O amor é uma coisa muito complicada. É uma das emoções mais comuns em todo o mundo. Uma palavra não pode expressar seu significado, por isso é natural que o medo do amor possa se desenvolver em qualquer pessoa: você, sua irmã, mesmo a pessoa que está ao seu lado.
Talvez você esteja com medo de ser amado, ou você esteja com medo de se apaixonar. Seja qual for o caso, e independentemente das suas experiências passadas que pode ter causado esse sentimento, você pode superar o seu medo do amor e ser feliz novamente.
Algumas Sugestões Para Superar o Medo do Amor
- -Em primeiro lugar, você deve descobrir do que está realmente com medo. Há uma boa chance de que você não tenha medo do amor em si, mas de algo mais específico.
- -Por exemplo, você pode pensar que está com medo de ser amado, quando na realidade, tem medo de conhecer uma pessoa que está interessada em você. Ou, pode pensar que está com medo de se apaixonar, quando está realmente com medo de perder o controle de sua vida.
- – Identifique uma causa para o seu medo. Uma vez que você sabe do que tem medo, descobrindo se há algo que lhe causou esse medo de amar. Na maioria dos casos, um medo pode ser causado pela experiência do passado.
- Talvez tenha conhecido alguém há anos atrás, e você percebeu que ele/ela não era o que se pensava inicialmente que eles fossem. Ou, talvez, você costumava ser loucamente apaixonado/a por alguém e todos os seus outros interesses e hobbies sofreram por causa disso.
- – Tente descobrir o que você aprendeu com a experiência, em vez de culpar-se mais e mais. Se essa pessoa não era quem você pensava que ela/ele fosse então agora você já sabe que não deve supor que conhece alguém, quando você mal conhece.
- Ou, se a pessoa pela qual você era apaixonado/a foi prejudicial a todos os seus outros interesses, então agora você sabe que deve encontrar alguém que suporte os seus interesses e hobbies e que seja uma influência positiva em sua vida.
- – Procure trabalhar o seu medo, mantendo o que você aprendeu de bom em sua mente. Isso não vai acontecer da noite para o dia. Na verdade, você não deve tentar fazê-lo desaparecer de uma vez, ou você vai sobrecarregar-se. Enfrente seu medo, tanto quanto possível, durante um longo período de tempo até que ele não seja mais um problema em sua vida.
- -Tente perceber que vai ficar tudo bem se você falhar no amor. Cada um tem uma desilusão amorosa em algum ponto ou outro, assim você verá que não está sozinho.
- – Lembre-se que somente o tempo é capaz de curar todas as feridas de um coração. Então, basta ser capaz de dar-lhe um tempo para que ele e sua mente se refaçam novamente para que você possa conquistar um novo grande amor.
- – Quanto à preocupação que todas as pessoas têm, “se ele ou ela é a pessoa certa para mim”, ou, “Se eu perguntar a ele / ela se gosta de mim e a pessoa for embora”, lembre-se que você provavelmente nunca vai ter cem por cento de certeza de que é amado de verdade.
- Às vezes você apenas precisa ter uma chance e aprender com ele/ela e, se não der certo, tentar reconstruir sua vida com outra pessoa. Se isso acontecer, você vai ser muito feliz porque você teve uma chance e fez acontecer o amor em sua vida.
- -Não idolatre a pessoa com quem você está se relacionando amorosamente. Tenha em mente que eles/elas também têm falhas como todo ser humano normal.
- -Seja verdadeiro/a e não tente se vestir ou agir de maneira que não seja verdade, ou que você não se sinta bem só para agradar a pessoa amada.
- -Não se preocupe se você está ou não bonita/o ou feia/o. Todo mundo é belo em sua própria maneira especial. Não deixe ninguém lhe dizer o contrário, e fazer você acreditar que é uma pessoa desinteressante.
- -Tenha confiança em você mesmo! E não se esqueça de amar a si mesmo! Esse é o melhor caminho para que as pessoas sejam amadas pelos outros.
- -Seja você mesmo! As pessoas vão notar se você está tentando ser outra pessoa. A melhor coisa que pode ser é você mesmo. Se eles/elas não gostam de você podo modo que é então eles/elas não valem a pena o seu medo de amar.
- -Você vai ter muitas experiências boas e más quando se trata desse assunto tão complexo que é o amor. Por isso pode sentir o desejo de desistir do relacionamento amoroso. Você nunca deve desistir completamente, em vez disso, procure escolher um caminho diferente para resolver seu conflito amoroso.
- -Não fique triste se você nunca teve um namorado/ namorada antes. Há outras pessoas que também nunca tiveram um relacionamento antes, então você não está sozinho nessa situação.
- -Ninguém quer ficar sozinho! Então, se você pensar sobre isso, vai preferir tentar a sua sorte no amor a simplesmente desistir e ficar sozinha a vida inteira. Todo mundo pode encontrar uma pessoa decente e amável.
- -Há um par para todo mundo lá fora. Às vezes, a melhor coisa a fazer é esperar, e alguém novo virá junto. O tempo cura todas as feridas. Tudo que você tem a fazer é dar tempo ao tempo.
- – Às vezes, as pessoas não conseguem encontrar um grande amor por causa de suas expectativas para um relacionamento perfeito. Em alguns momentos o melhor deve ser apenas se contentar com menos, desde que a pessoa que você esteja querendo namorar, tenha outras qualidades e seja uma pessoa decente em todos os aspectos.
- – Muitas vezes nos deparamos com pessoas que são incríveis, mas nós simplesmente não conseguimos dar um passo em direção ao nosso amor. Quando o amor não está fluindo, nós normalmente temos a suposição de que ele não existe mesmo, ainda que isso não seja verdade, nós sempre teremos uma suspeita de que nunca conseguiremos amar alguém.
Geralmente supomos que isto é apenas uma ilusão, pois temos temores de que posamos nos decepcionar, como por exemplo, o medo da rejeição da pessoa que escolhemos para amar. Quando esse receio de se envolver amorosamente com alguém for muito forte dentro de nós é recomendável procurar um psicoterapeuta para nos ajudar a resolver esse problema, e possamos ser felizes ao lado de alguém.
Salete Dias