Como Ajudar uma Criança a Superar um Trauma

Muitas vezes as crianças são expostas a coisas que nenhum de nós jamais deveria ver. Sangue e ferimentos, gritos e angústia que afetam tanto o lado físico como o emocional. Muitos têm pesadelos e lembranças constantes e outros jamais conseguem dirigir um carro. Embora cada situação deva ser tratada de forma diferente, é importante discutir algumas dicas gerais para ajudar as crianças a lidar com um trauma.

Criança com Traumas

Criança com Traumas

Para os pequenos, o que as crianças estão passando é normal. As crianças muitas vezes temem serem apelidadas de estranhas ou loucas pelo que estão enfrentando. Este pensamento pode complicar o crescimento de seu filho sem saber como ela poderá reagir guardando tanto trauma e pensamento apenas para si.

Converse com seu Filho

Explique que você e toda a família estão passando por isso juntos. As crianças podem estar preocupadas em acreditar estarem sozinhas em seus pensamentos e sentimentos. Saber que os pais estão lá com eles é extremamente reconfortante. Eles podem se sentir abandonados quando não escutam dos próprios pais que há uma preocupação, um sentimento real e uma vontade de tudo se resolver.

As crianças podem ser um pouco agressivas depois de um trauma e não quererem ouvir nada, mas é de extrema ajuda falar. A palavra e o tom de voz suave vai ajudar a confortar o pequeno, mesmo ele negando estar mais calmo com suas atitudes e falas.

Escute a Criança

Ouça a criança com trauma, mesmo se você viu o trauma por si mesmo. Mesmo que tenham dito a você. Mesmo que seja difícil para você rever e lembrar. Mas antes de partir para a conversa, certifique-se de manter a calma e ter alguém para ajudar caso não possa ouvir o depoimento sozinho.

Uma criança com trauma precisa colocar isso para fora de si, e não manter a mente revirando sozinha o pensamento. Logo, sua melhor opção vai ser ouvir ou buscar ajuda para que o pequeno externalize sua dor. Quanto mais calado ele ficar, pior pode ser para ele não colocar para fora seus pensamentos ruins ou sua visão da história.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=90NSJtmsVOg[/youtube]

Dê Segurança a uma Criança Traumatizada

Dê garantias de um ambiente seguro ao lado da criança. Uma das razões porque as pessoas expostas a um trauma ficam repetindo o que viram é para os outros lhe assegurarem que eles estão seguros. Não pense sobre o assunto, abra a boca e diga o quão seguro é o ambiente o qual o pequeno está inserido.

Mas cuidado com suas declarações. Não prometa que nada de ruim vai acontecer em suas vidas, mas também não fale em detalhes sobre todas as coisas ruins que podem acontecer. Basta dizer-lhes o quão a vida vai ficar bem. Promessas não cumpridas podem aumentar o trauma e gerar conflitos entre você e o pequeno, pois ele irá perder a confiança em um adulto pode agravar ainda mais o quadro de trauma.

Transmita Segurança

Transmita Segurança

Foque nos Pontos Positivos

Ao invés de tentar esquecer o trauma, converse sobre o assunto com a criança focando no aprendizado, na lição, nos pontos positivos.  Concentre sua conversa sobre como poderia ter acontecido algo pior e não aconteceu. Use na sua fala um tom de felicidade e calma grande para deixar as coisas mais felizes na sua narrativa.

No entanto, na pressa de se concentrar no positivo, tome cuidado para não ignorar como as crianças estão se sentindo. Elas possuem sentimentos e vão se sentir ignoradas caso eles não sejam levados em consideração ao longo de suas conversas.

Distraia a Mente das Crianças com Pequenos Projetos

Envolva as crianças em pequenos projetos os quais posam dar conta. Quando um trauma ocorre, as crianças se sentem como se o seu mundo tivesse virado de cabeça para baixo. Não há mais qualquer sentimento de controle em sua mente, poder, ou de segurança. Isto pode ser aterrorizante para qualquer um, especialmente crianças. É o papel dos adultos ajudar a criança a restaurar um senso de controle, pelo menos sobre o mundo interior que todos carregam e parece estar em sua causa.

Permita a criança que ela tenha voz na escolha de seus projetos. Elas podem escrever histórias e poemas ou optar por pintar e desenhar. Elas podem se concentrar em uma festa ou expressar-se por meio de organizações de quartos e salas. Incentive-os a fazer caridade, de preferência para uma instituição de caridade que tenham outras crianças as quais precisam de ajuda, uma forma de mostrar o quão seu problema pode ser superado porque outras crianças também sofrem.

Não Force a Volta de uma Rotina Normal

Às vezes você pode incentivar uma criança a voltar para a sua vida normal, caso o trauma não tenha uma relação direta com seu dia a dia. Mas tenha cuida e sinta a necessidade da criança em se encontrar. Em outras crianças pode provocar uma fúria e ela pode se sentir forçada e coagida. É preciso ter bastante calma.

Para as crianças em um acidente de carro a volta a sua rotina pode ser ir em um banco diferente a seu trama em um carro devagar. Contudo, forçar pode trazer todo o trauma de volta. Conheça o seu filho e ouça o que ele ou ela está dizendo sobre o assunto. Se ele não estiver pronto, não ignore este fato, aguarde ele estar e recomece a tentar a volta para uma rotina normal da criança.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=F2pjhBVk6u8[/youtube]

Seja flexível com a rotina da criança. Ela pode ainda não estar pronta para ver amigos e colegas, e isso deve ser respeitado. Mas na abandone uma rotina, por ela pode fornecer uma estrutura de segurança e conforto. Mas esteja preparado para a possibilidade de que flexibilidade pode ser necessária também. Esteja preparada para adicionar algum tempo extra para ela dormir, dias ruins com pesadelos ou desânimo e crises de choro.

Se achar que a criança precisa dormir com você ou que você precisa para ir para o quarto dela para ter mais espaço, faça. Deixe-a bem a vontade mas imponha regras para que seu comportamento seja compatível com a realidade e ela não tenha problemas de socialização futuros.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Relacionamento

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *