Como Evitar Conflitos Dentro da Família

Como é bom sentar a mesa com toda a família reunida. E que tal o Natal? Onde os membros da casa ficam em volta da árvore, compartilhando presentes e mensagens de paz.  Estar em família é algo indispensável ao ser humano, pois muitos deles se apoiam nos entes queridos. Porém, alguns conflitos familiares podem transformar estas datas tão especiais em um verdadeiro pesadelo! Dessa forma, é preciso tomar alguns cuidados na hora de reunir os parentes para celebrar data especiais e ficar sempre atento as possíveis divergências. Por mais que seja normal, ninguém quer que o clima familiar fique pesado nessas horas.

Família

Família

Resolvendo a Situação

É comum que membros da família se desentendam em qualquer local, até porque nenhum ser humano é igaul ao outro e sempre pode haver divergências de opiniões. As pequenas discussões começam a ser tornar catastróficas quando nenhum membro envolvido tem a capacidade para lidar com a situação ou realmente não toma a atitude para resolver o problema. É ai que entram as dicas que estão logo abaixo!

Evitando Atrito

Segundo a própria física diz, atrito é quando dois corpos acabam se chocando por algum motivo de força maior. A mesma coisa acontece nas relações humanas. Os conflitos podem se agravar quando não se sabe como lidar com eles. Para isso, sigas as instruções abaixo que provavelmente uma grande discussão será evitada:

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=6-Az9y9u7Dk[/youtube]

1. Da onde vem a Calma

Na hora em que uma discussão familiar explode, é difícil ter calma. É ai que entra a pergunta que virou até título de música brasileira: ” De onde vem a calma?”. Muitos não conseguem de jeito nenhum pensar acima da raiva e por isso acabam gerando brigas de grandes proporções. A calma é um dos heroína para todas as horas, até porque é ela que faz o cérebro trabalhar para achar uma solução.

Quando o nervosismo passa, as pessoas geralmente começam a retomar a consciência e podem pensar bem nos motivos que geraram a tal discussão. A partir disso, é possível processar argumentos mais cabíveis a situação, sempre entendendo o lado da outra parte.

Os Efeitos Positivos que a Calma pode Trazer são Inúmeros:

  • Agir com razão
  • Conversar civilizadamente
  • Usar argumentos inteligentes sem gerar brigas
  • Discutir o assunto sem agressividade
  • Arrependimento pó-briga
  • Clareza de ideais

Por isso, é muito importante mandar a calma nessas horas!

2. Positivismo

Não pense que o positivismo é aquela doutrina histórica adotada por muitos pensadores antigos. O positivismo aqui é realmente a simples ideia de ser positivo, ou seja, ver o lado bom da discussão. Muitos devem achar estranho, pois não há uma versão positiva quando se briga. Bom, neste caso, isso é um tremendo engano!

Para um das partes, o lado bom é entender que a briga não é uma perseguição ou uma forma de atingi-lo diretamente. Assuma que a outra pessoa tinha uma razão para discutir e que não precisa ter sido de propósito. Se coloque no lugar da outra parte e pense que apenas uma falta de comunicação pode ter gerado a discussão.

Amor e Carinho

Amor e Carinho

Ao resolver o problema, também é bom estar sempre positivo: Deixe bem claro para a pessoa que a sua intenção nunca foi ofende-la e apenas expressar uma opinião que, por acaso, foi divergente. Deixe claro que você não está em busca de um conflito e sim de uma solução mais sensata para que tudo se resolva bem.

3. Analisando sob outro Ponto de Vista

Especialistas assumem que se colocar no luagr de outra pessoa, especialmente em um conflito, é sempre algo muito complicado para qualquer ser humano. Porém, é sempre necessário pensar com o ponto de vista da outra parte. Muitos afirmam que é a melhor forma de se resolver uma briga de forma sensata, afinal, você está tendo uma outra visão dos fatos. Sendo capaz de compreender o motivo do próximo, será muito mais fácil buscar uma resolução mais prática para o seu problema. Contudo, para iniciar este processo tão complicado, comece se fazendo as seguintes perguntas:

  • Quais eram as suas motivações e as da outra pessoa também para iniciar tal conflito?
  • O que esta pessoa esperava do meu comportamento?
  • Quais as expectativas da outra parte em relação aos ocorrido?

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=pkxi189ASlE[/youtube]

4. O Poder da Argumentação

Quem quer resolver uma briga da forma mais agradável possível precisa ter bons argumentos para se defender e para proteger a sua ideia ou opinião. Um argumento muito bom é sempre não envolver o ego nas discussões. Não grite e procure manter o foco na resolução do problema. É preciso deixar o orgulho de lado para se ter bons argumentos durante uma discussão familiar. Procurar uma boa maneira de usa-los a seu favor também é um ponto a favor da harmonia da casa!

5. Planejamentos

Depois de argumentar sem mais delongas, evitando o nervosismo e pensando sempre com clareza, é hora de elaborar um plano para que a outra parte acredite que é melhor não brigar. Traga a pessoa para o seu universo de opiniões usando táticas criativas e que sempre visem a paz entre ambos. Dessa forma, você mostrará ao outro que não quer aparecer e sim buscar uma solução para o conflito!

6. Se Desculpando

Muitas pessoas não criam o hábito de pedir desculpas. Na maioria das vezes, isso parte do reconhecimento do próprio erro, sem levar em consideração o seu poderoso ego. Para algumas pessoas, assumir e reconhecer os erros não é uma tarefa fácil, mas mesmo asism pode ser resolvida.

Não importa, nessas horas, se existe alguém certo ou errado. O mais importante é perceber que ambas as partes tem culpa por ter deixando a situação desagradável se instalar tão facilmente. Embora a confusão não tenha partido de você, nada melhor do que se desculpar pelo mau entendido com o seu familiar, afinal, vocês precisam deixar o orgulho de lado e continuar vivendo em harmonia para o bem de todos.

Um ponto importante nesse caso é sempre tentar aceitar a opinião do outro, tendo respeito sempre, além de saber abrir mão de uma ideia quando necessário.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Relacionamento

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *