Falar sobre relacionamento não é nada fácil, afinal não há como definir em poucas palavras o que é necessário para que um relacionamento tenha progresso, mas vale sempre a pena refletir sobre algumas questões que estão relacionadas ao assunto.
Antes de Fazermos Alguns Aprofundamentos Sobre a Importância da Segurança no Relacionamento, Vale a Pena Conhecer a Definição da Palavra Segurança.
SEGURANÇA: Ato ou efeito de segurar. Condição daquele ou daquilo que está seguro. Confiança. Afirmação. Firmeza. Caução. Pessoa ou coisa que serve de esteio ou amparo a outrem. Afoiteza.
Partindo do significado da palavra, as definições que mais se enquadram no assunto são: condição daquele ou daquilo que está seguro e confiança. Portanto confiar em seu (sua) parceiro (a) é a base para que um relacionamento permaneça seguro.
Mas como manter seu relacionamento distante de todos os obstáculos que rondam uma relação? Como afastar a desconfiança e tudo que gera sentimentos que enfraquecem uma relação? Pensando nessas e outras questões, a partir de agora abordaremos alguns tópicos que não podem ser deixados de lado quando o assunto é relacionamento amoroso.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=2I4IkgUziQk[/youtube]
A Confiança É A Base de Tudo
Qualquer tipo de relação necessita de confiança, afinal ninguém consegue conviver bem com alguém, sem ao menos acreditar nas coisas que essa pessoa diz ou faz. Portanto, sem confiança é impossível que um relacionamento vá para frente, na verdade é possível, mas nesse caso o relacionamento será um verdadeiro caos, já que o ciúmes e a desconfiança rondarão o relacionamento, coisa que ninguém quer.
Pensando na questão da confiança, o que é necessário para que possamos ter a certeza que uma pessoa é digna de nossa confiança? Ou quais as atitudes devemos ter para que passemos uma imagem de alguém confiável para nosso próximo? Continue lendo nosso post e reflita acerca dessas questões.
Como Confiar e Transmitir Segurança Para o Seu (sua) Parceiro(a)
Não há como negar, existem pessoas que são incapazes de confiar no próximo. Mas qual será o motivo disso? Na realidade, muitas pessoas passaram por situações traumáticas, em que viram traição entre os pais ou tiveram experiências de relacionamentos passados em que o fantasma da traição esteve por perto.
Quando uma pessoa passa pela experiência de ter sua confiança traída, provavelmente ela terá muita dificuldade em confiar totalmente em seu (sua)próximo (a) parceiro (a), mas felizmente existem exceções. O fato de uma pessoa ter traído a sua confiança, não quer dizer que todas as outras pessoas não sejam leais, afinal pode ser que a pessoa que lhe traiu não o (a) amava de verdade, mas isso não quer dizer que ninguém mais lhe amará.
Portanto, tente confiar em que você ama, é claro que isso não acontece de uma hora para outra, já que confiar em alguém requer tempo. No entanto, analise as atitudes da pessoa e tente acreditar no sentimento de quem está ao seu lado.
E para transmitir confiança ao seu (sua) companheiro (a) tenha calma, pois não é de uma hora para outra que a pessoa acreditará em tudo o que você faz e diz, por isso não tente provar seu amor somente com palavras, mas demonstre com suas atitudes. Faça valer a pena!
O Que Um Relacionamento Precisa Para Dar Certo?
O portal R7 (noticias.r7.com) divulgou uma matéria cujo o assunto era um estudo que revelava o segredo para que um relacionamento desse certo. A pesquisa feita com universitários revelou que os estudantes que eram sinceros consigo mesmos conseguiam desenvolver relacionamentos amorosos mais positivos.
O estudo publicado pela revista científica “Personalidades e Diferenças Individuais”, na versão online, fez diversos questionamentos a sessenta e dois casais heterossexuais,o que deixou claro que, as pessoas que optam por ser sinceras primeiramente consigo, conseguem ser mais verdadeiras no relacionamento amoroso, o que evidentemente traz frutos extremamente positivos e é capaz de fortalecer a relação do casal.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=rm1sKFWMwG4[/youtube]
Entendemos que, o fato da sinceridade ser fundamental para que um relacionamento tenha qualidade, não quer dizer que tenhamos que falar tudo o que nos vêm na cabeça, mas que devemos expressar nossos sentimentos e expor nossos pensamentos de forma sensata, e sempre no intuito de elevar a qualidade do relacionamento.
Como Manter Um Bom Relacionamento
Quando um relacionamento tem inicio tudo começa bem, pois se fosse o contrário a relação nem teria iniciado, concorda? No entanto, com o passar dos dias, a convivência nos faz descobrir muitos detalhes referentes a personalidade, e nesse caso nem tudo o que descobrimos nos agrada. Portanto, a partir da convivência é que devemos lutar para desenvolver um bom relacionamento, já que não existe uma dica infalível para que isso aconteça.
Para manter um bom relacionamento, primeiramente devemos respeitar os limites e diferenças do outro. Nem sempre quem está ao seu lado fará tudo o que você quer, será como você quer, por isso entenda que vocês possuem muitas diferenças, por isso tente aceitar tudo com equilíbrio.
Em relação aos defeitos de seu (sua) parceiro (a) tente expor o que lhe desagrada, pois quem sabe assim você consiga mudar alguma coisa. Lembre-se que nem quem convive no mesmo meio possui as mesmas características, por isso compreenda que ele (ela) sempre terá costumes e opiniões diferentes das suas.
Partindo do princípio de que não há como um relacionamento prosperar sem que haja respeito, mais uma vez “batemos na tecla” da necessidade da confiança, pois se ela estiver presente no relacionamento, você estará mais seguro (a) em relação ao seu (sua) parceiro (a) e seu relacionamento estará mais forte para vencer os obstáculos que sempre se colocarão a frente de seu relacionamento.
Portanto, se quem você ama lhe inspira confiança, cabe a você dedicar todo o seu amor e respeito a ele (ela). No entanto, se ele (ela) lhe dá motivos de sobra para desconfiar, não leve seu relacionamento adiante, pois certamente você não conseguirá ser feliz ao lado de alguém que não é sincero (a) contigo.
Vimos que não é nada fácil manter a qualidade de um relacionamento, mas sabemos que com um pouco de amor e compreensão somos capazes de desenvolver relações sólidas e equilibradas.