trabalha fora. Porém, essa divisão pode ser feita de uma forma agradável, divertida. Dá até para o casal namorar um pouco enquanto faz as tarefas. Lembre-se que muitos homens não estão acostumados a realizar esse tipo de trabalho. Então, antes de criticar ensine amorosamente e elogie o que ele tiver feito (mesmo que não tenha ficado muito bom). Da próxima vez ele sentirá prazer em ajudá-la.
7-Não espere seu marido todos os dias com um balde de reclamações para jogar em cima dele. Essa atitude fará com que ele tenha saudades do tempo em que era recebido por você com palavras doces, com sorrisos e com promessas de que nada mudaria. Em casamento, nostalgia é péssimo. Quando se começa a ter saudade do que ficou para trás é sinal de que o tempo presente não está agradando. Geralmente quando o homem (mulher também) é recebido dessa forma em casa, com o passar dos dias começa a procurar uma desculpa para chegar cada vez mais tarde. Se ao contrário, ele for recebido com carinho, com sorrisos, certamente sentirá vontade de voltar mais cedo para casa.
8-Durante o namoro tudo o que o casal quer (pelo menos é o que dizem) é compartilhar as coisas um do outro. Parece muito interessante essa forma de divisão e soma das vidas do casal. Contudo, depois do casamento, a mesma coisa que eles diziam querer vira motivo de brigas, porque o compartilhamento é tido como falta de privacidade, intromissão, ou ainda pior, sensação de sufoco. As mesmas pessoas que diziam querer compartilhar a vida com o outro, começam a querer individualidade.
9-A perda de individualidade é sentida quando o homem começa a ser privado das partidas de futebol nos finais de semana com os amigos, o churrasco, a cerveja depois do expediente. E as mulheres quando já não podem mais sair para demorar meia hora, encontrar com as amigas e passar mais de três horas conversando. Geralmente, aquela ida ao shopping para dar uma olhada em uma loja de calçados. As duas situações são totalmente inocentes e antes do casamento aconteciam às claras sem que houvesse reclamações de nenhum dos lados. Então o que mudou foi o casamento.
10-É impressionante como o casamento pode esfriar o sexo entre um casal. Na maioria das vezes quando isso acontece a mulher culpa o homem. Porém, para que isso não aconteça o casal precisa estar atento. O que faz com que isso aconteça, geralmente é o sexo fácil. Enquanto namoravam precisavam se encontrar para fazer sexo. Em algumas vezes, isso só era possível duas ou três vezes por semana, mas com o casamento com os dois na mesma casa, basta sentirem vontade. E custam a identificar o porquê da mudança.
É fato que os homens mudam após o casamento. Porém, não seria correto afirmar que somente eles mudam. As mulheres também mudam. E para que um namoro maravilhoso não se transforme em um casamento desastrado, é necessário que homem e mulher estejam preparados para não permitir que as mudanças aconteçam de modo negativo.