Casamentos
Os casamentos são cerimonias muitos especiais, que tem um história e tradição datadas de milhares de anos atrás, desde as mais antigas civilizações da Terra já tinham seus próprios rituais de união entre duas pessoas, mesmo que em algumas regiões esses rituais de união não se chamassem casamento, a ideia da celebração era praticamente a mesma que temos hoje no mundo ocidental e oriental moderno, a união de duas pessoas com o intuito principal de amor.
Ao longo da história houveram muitas faces e muitas diferentes tradições para as celebrações matrimoniais, não apenas nos tempos antigos, como também nos tempos atuais, pois ainda hoje a ideia e as comemorações dos casamentos não ocorrem de maneira homogenia e igual em todos os lugares, embora a ideia do amor ainda prevaleça na grande maioria das culturas, o casamento tem suas especificidades de acordo com cada região, com cada tradição, com cada povo, etc.
Em geral, no Ocidente as culturas são muito próximas e semelhantes umas das outras, embora possam variar alguns detalhes de país para país. A cultura católica influenciou muito as tradições Ocidentais e por isso, mesmo após a igreja ter perdido tanta forma na sociedade moderna, as tradições que instaurou ainda persistem. Ainda é comum que as pessoas se casem na igreja, uma grande parte das celebrações ocorrem nos templos católicos, principalmente no Brasil, ainda é muito comum o ritual da benção, entre outras características.
Uma tradição que se mantém muito forte em terras Ocidentais também é o costume de utilizar vestidos brancos. Esse costume teve início na Inglaterra dos anos 1840, quando a então rainha Vitória que era muito popular em sua época, decidiu-se por casar com o seu grande amor, seu primo, de vestido branco, o que era totalmente fora do costume na Europa daquele tempo. Na Inglaterra por exemplo, o mais normal nos séculos antecedentes à rainha Vitória é que as inglesas, principalmente as rainhas inglesas se casassem em tons de vermelho.
Buquês
E a tradição de utilizar os buquês da onde surgiu? Muito se especula, mas ninguém sabe com certeza, uma vez que a tradição de plantas, ervas e até galhos serem carregados pelas noivas é muito antiga e permeia histórias de muitos povos diferentes. Muitas pessoas acreditam que de fato tenha surgido na Grécia antiga, onde o povo era muito voltado ao uso de plantas e ervas, e acreditavam nos seus poderes medicinais e até místicos. Por isso na Grécia antiga, cerca de milhares de anos atrás, era costumeiro que uma noiva fosse até o local da sua celebração e permanecesse durante o ritual segurando, ervas, plantas, temperos ou flores, como uma forma de trazer bons fluidos para a relação que se inicia.
Na época do Império Romano, muitos registros indicam que as noivas tinham os mesmos costumes que se tinha na antiga Grécia, uma vez que as civilizações muitas vezes trocaram suas experiências. Na Grécia do passado, inclusive há relatos de noivas entrarem nas suas celebrações matrimoniais segurando ramos com alho, isso mesmo, esse costume surgiu pela fama do alho de afastar maus agouros e maus espíritos, assim no momento da definição do matrimonio os noivos, portanto, também a relação, ficariam protegidos de energias negativas.
Tipos de Buquês
Há uma infinidade de buquês que podem ser escolhidos nos dias atuais, tanto nos seus formatos, quanto nas suas cores, nos seus estilos, como sendo mais romântico, ou mais clássico, ou ainda mais despojado e moderno, isso tudo vai depender do estilo da noiva e também do estilo da cerimônia, principalmente sua decoração e suas cores.
Hoje não há mais restrições de cores, nem para a decoração, nem para o vestido noiva (inclusive muitas noivas não se casam mais de branco) e muito menos para os buques. Antigamente os mais usados eram buques brancos, rosa e vermelhos. De flores clássicas, como as rosas, as margaridas, tulipas, ou até mesmo as begônias.
Esse padrão de buque e de tipo de flores tem mudado muito e hoje é muito comum se usar, as mais diversas variedades de flores, nos mais diversos tipos de tonalidade e também é muito comum misturar alguns tipos de flores diferentes, o que dá um ar supermoderno, descolado e atual para o buquê. Muitas noivas inclusive hoje optam por buques sem flores, isso mesmo, apenas alguns galhos, tudo com muito bom gosto é claro, mas o que dá um ar bem rustico e altamente descolado ao look e também à festa como um todo.
Falando em celebrações descoladas, os buquês mais coloridos são a cara das festas mais agitadas e modernas, eles juntamente com a decoração dão um tom mais alegre, mais despojado, mais jovial à toda a festa, é como se os convidados fossem incentivados a se animarem e curtir tudo que que a recepção do casamento pode lhes proporcionar.
Uma cor que tem sido muito usada para buques, principalmente para festas ao ar livre e festas que acontecem no período diurno, é a cor laranja, essa cor tão alegre e expressiva. Há muitas opções de flores que apresentam uma tonalidade no laranja e seu buquê com certeza fica lindo.
Uma coisa muito interessante é o poder das cores de alterar e transformar a energia de um ambiente, pois o cérebro humano reage as diferentes variedades com sensações e estímulos completamente diferenciados, tanto que hoje uma das áreas de psicologia é o estudo e influência das cores na vida humana.
Cada cor tem um significado atrelado a ela, que está relacionado às sensações que é capaz de despertar em nós, por exemplo, no caso da cor laranja, ela tem a fama de trazer à superfície humana, alguns sentimentos como o encantamento, fascínio pelo belo, a alegria e também a satisfação.
Atualmente tudo é permitido no mundo dos casamentos, por isso inove sempre, se você for uma noiva moderna, não sinta receio em deixar a festa bem a sua cara, invista no que mais gosta e seja muito feliz, afinal é o seu dia especial.