O Medo de Amar Novamente: Como Enfrentar?

Você tem medo de se apaixonar? Ou será que o pensamento de ser amado por alguém te assusta? A ideia de amor te faz se sentir sufocado, muito profundamente preso a outra pessoa ou todo o conceito simplesmente é desinteressante para você? Cicatrizes de amor podem levar você a evitar o amor por completo por medo de se machucar novamente.

Medo de Amar

Medo de Amar

No entanto, enquanto o amor é um caminho incerto e por vezes caótico, ele tem o potencial para ser maravilhoso também. Se você não está preparado para fazer um esforço e perder o medo de amar novamente, então não vai conseguir amar de novo. É preciso confiar na esperança e dar a si mesmo a permissão para tentar amar novamente. Você pode encontrar uma maneira de se apaixonar ou deixar o momento acontecer, sem pensar sempre que vai resultar em dor ou decepção.

O Sentimento de Amor é Permitido a Todos

Todo mundo tem o direito de amar e ser amado. Depois de algumas experiências ruins você pode pensar que não, mas amar é sim um direito seu e ele pode surgir a qualquer momento. Todos temos o direito de ser feliz igualmente. Quem está decepcionado com o amor acredita que não nasceu para ele, mas todos possuem este direito.

Deixe-se dominar por seus sentimentos de cuidado, carinho, intensidade e calor. Estes sentimentos não vão destruí-lo. Eles são bons sentimentos e positivos. Se você deixar seus próprios sentimentos mostrar o seu tipo de amor, é muito mais fácil para a outra pessoa se sentir seguro sobre sua afeição recíproca mútua. Às vezes, amar é muito mais sobre deixar óbvio que há um lugar para o amor em sua vida que lutar para que ele esteja de fato.

Livre-se das Sombras do Passado

Quando você começar a sentir grande carinho por alguém, mas o fantasma de amor que deu errado no passado começa a vibrar em seu pensamento, pense que esta é uma situação diferente e uma pessoa diferente. Seja uma pessoa saudável com suas emoções.  Pessoas emocionalmente saudáveis aprendem com as lições do passado, e em seguida, avançam deixando o passado para trás. Faça o bem agora e confie neste novo início. Vai valer a pena para ambos os envolvidos na relação

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=B0EdCJxD75k[/youtube]

Se você achar que tudo do passado está influenciando no presente, então talvez seja hora de começar uma terapia ou conversa com alguém que você confia. Às vezes é preciso falar até formar uma imagem mais clara do seu medo e sentimento de perda.

Viva o Presente

Algumas pessoas não são inibidas pelo passado tanto quanto pelo futuro. Essas pessoas constantemente se preocupam sobre com o seu futuro em vez de viver no agora. Isso pode travar o amor também, porque há um gasto desnecessário de energia no “e se”, como “se isso não der certo eu terei desperdiçado toda a minha energia para construir este relacionamento?”. Se este é você, lembre-se que o tempo gasto construindo um relacionamento nunca é perdido. Mesmo se a pessoa for passageira em sua vida, ela ainda é importante no momento por ensinar-lhe coisas sobre si mesmo e dos outros.

Enfrente seus Medos 

Se você sente uma sensação de asfixia, perda de si, ou desilusão sobre o amor, então provavelmente tem um duro caminho pela frente por temer uma repetição do passado. Para você, o medo é de perder a si mesmo, a sua individualidade. Pensar sobre o passado e quem pode ter feito você se sentir assim (sufocado, observado e criticado) é uma forma de se torturar e perder boas experiências no agora, no hoje, no presente.

Perca seus medos pensando sobre eles de forma positiva e direcionada. Coloque a memória para funcionar e reconheça que essa pessoa ou situação é muito diferente de um amor em que duas pessoas em um nível igual tomam decisões maduras juntas. São duas pessoas diferentes agora e você amadureceu bastante nos últimos anos, aprendeu com seus erros e pode enfrentar seus medos com bravura, pois está mais experiente.

Não tenha Medo

Não tenha Medo

Para perder o medo de amar, uma boa dica é estabelecer regras básicas muito claras (mas amigáveis) sobre si mesmo a partir do início de um relacionamento amoroso. Deixe a outra pessoa saber que você sempre vai precisar de espaço, um tempo sozinho e oportunidades de fazer coisas diferentes do seu relacionamento anterior, mas que isso não afeta o seu amor e carinho por esta pessoa. Deixe claro que esta é uma maneira saudável para um casal para estar juntos, sempre crescendo e sendo indivíduos separados, mas parte de um relacionamento. Você pode ter tempo sozinho e ambos precisam ter a compreensão de que não há nada é de errado em ter um tempo para si mesmo.

Mergulhe Lentamente em um Novo Relacionamento

Você nunca vai ser o tipo de soltar fogos de artifício e que vê e sente amor à primeira vista se já sofreu por amor, então use isso a seu valor para começar uma relação aos poucos e conhecer o outro para não cometer os erros do passado. Seja muito cauteloso e reflita bastante sobre seus erros e acertos antes de entrar em uma nova relação. Este é um ponto positivo de quem já sofreu bastante, pois você pode escolher mais e melhor a pessoa a estar do seu lado.

Só os tolos correm para entrar em uma relação avassaladora sem saber o que sente ou o que o outro sente por você. Use o seu tempo para desenvolver o seu relacionamento amoroso, ser maduro, honesto, direto e aberto com seu parceiro. O amor floresce lentamente e é mais seguro. Seus medos vão sumir mais facilmente desta forma. Além disso, o amor lentamente desenvolvido tende a ser mais sincero porque quando se diz “eu te amo”, é de coração.

 Não Desista de Quem Você é por Outra Pessoa

Estar em um relacionamento amoroso significa estar em um suporte. Não se trata de ser alterado por outra pessoa, ou tentar mudar alguém. Se você tem medo de que a pessoa que você ama possa acabar querendo mudar algo em você, seja claro no início. Sempre deixe claro que você vem com sua bagagem, manias e sua personalidade própria, suas preferências.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Relacionamento

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *