Formas Práticas e Inteligentes de Reduzir O Estresse No Relacionamento

Como os casais podem se ajudar mutuamente se livrando do estresse e melhorando a sua relação amorosa? É o veremos nesse artigo.

Estresse e Dia a Dia das Pessoas

O estresse afeta as nossas relações de amor mais do que estamos cientes ou percebemos. Parte do problema é que o estresse está enraizado em nosso cotidiano.

O estresse tornou-se uma parte tão normal da vida diária que os parceiros se tornam imunes aos seus principais sintomas e sinais de alerta.

Ignorar o estresse só o faz crescer ainda mais. Mesmo quando um casal tenta ignorar o estresse, fingindo que ele não existe, ele é sentido e absorvido pelas duas pessoas envolvidas no relacionamento amoroso.

Se os parceiros falam porque são forçados pelo outro, eles podem não saber o que fazer e como lidar com essa situação desgastante.

Além disso, Segundo especialistas “o estresse é contagioso.” Eles comparam o estresse a um jogo, no qual a tensão esta sempre presente nos “jogadores” ou “parceiros.” O casal torna-se incapaz de relaxar e desfrutar dos bons momentos vividos um com o outro.

“O estresse mostra-se em nossas ações, nosso comportamento, e em ambas as comunicações verbais e não-verbais, por isso ele não só afeta ambos os parceiros, como também sua relação”.

Os casais estressados ​​brigam e entram em conflitos mais vezes, afastam-se um dos aos outros, se sentem sozinhos, tristes, frustrados, irritados. O Estresse crônico pode criar problemas ainda maiores e mais graves.

“De acordo com profissionais da área, o estresse de longo prazo pode se transformar em depressão e isolamento, resultando em uma relação conflituosa e distante para o casal”.

Abaixo, compartilharemos alguns conselhos sobre como afastar o estresse, confortar o parceiro e superar a crise entre um casal.

1. Reconheça Quais São Os Sintomas de Estresse.

De acordo com especialistas, muitos casais na maioria das vezes se tornam tão acostumados ao estresse que mal o reconhecem e muitas vezes ignoram suas implicações destrutivas.

Então, como você sabe quando o seu parceiro (ou você) está estressado? Abaixo estão listados estes sinais diretos de estresse que podem ser facilmente reconhecidos:

-“Um ou ambos os parceiros são mal-humorados, irritadiços, distantes, temperamentais, choram com facilidade, são inquietos ou hiper agitados, ou muito animados sem um motivo real para isso”.

-Um ou ambos os parceiros têm o costume de se automedicar com drogas, álcool, alimentos, etc.

2. Aproxime-se Seu Parceiro O Máximo Que Puder.

Se você vê sinais de estresse, pergunte ao seu parceiro o que está acontecendo de uma maneira calma e compassiva. Poderia ser tão simples como: “Você está tendo um dia difícil, querida/o?” “Venha sentar-se ao meu lado e me contar tudo sobre isso”.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=2I4IkgUziQk[/youtube]

3. Procure Ouvir Sempre O Que Seu Parceiro Tem A Dizer.

Todos nós queremos que o nosso parceiro entenda e preste atenção ao que falamos, pois dessa forma nos sentimos cuidados/as.

“Tenha em mente que a escuta é uma habilidade, e que poucas pessoas realmente a fazem bem. É o mesmo com a comunicação com o seu parceiro. Tente sempre conversar com ele para saber o que aconteceu, antes de iniciar uma briga ou discussão”.

4. Sinta-se Confortável Antes de Tudo.

Muitos parceiros preferem contornar seus conflitos, em vez de tentarem resolver seus reais problemas de uma vez por todas. Mas, consolar uns aos outros em primeiro lugar, resolve somente problemas segundo plano.

“Isso porque seu parceiro pode estar à procura de alívio do estresse, em vez de uma sessão de reconhecimento da raiz do problema que o está causando. Apenas abraçando e tocando suavemente seu parceiro você será capaz de fornecer esse alívio”.

5. Procurem Fazer Exercícios Físicos Juntos.

“Participar de atividades físicas é uma das melhores maneiras de reduzir o estresse. Além disso, se vocês estão se envolvendo em novas atividades juntos, podem reacender novamente a chama de seu relacionamento, ou seja, aumentar mais a paixão do casal em sua relação”.

6. Crie Uma Lista de Atividades Cotidianas Para Reduzir O Estresse.

Cada parceiro poderia escrever uma lista das atividades que lhe dariam mais prazer. Isso pode envolver qualquer coisa, desde tomar um banho de espuma, até ler um livro ou cultivar um jardim.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=pf1GmpGci5E[/youtube]

7. Verificar O Seu Nível de Estresse.

Quando ambos os parceiros estão estressados, confortar um ao outro pode ficar complicado. Mas a na verdade os casais devem ser incentivados a lidar por conta própria.

“Isso porque se ele não pode confortar o seu parceiro até que tenha consolado a si mesmo em primeiro lugar.  O ideal é acalmar-se primeiro e só depois chegar para dar apoio ao seu parceiro”.

Uma boa sugestão é cada parceiro assumir o que se chama de “nível de estresse.” Isto significa simplesmente verificar a si mesmo para ver até quanto à pessoa pode suportar uma situação de seu nível com o outro.

Se ambos responderam com muito estresse a uma mesma situação, então esse é o momento certo para envolver-se em alguma atividade relaxante, como atividades físicas, esportes, massagens, prática de Yoga, entre outras.

“O apoio uns aos outros em reconhecer e tentar solucionar as situações estressantes, quando o nível estiver alto,pode ser comparado assim como quando uma pessoa está doente, ele ou ela terá que fazer o que for preciso para se sentir melhor. Incentive sempre o seu amor a se cuidar”.

8. Mantenha Um Diálogo Aberto Com Seu Parceiro

Uma forma importante de apoiar seu amado é perguntar-lhe como você pode ajudá-lo/a. De acordo com especialistas, tudo o que você pode dizer é:

“Existe algo que eu possa fazer para tornar o seu dia mais suave?” Se o seu parceiro não estiver certo sobre a resposta observe o que momento útil para fazer isso. Pode ser qualquer coisa, desde fazer alguns afazeres dele/a até dar-lhe uma relaxante massagem nas costas.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=_98w2XVoF1U[/youtube]

9. Mantenha-se Ligado No Dia do Seu Parceiro.

Sabendo a agenda diária do seu parceiro ajuda a identificar os potenciais fatores de estresse e ficar preparado/a para ajudar. Será que eles têm uma grande apresentação ou uma entrevista com um cliente importante?

Eles estão fazendo um teste para conseguir uma promoção no emprego? Algum amigo está passando por um momento difícil? Estes são os melhores momentos para você ajudar seu parceiro a aliviar seu estresse.

Salete Dias

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=-QbdsbZ08I0[/youtube]

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Relacionamento

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *