A vida em família pode parecer um desafio de vez em quando. Há sentimentos, vidas e emoções de tantas pessoas a considerar que não é algo fácil. Entretanto, a criação de uma família feliz não é nada impossível. Na verdade pode ser até bem simples, basta que haja a vontade em todos de formar uma família feliz e unida.
Confira, a seguir, algumas características que fazem de uma família feliz de verdade.
[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=iZ20yUMfD-w[/youtube]
Vontade de Fazer Parte da Família
As famílias não funcionam se alguns de seus membros não querem realmente fazer parte dela. Uma família é como uma equipe, todos devem estar unidos, seja nos momentos bons ou rins. Cada membro deve tomar uma decisão consciente de fazer parte da família, e isso significa fazer a sua parte, sendo atencioso com todo mundo e ajudando quando necessário.
É bastante comum que famílias unidas tenham os chamados agregados, que são aquelas pessoas que não parentes de sangue, mas que por terem afinidade com os membros acabam se tornando parte dela. Se a sua família possui agregados este é um grande início de que se trata de uma família feliz, afinal existem pessoas que decidiram fazer parte dela.
Construção de Laços Fortes Com Outras Pessoas
As famílias são as equipes e precisam de união, mas eles também precisam construir fortes laços com outras pessoas. Não é porque você faz parte de uma família unida que não pode criar laços com outras pessoas. Não basta apenas acenar para seus vizinhos, é preciso parar e ter uma conversa, sobre qualquer assunto. Esse tipo de relação é muito importante e pode até acrescentar as suas relações familiares.
Participe de organizações religiosas ou comunitárias e faça amigos. É importante manter relações independentes da família. Uma coisa não impede a outra e há lugar para todos. Quanto mais amigos e familiares você tiver do seu lado, melhor.
Mantém a União nos Momentos Bons e Ruins
É bastante comum ver famílias reunidas em momentos felizes como festas de fim de ano, aniversários e outras comemorações. Mas o nos momentos difíceis? Todas as pessoas, sem exceção, passam por situações complicadas e são nesses momentos que se tem a certeza de que uma família é mesmo unida ou não.
Comece a reparar se as mesmas pessoas que frequentam as festas também estão presentes nos velórios, por exemplo. Se as mesmas pessoas estiverem apoiando os membros da família em ambas situações, considere-se uma pessoa de sorte, pois você faz parte de uma equipe que está unida nas alegrias e nas tristezas e, por isso, nunca estará só.
Respeito a Personalidade de Cada Um
Pessoas que estão sempre juntas podem tentar influenciar umas as outras na hora de fazer escolhas. Porém, é importante tomar cuidado para saber diferenciar bons exemplos de situações forçadas. Não é porque os filhos do seu irmão fazem aulas de judô que os seus filhos devem fazer também. É importante respeitar a personalidade de cada um dos membros da família.
Respeitar a individualidade de cada membro e uma característica fundamental das famílias unidas e felizes. Apenas quando um aprender a amar o outro como ele realmente é que haverá união e harmonia entre todos.
Passar Tempo Juntos
Não dá para considerar unida uma família que se encontra apenas em situações esporádicas. Passar tempo juntos é muito importante e irá ajudar a estreitar os laços dos familiares. Você não pode se sentir feliz sendo membro de uma família, se vocês nunca estão juntos.
Passar tempo de qualidade juntos não significa que você precisa gastar dinheiro indo ao teatro e ao restaurante com os seus parentes. Esses momentos juntos podem ser simples, como um almoço no domingo, reunir para ajudar alguém a fazer uma mudança, uma caminhada, etc.
Defender Uns aos Outros
Uma cena bastante comum em filmes infantis é quando o irmão mais velho defende o caçula que está sendo incomodado pelo colega de escola. Os membros de uma família agem exatamente assim. Um deve estar sempre pronto para ajudar o outro e defendê-lo, quando ele tiver a razão, claro.
A velha frase “Mexeu com ele, mexeu comigo” se aplica perfeitamente a essa situação. Quando alguém faz algo de ruim para um dos membros da família, todos os outros se sentem atacados também. É preciso manter a calma para não arrumar confusões, mas esse sentimento de querer defender é uma característica comum das famílias felizes.
Cada um é Responsável Pela Sua Própria Felicidade
Você não pode depender de ninguém para ser feliz. Isso vale para os amigos, parceiros e familiares. Você tem que ser capaz de encontrar a felicidade em si mesmo, antes de querer que a sua família cumpra esse papel. Não exija certas atitudes das pessoas para que elas te façam feliz.
Se cada membro da família se concentrar em manter-se feliz, então todos poderão unir esses bons sentimentos e, juntos, tornarem a felicidade ainda maior. Pense em como os almoços em família podem ser mais agradáveis quando ninguém está deprimido e todos estão sorrindo. Colabore com a sua família levando um sorriso no rosto e a sua alegria.
Cumprimento de Promessas
Um grande motivo que causa desentendimento entre as famílias é o não cumprimento de promessas. Irmãos que prometem ajudar o outro em momentos de dificuldade, filhos que fazem promessas aos pais e não cumprem, tudo isso acaba gerando intrigas e atrapalhando a harmonia familiar.
É importante que todos os membros da família tenham consciência e cumprem todas as suas promessas, sejam ela relacionadas a dinheiro, atitude ou qualquer outro tema. Cada membro deve mostrar que é digno de confiança de toda a família.
Saber Perdoar
Mesmo nas famílias mais felizes acontecem desentendimentos, isso é normal e faz parte do relacionamento humano. Porém, algo que não pode faltar nunca é o perdão. É importante que quem errou se arrependa e peça perdão, e que o outro saiba aceitar as desculpas.
Uma família feliz é aquela que, acima de tudo, consegue superar as diferenças e manter-se unida sempre em todas as situações da vida, desde as felizes até aquelas mais difíceis.