Parece inevitável, mas para a grande maioria dos pais quando os filhos saem de casa eles sentem muita saudade. Neste artigo iremos discutir um pouco mais sobre esse tema tão importante.
Como os Pais Podem Lidar Com a Saudade dos Filhos
Tentaremos entender agora de que modo os pais podem lidar com a saudade quando seus filhos saem de casa para se casarem ou para morarem sozinhos. Vamos tentar aprender a importância de continuar ativo na comunidade, ter um plano de vida de boa qualidade de vida e manter-nos sempre ocupados.
Maneiras Eficientes de Lidar com a Saudade
1 – Compre um guia ou mapa da cidade para aprender sobre as atrações culturais, sociais e históricas, eventos comunitários patrocinados, museus, exposições de arte e restaurantes disponíveis na sua cidade.
Faça um plano para visitar lugares significativos, aprendendo sobre a arquitetura em torno de sua cidade, ou observando o impacto de tendências de moda entre os diferentes grupos que vivem em sua área. Em suma, saiba o que acontece de bom em sua cidade!
Exercite-se e conheça a cidade que você mora! Quanto mais rápido você se mover dentro de sua cidade, mais rapidamente você vai saber lidar com a saudade quando seus filhos saírem de casa!
2 – Exercite-se e manter-se ativo! Encontrar uma rede social que traga familiaridade e apoio em um momento de mudança. Veja o calendário local para ficar sabendo de uma lista de eventos de sua comunidade patrocinados por grupos sociais ou associações em sua cidade.
Use a Internet para encontrar sites locais que oferecem informações sobre os grupos de viagens, programas de voluntariado e toda a divulgação que uma rede social pode oferecer para uma comunidade. Escolha uma atividade que você ache divertida, interessante pessoalmente gratificante e, acima de tudo que você tenha prazer em fazer!
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=8F7FzwncxIE[/youtube]
E lembre-se, você não tem que se limitar a ser apenas um membro de uma associação. Saiba como você pode usar suas habilidades, educação e paixões para construir ou levar o crescimento para os projetos de associação, ou atuar como voluntário, dessa maneira você vai ocupar seu tempo inteiramente e conseguirá minimizar a saudade que sente de seus filhos.
3 – Participe de um clube de atividades físicas ou encontre um grupo de caminhada. Resista à tentação ficar em casa e começar a comer de maneira compulsória em virtude da saudade que sente dos filhos. Use seus sentimentos de infelicidade ou ansiedade como motivação para manter-se ativo.
Ande, corra, pedale de bicicleta, nade, dance, enfim faça de sua existência um caminho para uma vida plena e satisfatória. Na verdade, encontre um grupo semanal que goste de fazer todas essas atividades, para que você se sinta mais motivado a fazê-las com outras pessoas da comunidade.
Não somente este tipo de ambiente social pode ajudar a impulsionar o seu senso de união com os outros, mas também irá ajudar a equilibrar o seu humor e criar um maior sentido de equilíbrio em sua vida. Lembre-se de permanecer ativo e se exercitar ao ar livre, tanto quanto possível!
4 – Negocie um plano de chamadas telefônicas, que ofereça uma maior flexibilidade, para poder ligar para as outras pessoas e para seus próprios filhos que saíram de casa a qualquer momento. Verifique o preço dos minutos falados, ou uma taxa reduzida de chamada de longa distância. Permita-se a capacidade de entrar em contato com a família e amigos sem estar sujeito às restrições e limitações associadas a um plano de chamadas que não se encaixa às suas necessidades.
Como você esta longe de seus filhos, e eles podem decidir ir para outra cidade, você pode encontrar conforto em saber que as pessoas mais importantes na sua vida estão a apenas um telefonema de distância.
Por isso ter um plano econômico de chamadas de longa distância permitirá que você possa falar com seus filhos quando for mais conveniente para você! Não há nada pior do que querer chamar alguém que você ama e ter que esperar até certa hora da noite para fazê-lo!
5 – Concorde em viver sua vida um dia de cada vez! Permita-se sentir triste de vez em quanto. E mais importante, concorde em nunca sentir-se deprimida ou infeliz por mais de 10 minutos, pois isso não levará a nada! Não tente derrotar esse sentimento de saudades de seus filhos. Em vez disso, tente construir uma vida plena e satisfatória, que lhe permita manter uma comunicação saudável com a família e amigos que estão longe.
Tente manter a comunicação consistente, de modo que você seja capaz de compartilhar suas histórias sobre a nova vida que você está construindo, sem seus filhos morando com você, bem como tente saber o que está acontecendo na vida das pessoas, por exemplo, seu marido. Talvez ele tenha ficado tão triste quanto você com a saída dos filhos de casa, mas esta tentando superar esse problema.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=rt4lJAjGx-M[/youtube]
Converse com ele sobre esse assunto. Isso fara bem aos dois. A comunicação consistente com a família e amigos em casa vai ajudar você a ficar ligada, sentir-se amada e ficar equilibrada! E Lembre sempre que seus filhos estão apenas morando longe, mas você poderá vê-los a qualquer momento que desejar.
Dicas Importantes
Veja cada dia como uma nova oportunidade de descobrir uma nova aventura, construir um relacionamento novo e mover-se para mais perto de encontrar a felicidade longe da companhia constante de seus filhos.
Se estiver sofrendo mais do que devia com essa situação procure a ajuda ou aconselhamento profissional especializado que estará apto a ajudar você a passar por essa fase de transição de maneira, calma e tranquila sem muitos conflitos. Se você começar a sentir-se imobilizada por sentimentos de desespero, depressão, solidão por causa da falta dos filhos, nesse caso a orientação profissional será de fundamental importância.
Quando a Separação é Temporária
Existem pais que mesmo com uma separação temporária, como por exemplo, um simples acampamento dos filhos os fazem sentir tristes com a ausência deles só por algumas semanas.
Para esses pais uma boa sugestão seria começar a projetar um futuro no qual seus filhos não estejam morando mais com eles. Na verdade, os filhos devem ser educados para terem uma vida própria, e isso inclui sair da casa dos pais. Isso não quer dizer que o amor acabe pelo contrário, o laço de amor entre pais e filhos continua forte, mesmo se eles estiverem longe um do outro.