Como Aceitar As Diferenças No Relacionamento

Parece simples compreender que cada um de nós somos de um jeito, acreditamos em coisas diferenças e nos apoiamos em determinados valores. É na teoria tudo isso não é nenhuma novidade, mas aceitar em conviver o tempo todo com pessoas que vão contra muitas coisas que acreditamos é uma tarefa um pouco mais delicada.

Casal Bonito

Quais São As Diferenças Que Mais Causam Conflitos e Como Aceitá-las? 

Ser diferente é normal. No entanto, quando as diferenças passam a gerar conflitos, é possível que os relacionamentos, de qualquer espécie, sofram crises e possam até chegar ao fim por conta disso.

Logo abaixo você irá conferir uma lista das principais diferenças, para que possamos fazemos uma reflexão acerca da importância de sabermos lidar com cada uma delas.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=b5kmj1xJS7k[/youtube]

  • Diferenças Religiosas

Tida como uma das razões pela qual muitos países vivem em guerra, o fator religioso costuma ser muito polêmico, afinal cada religião possui crenças diferentes, o que faz com que os fieis lutem veemente contra as crenças das demais religiões.

Na realidade, apesar de cada religião fazer uma interpretação da bíblia e acreditar em Deus, ou até em vários deuses, o principal princípio das religiões é que nos apoiemos em crenças para que possamos fazer o bem e amar a todos, o problema é que nem sempre é isso que acontece.

Portanto, se você é adepto a alguma religião, saiba respeitar as pessoas que pensam de maneira diferente, mesmo que os princípios adotados por elas vá totalmente contra aquilo que você tem como verdade absoluta. Entenda que não é por força, muito menos por violência, que você conseguirá converter alguém para sua religião ou fazer com que determinada pessoa abandone tudo aquilo que acredita para adotar a sua fé.

Indo contra o clichê que diz: Fé e religião são dois assuntos que não se discute, acreditamos que é possível e fundamental que discussões religiosas aconteçam, afinal elas são capazes de fortalecer as crenças de uma pessoa ou podem fazer com que ela reflita sobre questões que até então considerava inquestionáveis. No entanto, é essencial que saibamos dirigir nossas discussões de maneira equilibrada e com muito respeito.

  • Orientações Sexuais Distintas

Outro fator que é sempre alvo de muita discussão e até violência é a questão da discriminação em relação a opções sexuais diferentes. Todas as pessoas que escolhem se relacionar com outra do mesmo sexo acaba sendo vista de forma preconceituosa por grande parte da sociedade e pode sofrer conflitos familiares, o que faz com que muitos acabem deixando a própria casa por conta das constantes discussões.

Em relação ao tópico abordado não podemos negar que muitas pessoas não concordam com o relacionamento homossexual por questões religiosas. No entanto, independente se concordamos ou não com a escolha de uma pessoa, não temos o direito de tratar nenhum ser humano com indiferença e muito menos agir com agressividade simplesmente pelo fato de não apoiarmos a escolha de alguém.

  • Classes Sociais Diferentes

Outra razão que faz com que muitas pessoas sejam discriminadas é a diferença entre classes sociais. Na realidade, muitas pessoas acabam não tendo tantas oportunidades na vida e acabam vivem em condição de miséria. Então, essas pessoas acabam vivendo em condições precárias, muitas vezes não tendo mesmo um teto para morar e o que comer, o que as leva, muitas vezes, a sair pelas ruas suplicando pelo pão de cada dia.

O que acontece é que muitas pessoas não olham com preconceito somente as pessoas que vivem em condições paupérrimas, mas acabam desdenhando qualquer pessoa que fuja de seus padrões sociais, ou seja, pessoas que se vestem de forma mais humilde, que não sabem se portar em determinadas situações, enfim, pessoas que não contam com nenhum prestígio social.

Diferenças

É inadmissível aceitar que uma pessoa seja discriminada em uma sociedade na qual a desigualdade social parece quase que uma epidemia. Não temos o direito de desmerecer uma pessoa simplesmente pelo fato de ela não desfrutar de uma condição financeira semelhante a nossa. Na realidade, devemos deixar o preconceito de lado, pois como cidadãos temos o dever de lutar para que todos possamos desfrutar de uma  condição de vida mais justa.

  • Diferenças Racias

Vivendo numa sociedade em que a mistura entre raças é algo tão comum, seria inadmissível qualquer tipo de preconceito contra determinada raça. No entanto, com frequência vemos pessoas agindo de forma preconceituosa contra as raças que não contam com tanto prestígio social. Mas que diferença faz ser de determinada raça? Aliás, ser negro, branco, amarelo ou de qualquer outra cor não nos fará ser melhor ou mais bem sucedido que alguém, ou pelo menos não deveria.

A mistura de raças, ao contrário do que muitos pensam, só pode nos enriquecer culturalmente, afinal buscando nossas raízes podemos aprender muito com os costumes e tradições de outros povos.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=sgrW35EoNyI[/youtube]

  • Culturas Distintas

Ao longo dos anos, cada sociedade foi se organizando, criando regras de convivência, expressando sua arte, religião, costumes e outros fatores que caracterizam um povo. No entanto, a mistura de pessoas advindas de culturas diferentes muitas vezes gera conflitos, afinal alguns acabam vendo de maneira intolerante e preconceituosa as manifestações culturais de determinados povos.

Em relação ao modo como enxergamos qualquer manifestação cultural que se apoie em tradições diferentes, temos que estar abertos sempre para conhecer e aprender com as diferentes culturas, afinal a pluralidade cultural representa o acúmulo de experiências e as conquistas humanas.

Além das diferenças mencionadas, poderíamos citar as diferenças políticas, o preconceito em relação às pessoas com necessidades especiais, além de muitas outras. No entanto, nosso objetivo é refletir sobre o modo com o qual temos nos portado frente às diferenças em geral, afinal acreditamos que mesmo não sendo semelhantes em todos os aspectos, todos nós merecemos oportunidades iguais e acima de tudo devemos ser tratados com muito respeito.

Se você gostaria de compartilhar com os demais leitores sua opinião sobre o assunto abordado, não deixe de registrar seu comentário logo abaixo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Relacionamento

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *