Como Acalmar as Crianças em Viagens de Carro

Quando chega o mês de férias da criançada é normal que entre as atividades previstas com a família tenha um viagem planejada, que muitas vezes pode ser de carro. E para alguns pais pode ser um verdadeiro teste de paciência, já que algumas crianças ficam irritadas, impacientes ou simplesmente entediadas durante o trajeto. Para evitar que o passeio, ida e volta, se transforme em um verdadeiro pesadelo e as férias já comecem com o pé esquerdo, é melhor preparar a criançada, acalmá-las, antes de começar.

Para começar, chame os seus filhos e diga exatamente o que a família irá fazer, qual foi as férias planejadas, mas principalmente, o tempo que elas terão que ficar no carro. Além disso, programe com os seus filhos as paradas e determine acordos, como, um bom comportamento inclui uma parada extra para o sorvete. Outro ponto muito importante é o modo em que as crianças viajam. Você não pode exigir que os seus filhos fiquem calmos durante uma viagem de carro, se eles estão no meio de um monte de coisas, sem nenhum conforto. O conforto é fundamental, pense na cadeirinha no caso das crianças menores e um brinquedo nas mãos delas para ir se distraindo, travesseiro ou coberta para aquecer mais um pouco, livros, enfim, objetos que estejam organizados e distraiam.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=xmihEPs6g8I[/youtube]

Outra dica é evitar os horários de pico para viajar com criança. Se nem você suporta um engarrafamento, imagine uma criança. Aliás, se formos falar de horário, o melhor é aquele em que normalmente elas dormem.

E não se esqueça de seguir as regras do Código de Trânsito Brasileiro, o uso do cinto de segurança, a mãe atrás com o bebê, a cadeirinha, etc.

Equipando o Carro Para Viajar com as Crianças

Quem viaja com criança no carro deve estar preparado duas vezes para qualquer tipo de imprevisto. Só adultos em algumas situações já é difícil de controlar e com criança, nem se fala. Para os bebês, por exemplo, não pode faltar as fraldas, o lenço umedecido, um mantinha para o frio, uma roupinha fácil de pegar para trocar, comida e principalmente, álcool gel para limpar as mãos antes de cuidar dela. Se tiver espaço no carro e a viagem for muito longa é melhor colocar na lista um aquecedor para as mamadeiras, que devem ser levadas em isopor para não estragar o leite.

E faça sempre uma caixinha de primeiros socorros, com remédios que podem ajudar em uma dor de barriga ou mal estar passageiro.

A Hora do Lanche e a Parada não Podem Faltar

Quando você faz uma viagem só com adultos até que dá para ganhar tempo na estrada e evitar as paradas. Dependendo do tempo dá para viajar direto, mas nem pense em fazer o mesmo se você tem crianças no carro, isso com certeza, as deixariam ainda mais irritadas.

É necessário planejar as paradas antes mesmo de sair de casa, que devem ser para ir ao banheiro e para fazer refeições. No caso de dias muito quentes é importante parar para tomar água fresca ou comprar mais para seguir viagem. Dentro do carro, não deixe de levar frutas e outros alimentos leves, mas atenção, nada que faça sujeira, porque a bagunça no carro também irá provocar irritação dos seus filhos.

Se você já sabe que um dos seus filhos sofre de enjoo durante uma viagem de carro, tenha em mãos um remédio e não deixe faltar os sacos para uma emergência. E caso a criança, peça para fazer uma parada extra porque precisa ir ao banheiro, nem pense em negar, pare no primeiro lugar possível.

Arrume Passatempo Para os Seus Filhos Para Deixá-los Calmo

As crianças são cheias de energia e por isso, basta pouco tempo paradas para que elas fiquem entediadas, o que gera irritação e problemas à vista. Então, antes que os seus filhos comecem procurar o que fazer, como brigar entre eles, promova brincadeira criativas. Tipo cantar ou contar histórias, procurar número nas placas dos carros que passam, contar quantos carros de cada cor passaram, enfim, converse e invente para mantê-las em plena atividade.

Se mesmo mantendo os seus filhos com tarefas, eles arrumarem um modo de brigar, tente manter a calma. É uma situação que exige muita paciência, gritar e mandar que ele fiquem calados não irá resolver o problema, pelo contrário, é provável que os agite ainda mais.

Tente acabar com a briga usando uma conversa dura, mas com tom apaziguador e um bom truque, principalmente, quando os filhos são pequenos é ter alguma surpresa na bagagem. Algum presentinho que eles não imaginavam que existisse e ele será a moeda de troca para terminar com a discussão entre irmãos.

A Tecnologia Pode Salvar a sua Viagem

A tecnologia virou uma grande aliada dos pais em qualquer situação, é claro, que ela deve ser usada com moderação. Não é correto colocar o seu filho 24 horas do dia na frente de um produto tecnológico para que ele fique alienado e você não tenha mais trabalho. Mas, é claro, que ela pode ser uma boa solução, como por exemplo, os tablets. Os joguinhos, a possibilidade de ver filmes e até mesmo de brincar com o GPS para acompanhar o andamento da viagem, pode deixar as crianças calmas por horas.

Antes de sair de casa, você pode preparar o tablet com jogos que distraiam o seu filho e não só isso. Você também tem a opção do DVD portátil, que pode ser colocado atrás do encosto do banco do carona e durante parte da viagem as crianças assistirem a um filme ou DVD de música.

No caso dos jogos, evite aqueles violentos, que deixarão os seus filhos ainda mais agitados, procure opções de brinquedos mais interativos, que as façam raciocinar e estimulem a tranquilidade. Para não atrapalhar o papai que vai ao volante, leve com você um fone de ouvido para cada criança.

Mas lembre-se que a tecnologia deve ser usada com moderação, não significa entregar um tablet na mão do seu filho na porta de casa e retirá-lo somente quando chegar no destino final. Pelo contrário, a criança ficará entendiada em um certo ponto porque estará repetindo a mesma atividade. Saiba a hora de mudar de estratégia.

Para Acalmar as Crianças em Viagens de Carro: o Que não Fazer

  • Os pais jamais devem iniciar uma discussão entre eles.
  • Nunca coloque música alta demais.
  • Evite o trânsito em horários de pico.
  • Caso pegue um engarrafamento, desligue o ar, abra as janelas e converse o máximo com os seus filhos para distraí-los.
Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Filhos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *