Como Superar Uma Crise Financeira e Conservar o Casamento Feliz

Hoje em dia, a grande maioria das separações de casais se dá principalmente por discussões e brigas sobre dinheiro, ou melhor, sobre a falta dele. Nesse artigo analisaremos como superar uma crise financeira e conservar o casamento feliz e livre de problemas financeiros.

Crise No Relacionamento

Crise No Relacionamento

Parece difícil, a primeira vista, mas com um pouco de empenho e boa vontade, e se o casal realmente quiser ficar unido, dá para conseguir conciliar a questão financeira com a vontade de querer ficar juntos.

Como Superar Problemas Financeiros

A melhor maneira de superar os problemas financeiros é criar um plano para reduzir a dívida que a pessoa contraiu, aumentando dessa forma seu rendimento. Nem sempre é possível aumentar significativamente os rendimentos que a pessoa tem, mas mesmo ganhos modestos podem ser úteis quando alguém tenta superar seus problemas financeiros.

Um trabalho adicional se a pessoa conseguir obter em tempo parcial pode resultar também em uma remuneração a mais ao longo do tempo que seja suficiente para pagar uma fatura de cartão de crédito ou de uma parcela do empréstimo que o casal tenha contraído para pagar uma viagem ou então para cuidar de um filho doente. A chave é criar um plano razoável de despesa e procurar ficar dentro desse orçamento, só saindo dele quando for estritamente necessário.

O casal que está com problemas financeiros, deve fazer uma lista completa de todas as suas dívidas e despesas que tenha contraído por algum motivo. Tanto o marido quanto a esposa devem manter um diário de todos os gastos por pelo menos um mês, para entender como e porque eles realmente estão gastando dinheiro. Eles devem todas as despesas que tiverem não importando quão pequena ela possa ser.

O ideal é reunir cópias de todos os contratos que eles fizeram, de todas as notas promissórias, de todas as faturas de cartão de crédito e das parcelas de empréstimos financeiros que porventura eles tenham feito. Também devem obter cópias de empréstimos hipotecários ou acordos de arrendamento de apartamentos e faturas. É aconselhável que eles reúnam recibos de salários e declarações, detalhando o dinheiro disponível em poupança ou planos de aposentadoria que cada um possa ter.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=W89ZbS13c9A[/youtube]

Outra providência que o casal que está com dificuldade financeiras pode tomar é procurar o aconselhamento de um confiável conselheiro de crédito, sem fins lucrativos. Por exemplo, nos Estados Unidos existe o Programa Agente Fiduciário que mantém uma lista de conselheiros de crédito certificados pelo governo de crédito. Se o casal mora em outro país deve tentar verificar se há algum tipo de serviço semelhante para tentar amortecer suas dívidas.

Esse sistema de créditos pode ajudar muito ao casal, pois o conselheiro fornece com uma revisão completa das finanças deles, incluindo listas detalhando suas dívidas, receitas, créditos financeiros e os gastos mensais. Pedir orientação a esse conselheiro pode auxiliar o casal a criar um orçamento que lhe permita obter suas finanças sob controle, enquanto tentam a redução da dívida.

Outra providência que o casal que esta em crise por problemas financeiros pode tomar é tentar evitar gastar muito com divertimentos ou compras desnecessárias de bens de consumo, incluindo a negociação até de um automóvel menos caro, ou mudar para um apartamento mais barato ou ainda cancelar as férias que haviam combinado ou transferir para outra data, quando eles estiverem com suas finanças.

O casal deve sempre discutir planos de longo prazo para eliminar as dívidas que contraíram, após a criação de um novo orçamento. É aconselhável pedir informações a um especialista em aconselhamento de crédito sobre um plano de gestão da dívida, que permita que a agência de aconselhamento possa entrar em contato com as empresas do cartão de crédito do casal, e outras dívidas para tentar negociar taxas de juros mais baixas para que essa redução possa permitir ao marido e a esposa pagar os saldos mais cedo.

O casal também pedir ao conselheiro como fazer para liquidar a dívida, e se isso fosse possível reduziria para menos o saldo total devido, e o risco de falência, eliminando desse modo muitas dívidas e ficando livre de credores.

O casal deve tentar superar o máximo possível seus problemas financeiros para que consigam viver feliz, seguindo um orçamento que lhe permita viver abaixo de suas posses, mas sem a presença de dividas e credores em suas vidas. Devem também tentar avaliar o conselho do especialista em aconselhamento de como obter créditos para eliminação das dívidas.

Se for o caso, vale a pena consultar mais de um profissional especializado em questões financeiras e que entenda e aconselhe sobre o que fazer para redução da dívida, esse profissional pode ser um consultor financeiro ou um contador. Há ainda a possibilidade de o casal procurar um Órgão Estatal que possa intervir na negociação das dívidas. Nesse caso a contração de um advogado da justiça gratuita pode ser uma boa aquisição.

Saiba Mais

Saiba Mais

Casos de Divórcio em Casais Com Problemas Financeiros

Muitos casais não resistem à pressão de uma crise financeira no casamento e acabam optando pelo divorcio. Mas será que o amor entre os dois não pode ser suficiente para superar a crise financeira?

Não há dois casamentos que sejam iguais, mas há fatores comuns para casamentos fracassados e os divórcios que resultam dessas desuniões. Compreender os sinais de aviso de divórcio e por que os casamentos terminam em divórcio deve dar aos casais as condições de compreender essa situação e tentar evitá-la.

Os casais devem manter-se vigilantes quando têm de enfrentar problemas de ordem financeira para evitar o divórcio eles ou os sinais de prontidão para uma separação judicial entre eles.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=eqCMzUVY1_Y[/youtube]

Como as Questões Financeiras Podem Influenciar na Separação de Casais

Se ambos os cônjuges não estão na mesma condição financeira, haverá estresse sobre dinheiro e gastos. A situação financeira deficitária pode levar o casal ao divórcio, por muitas razões. Os argumentos constantes sobre como gastar o dinheiro podem levar a problemas conjugais. Irresponsabilidade financeira de um dos cônjuges pode levar a mais argumentos e frustração sobre a falta de dinheiro.

O uso excessivo de cartões de crédito, gastos desnecessários e compras de objetos muito caros que o casal não pode pagar vem acompanhado por um estresse insuportável que nem o marido nem a esposa conseguem suportar. Viver além de suas posses econômicas pode causar atrasos nos pagamentos, falências, mau crédito e ressentimentos, ou seja, tudo o que pode levar um casal a se divorciar.

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Relacionamento

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *