Lua de Mel em Ilhabela

Casamento

Podemos dizer que o tema casamento é com certeza um dos mais falados há centenas de anos e isso não somente no Brasil, ou somente no Ocidente, mas nos mais diversos cantos desse mundo. Todas as civilizações que hoje habitam o planeta têm as suas próprias tradições, algumas muito parecidas com o que estamos acostumados por aqui, outras com costumes bem diferentes, no entanto são todas feitas e vivenciadas com muito amor.

Muitas pessoas tem um sonho de infância de viver o momento do seu casamento, esse sonho é planejado algumas vezes até mesmo antes de encontrar o noivo ou a noiva, apesar disso foi cultivado pedacinho por pedacinho ao longo dos anos. Muitas vezes os noivos mesmo quando já estão juntos, antes de finalmente dizer o tão esperado sim na frente dos seus amigos e entes queridos, passam grandes períodos escolhendo os detalhes de sua festa, por vezes até anos, para que possam pagar e que tudo saia como nos seus sonhos.

Em um casamento, principalmente naqueles que possuem uma recepção ou festa de comemoração após a cerimônia são muitos os detalhes que devem ser trabalhados, por esse motivo muitos noivos atualmente procuram por empresas especializadas neste tipo de celebração, isso contribui para aliviar as suas tensões, para fazer com que a festa saia da maneira mais profissional possível.

Casal se Despedindo do Casamento

Casal se Despedindo do Casamento

Por mais que uma empresa especializada possa aliviar e tranquilizar de maneira considerável as preocupações e vontades dos noivos, sempre há aquele frio na barriga e aquela empolgação para o seu grande dia, não tem como fugir daquele sentimento de ansiedade boa, de felicidade com o dia que se aproxima. No entanto, tome muito cuidado para pensar demais e aguardar demais pelo dia do matrimônio e acabar esquecendo outra parte grande das comemorações que é a tão esperada lua de mel.

Lua de Mel

A lua de mel existe há centenas de anos e principalmente na Europa durante a idade média era uma viagem feita com o intuito do casal se conhecer melhor ou até mesmo conhecer membros da família que moravam longe e não podiam comparecer ao casamento. O casal nessa viagem também se tornava mais íntimo, uma vez que muitos não se conheciam antes de casar, pois os casamentos em sua maioria eram arranjados pela família.

Atualmente a lua de mel é vista como um descanso do mundo, uma fuga da rotina, como alguns dias no paraíso pelos noivos, que geralmente escolhem lugares que tem muito a ver com eles e onde poderão fazer atividades que os deixarão muito felizes. São dias de amor e felicidade, uma dica é não levar nada muito a sério nesses dias ou semanas de lua de mel.

Ria muito, ria das coisas boas e principalmente de algum imprevisto ou problema que aparecer, para que nada consiga estregar esse momento único e mágico na vida de vocês, afinal uma lua de mel só se vive uma vez, mesmo que depois o casal revolva fazer uma outra viagem de lua de mel, aquele sentimento de recém casados é único, assim como cada momento é único, aproveite e viva.

Como escolher o seu destino? Essa é a primeira pergunta que todos os noivos têm quando o assunto é lua de mel. Antes de mais nada é preciso pensar em lugares que tenham a ver com a personalidade dos dois, isso porque ao chegar lá eles devem se sentir confortáveis e em sintonia com o lugar que escolheram, afinal como passar sua lua de mel fazendo coisas que não gosta?

A lua de mel perfeita faz parte de uma celebração perfeita, mas não se esqueça que nada nesse mundo sai completamente perfeito, portanto, uma das coisas mais importantes é estar preparado e saber como lidar com imprevistos, não fique triste ou desanime, leve tudo com humor e boa vontade, ria da situação, afinal é melhor rir do que permanecer em uma situação que te induza a se estressar. Leve tudo na calma e não deixe que nada te abale e influencie no seu dia, afinal os problemas podem ser resolvidos aos poucos e como o ditado já diz, o que não tem remédio, remediado está.

Hoje existem muitos tipos diferentes de lua de mel, tem aquelas curtinhas, tem as que são longas, tem também as que até mesmo acontecem antes do casamento, geralmente por questões de trabalho dos noivos, tem aquelas que acontecem um certo tempo depois, geralmente para dar tempo de juntar mais um pouco de dinheiro, há uma infinidade de opções para você escolher, basta ver qual o tipo de lua de mel que mais se encaixa na sua rotina e no seu orçamento.

A única coisa que aconselhamos que faça com certeza é deixar o dia seguinte da sua festa de casamento para descansar, pois a sua noite anterior terá sido muito longa, as festas na grande maioria das vezes podem durar até o amanhecer e vocês não vão querer perder um dia da sua viagem especial descansando ou dormindo, não é mesmo? Além disso, esse tempo de um ou dois dias após a celebração pode ser usado para resolver pequenos e possíveis imprevistos, agradecer os presentes, despedir da família e acertar outros detalhes.

Destinos

Lua de Mel na Praia

Lua de Mel na Praia

Quanto aos destinos de lua de mel, existem os casais que são mais adeptos do frio e muitas vezes procuram destinos como a Serra Gaúcha e Campos do Jordão no Brasil e até mesmo destinos fora do país, como a Europa no inverno e principalmente nos seus países mais altos como a Suíça, Suécia, Dinamarca, Alemanha e Inglaterra, entre outras opções frias, mas que ao mesmo tempo são lugares em que você pode encontrar opções absurdamente aconchegantes e românticas para se hospedar. Aqui por perto opções para curtir um friozinho é a porção sul do Chile e da Argentina, neste último o principal destino costuma ser Bariloche, uma linda e aconchegante cidade.

Agora vamos falar dos adeptos do calor e praia. Esses estão muito bem servidos no nosso país que de norte a sul oferece opções lindíssimas e paradisíacas de destinos praianos. Muitas pessoas quando pensam em praias e resorts para sua lua de mel, logo pensam nas opções do Nordeste brasileiro, mas venho lhes dizer que o Brasil é muito maior e que até mesmo no Sudeste, principalmente no estado de São Paulo que muitas vezes é subestimado em relação às suas praias, têm maravilhosas opções de praias para você.

O litoral Norte paulista é realmente muito bonito, o litoral Norte costuma ser definido como a extensão que vai desde a cidade de Ubatuba até a cidade de São Sebastião. É possível dizer que dentro dessa extensão territorial existem praias que podem ser comparadas às mais belas do grande Nordeste, somente na cidade de Ubatuba há mais de 70 praias.

Além da cidade de Ubatuba, um grande destaque vai para São Sebastião, uma bela cidade que tem seu centrinho histórico, de onde saem as balsas que vão para uma das mais famosas ilhas do Brasil e com certeza do estado, ela é chamada de Ilhabela e não é à toa não, entre as suas praias estão algumas que entram nas listas de mais belas do país, além de todo o clima romântico que existe no local.

Ilhabela

Ilhabela

Ilhabela

Essa linda cidade e ilha do litoral Norte de São Paulo é reconhecida em todo o Brasil, em grande parte pelas suas lindas praias e também lindas cachoeiras, mas também pelo seu centrinho muito charmoso e pela qualidade de seus hotéis e acomodações no geral. No entanto Ilhabela não para por aí e oferece restaurantes de primeira, que contam com refeições deliciosas para os amantes da boa gastronomia.

Apesar de ser uma ilha e, portanto, estar ao nível do mar, ela tem picos muito altos para sua localização, suas montanhas podem ter cumes que ultrapassam os 1300 metros de altitude, como é o caso do Pico de São Sebastião. Essa ilha tem uma área aproximada de 350 quilômetros quadrados de extensão territorial e o seu número de habitantes não passa de cerca de 35 mil pessoas apenas. A distância entre Ilhabela e a cidade de São Paulo capital é de aproximadamente 135 quilômetros.

Uma curiosidade é que se ouvirmos alguém falando que Ilhabela não é apenas uma cidade ou uma ilha isso é verdade, pois ela também detém o título de estância balneária, que é concedido pelo governo do estado de São Paulo. Devido à essa classificação a verba que a cidade recebe do governo do estado é maior do que outras cidades, mas esse dinheiro deve ser voltado ao investimento na cidade com a finalidade de promover e atrair os turistas até lá.

A cidade está dividida entre dois extremos, um deles é o lado da ilha que é voltado para o continente, esse lado é onde se concentra a grande maioria dos moradores de Ilhabela, além disso, é onde estão as praias mais frequentadas pelos turistas, tanto pela comodidade da estrutura urbana e quanto por causa do comportamento mais calmo do mar desse lado, mas por esse motivo também as praias podem vir a estar mais poluídas infelizmente, o que muitas vezes não é perceptível, sendo que a maioria da sujeira se concentra na areia, que é constantemente limpa.

No outro lado da ilha, a parte que está voltada para o mar aberto, você irá encontrar praias geralmente mais agitadas, que podem estar com ondas maiores já que estão de frente para o oceano, normalmente são praias mais desertas devido a seu acesso ser mais complicado, na grande maioria delas você só consegue chegar através de trilhas ou carros 4×4 como jipes.

Algumas tem ondas bem fortes e em época de mar mais agitado pode atrair muitos turistas e pode até mesmo sediar alguns campeonatos de surf, vale a pena consultar tudo isso antes de escolher a data de sua viagem, afinal para um casal em lua de mel, pegar praias mais tranquilas e desertas é muito melhor. Uma sugestão é ligar nos telefones de turismo da prefeitura, ou ainda entrar no site e consultar os eventos, você pode também ligar nos hotéis perguntando sobre as datas.

O site oficial da prefeitura da cidade é https://www.ilhabela.sp.gov.br/, já o site mais voltado para informações especificamente na área do turismo é https://www.ilhabela.com.br/. Neste último ainda há uma aba somente para informações quanto à casamentos na ilha, para os casais que não apenas sonham com uma lua de mel na praia, mas também uma celebração à beira do mar. O portal de casamentos pode ser acessado através do endereço eletrônico https://casamento.ilhabela.com.br/.

Casal em Lua de Mel em Ilhabela

Casal em Lua de Mel em Ilhabela

Neste portal eletrônico sobre casamento, há muita informação interessante aos noivos e também aos organizadores de evento, como opções de lugares, informações sobre taxas e até mesmo sugestão de fornecedores. Você pode contratar uma empresa ou uma pessoa que vá organizar seu casamento fora da ilha, mas o ideal seria um organizador de eventos de lá, afinal ele saberá cada detalhe e cada tramite legal, além de já conhecer sobre os fornecedores, sobre os melhores preços e por ser de lá pode conseguir alguns descontos que alguém de fora poderia não conseguir.

É válido consultar tudo isso e principalmente fazer um orçamento antes de contratar oficialmente. Outra coisa muito importante é pedir referencias de casamentos e eventos realizados anteriormente, assim você poderá perguntar como é a pessoa, seu temperamento, como lida com problemas, sobre os custos e sobre a experiência final entregue.

Clima

Um fator importantíssimo para consultar é a previsão do tempo para as datas de sua celebração. Sabemos que as vezes o evento é marcado com muita antecedência e não é possível saber como estará o dia especificamente, no entanto, para isso consulte os padrões climáticos da ilha, ou seja, os padrões que se repetem ao longo dos últimos anos, como em quais meses têm mais chuva, ou quais meses tem mais vento (o vento que pode ser um grande inimigo das noivas), esse tipo de informação é essencial para planejar tanto o seu casamento, quanto a sua lua de mel na praia.

Os meses que costumam registrar as maiores temperaturas na ilha são os meses de verão janeiro, fevereiro e março, quando a temperatura costuma ficar em torno dos 30 graus Celsius. Já as menores temperaturas são registradas nos meses de junho, julho e agosto e geralmente ficam por volta de 15 a 16 graus Celsius, podendo ter picos de máxima de até 25 graus Celsius.

Quanto à precipitação, o mês que mais chove segundo os dados históricos, é o mês de janeiro e o mês que menos chove, pelos dados dos últimos anos é o mês de julho, ficando esse muito próximo à quantidade de precipitação que ocorre no mês de agosto, que é de cerca de 60 milímetros divididos ao longo do mês.

Para maiores informações e dicas únicas sobre a ilha, é possível consultar os sites oficiais, assim como ligar nos hotéis ou nos telefones uteis para perguntar, uma vez que podemos analisar os dados registrados, mas os padrões climáticos únicos e característicos somente serão confirmados mesmo por pessoas nativas do local, que podem lhe dizer se a realidade dos últimos anos, condiz com os dados registrados.

Recém Casados Em Ilhabela

Recém Casados Em Ilhabela

Recém Casados Em Ilhabela

Para os casais que escolhem a lua de mel na praia, é indicado que procurem por acomodações, de qual tipo que for, sejam resorts, hotéis, pousadas, ou outros, mas que sejam especializados ou que ofereçam condições e pacotes especiais de lua de mel, pois isso fará do momento ainda mais inesquecível, sempre pergunte e avise que são recém casados, pois podem receber muitas surpresas boas.

Ilhabela é uma cidade pequena, mas que conta com uma estrutura para o turismo muito boa, aqui neste texto daremos algumas dicas mais especificas para vocês sobre o local, para que possam aproveitar as melhores condições na ilha.

Praias, Cachoeiras E Ilhas

A seguir listaremos as principais praias da cidade, as mais procuradas, as de maior estrutura de serviços aos turistas e também as mais tranquilas e desertas, assim você terá uma maior quantidade de informações para escolher os locais onde vai visitar, afinal são por volta de 40 praias na ilha.

Praia do Curral: Essa praia é muito conhecida pelo agito e pelo seu público frequentador que na sua grande maioria é jovem. Tem areias douradas e um mar calmo, além disso é um dos lugares da ilha com o pôr do sol mais bonito.

Praia do Curral

Praia do Curral

Tem muitos hotéis e resorts em sua orla e até mesmo beach clubs, que são lugares onde você pode optar apenas por passar o dia, sem necessariamente ficar hospedado no local, normalmente tem som ao vivo ou de dj, piscina e vista da praia incluso valor pelo uso, alguns ainda oferecem uma certa consumação para quem comprar o dia.

É uma das praias com maior estrutura para o turista, tem bares, quiosques e até estacionamento (que é pago). Geralmente essa praia fica bem cheia e é um local de badalação. Uma dica quanto aos quiosques, que em geral tem um preço bem caro, é levar suas bebidas em uma caixa ou bolsa térmica e nos estabelecimentos por lá, apenas consumir as comidas, o que já vai lhe ajudar a economizar um dinheiro.

Essa praia especificamente fica muito cheia na época de alta temporada, por esse motivo se quiser um lugar mais tranquilo é indicado buscar outras opções. Outra dica, é principalmente se vocês estiverem em uma lua de mel de navio que faz parada na ilha, procure se informar sobre as opções de transporte para chegar até lá, pois o transporte público na cidade custa por volta de 3 reais, enquanto vãs fretadas podem custar 35 reais e dentro no navio o serviço pode ser de até 70 dólares, é uma diferença de preço absurda e um desperdício de dinheiro que pode ser evitado.

Só tome cuidado se for pegar transporte público, para que seja os transportes oficiais da cidade e tome cuidado principalmente ao pegar vans, se certifique que seja de alguma empresa ou agencia de turismo séria, não há muito registro de assaltos e violência na ilha, mas cuidado nunca é demais, não é mesmo?

Praia do Veloso: Essa praia é bem menor que anterior, apesar de que fisicamente é muito próxima a ela, de uma é possível ir até a outra, o pôr do sol costuma ser muito lindo por lá também, além disso essa praia normalmente tem menos gente do que a Praia do Curral, sua porção de areia é mais curta e não tem tanto comércio, apenas uma pousada.

Praia do Veloso

Praia do Veloso

Até essa praia ainda é possível chegar de carro, ou como já dito ir andando a partir da do Curral. Uma coisa muito interessante dessa praia é que muito perto da porção de areia tem um navio naufragado, esse naufrago aconteceu por volta dos anos 20 do século passado e a embarcação se chamava Aymoré.

Os turistas que sabem mergulhar podem praticar o mergulho para chegar até o local do naufrago, dizem que para se ter boa visibilidade a profundidade é de cerca de 4 a 17 metros.

Para os turistas que ainda não sabem mergulhar, na ilha existem muitas opções de curso de mergulho, com profissionais muito capacitados, mas é indicado agendar antes, pois na temporada pode ser bem concorrido. Essa é uma das opções mais românticas de passeio na ilha, mergulhar ao lado de seu grande amor. A praia fica a cerca de 16 quilômetros da vila da ilha.

Praia das pedras miúdas: Essa praia está muito próxima ao local de chegada da balsa na cidade, é a primeira praia logo após e o mais interessante dessa praia é que além dela estar mais próxima da vila do que as outras e ter uma boa estrutura ao turista, onde é possível inclusive comer uma porçãozinha, ela também está de frente para a famosa ilha das Cabras.

Praia Das Pedras Miúdas

Praia Das Pedras Miúdas

O local é considerado um verdadeiro santuário ecológico, isso porque ali a visibilidade da água é muito boa e para complementar existe uma grande variedade de espécies marinhas vivendo no local, são muitas espécies de peixes e de outros lindos animais como as estrelas do mar, muitas tartarugas e até mesmo os encantadores cavalos marinhos. Vale a pena o mergulho e também a visita até a ilha.

Ilha das Cabras: A ilha está mais precisamente há 2 quilômetros e meio do local de chegada da balsa e a aproximadamente 8 quilômetros e meio da vila que também é conhecida como centrinho. O local é protegido ambientalmente, a lei que assegura que a ilha seja uma reserva ambiental, tanto na sua porção de terra quanto no seu entorno, é do ano de 1992 e desde então, qualquer tipo de pesca ou de caça são proibidos.

Um dos pontos altos do mergulho da ilha, além da grande visibilidade das suas águas para mergulho por serem transparentes e da sua grande variedade de vida marinha que pode ser observada, há também uma curiosa e imponente estátua de netuno, o famoso deus da cultura romana, onde ele é considerado o deus do mar. Na estátua além dela por si só já ser uma atração, há também o crescimento de corais sobre elas, o que acabou criando todo um novo ecossistema.

Ilha das Cabras

Ilha das Cabras

Praia de Castelhanos: A famosa Praia de Castelhanos, a praia que todo mundo se lembra ou comenta quando falamos de Ilhabela é considerada por muitos a mais bonita da ilha. Ela fica na porção leste de Ilhabela e está em uma área praticamente inacessível.

Para chegar lá ou você vai de barco ou você vai de carro, mas atenção os únicos automóveis que são capazes de chegar até lá, são os 4×4, do tipo jipe sabe? Nem tem se arriscar com carros de passeios, pois você ainda pode ter problemas e danificar o seu carro.

Na ilha há muitas empresas de turismo que fazem a rota até o local, dê preferência a fazer o passeio com as agências credenciadas, que já estão acostumadas e muito familiarizadas com os caminhos. Lembre-se que para ir sozinho, alguns trechos podem ser perigosos, em alguns pedaços da estrada você inclusive tem que passar o carro por dentro da água, em um rio e um lago, e além de tudo o caminho é longo, são cerca de 20 quilômetros que alguns ainda consideram que é ainda mais do que isso, portanto, é sempre melhor prevenir do que remediar, não é?

Praia de Castelhanos

Praia de Castelhanos

Se você quiser ir com seu carro próprio (que seja 4×4) e com sua conta em risco saiba que há um controle de acesso de veículos por dia e, portanto, se você não chegar cedo, será barrado ainda na portaria. Os passeios com as empresas que vão por terra geralmente custam cerca de 80 reais, já os passeios pelas vias marítimas, na lancha custam por volta de 150 reais. Você pode escolher ir até a praia em um tipo de transporte e depois voltar para a vila com outro tipo de transporte, ou ainda usar o mesmo para ida e volta, é sua escolha.

As lanchas saem todas da Praia do Perequê, já os jipes saem de lugares variados que são previamente agendados, mas muitas agencias oferecem a opção de te buscar no seu hotel ou casa.

A praia apesar de ser distante pode ser bem cheia em feriados ou em épocas de temporada (verão principalmente), isso porque muitas empresas oferecem o passeio até lá. A maior aglomeração de pessoas normalmente é no meio da praia, onde estão concentrados os quiosques e barracas. Não é uma praia deserta, inclusive os quiosques oferecem cadeiras, mesas e guarda sóis para quem consome com eles.

Para quem quer mais tranquilidade há duas opções, ou ficar nos lados da praia, fugir da aglomeração, ou ainda acampar por lá, pois sim há um camping na área gerenciado pelos próprios moradores da vila de pescadores local. Na praia não há qualquer sinal de internet, nem Wifi ou 3G, isso é válido para que você saiba que deve levar uma quantia em dinheiro para emergências ou para alimentação.

A praia ainda tem outros atrativos, como trilhas para cachoeiras próximas e também para algumas praias que estão próximas à Castelhanos, como a Praia Vermelha, Praia Mansa e Praia da Figueira, a trilha para elas sai do lado direito da praia, que inclusive é o lado de águas mais calmas para quem gosta. As trilhas das cachoeiras são do lado esquerdo, inclusive a mais famosa que é a cachoeira do Gato, essa trilha também pode ser feita de Jipe e é um passeio incluso por algumas agências de turismo, mas como não são todas as empresas que incluem essa cachoeira, vale a pena pergunta se no valor pago está ou não a trilha.

Se for fazer trilha, leve roupa adequada para isso, o caminho pode ser bem difícil e complicado com perigo de machucar, então não esqueça o seu tênis e também o seu repelente de insetos, essa dica inclusive é válida para qualquer local que você for da ilha. O tempo dos passeios não é muito na praia, então o pouco tempo que fica por lá aproveite o máximo. Uma observação é que em tempos de chuva a água pode estar mais escura do que o comum devido ao barro e as causas naturais.

Praia de Indaiaúba: A praia de Indaiaúba é uma das mais bonitas da ilha, é um verdadeiro paraíso perdido, mas como assim como todo bom tesouro, ela também não é fácil de encontrar. Fica localizada na porção sul da ilha e para chegar até lá somente por trilha. Essa trilha pode ser feita a partir ou da Praia do Bonete ou a partir da Praia de Enchovas.

Praia de Indaiaúba

Praia de Indaiaúba

Se você optar pela opção da praia do Bonete, você deve primeiro ir até a Praia do Sepituba, que é o local de onde sai a trilha que vai até o Bonete, somente após a chegada ao Bonete é que se inicia a trilha para a Indaiaúba. O tempo estimado de duração dessa trilha é de aproximadamente 5 horas e meia, isso mesmo, é uma bela de uma caminhada, portanto, se não tiver com preparo físico é melhor não arriscar.

Se você for pela praia de Enchovas que é do lado de Indaiaúba, o percurso é menor, mas mesmo assim pode exigir muito de você. Muitas pessoas escolhem uma terceira opção disponível que é ir até lá de barco, no qual o trajeto demora apenas 45 minutos em média. Os barcos partem a partir da Praia do Perequê, é legal agendar antes para garantir o seu lugar, além disso, pesquise um pouco para encontrar o melhor custo benefício.

Na localização dessa praia existe uma curiosidade um tanto quanto diferente, é que ali já aconteceu muitos náufragos e ainda há alguns navios no fundo do local. Na praia também é permitido pescar, mas apenas a pesca que é realizada com linha.

Essa praia é sempre uma das mais indicadas por sua beleza, tem águas transparentes em belíssimos tons de azul e é um lugar onde há muitos peixes, tudo isso cercado por uma beleza exuberante dos entornos com mata nativa e fechada. Não vá para lá esperando estrutura de quiosques ou bares, pois não tem, então se vai passar o dia, não se esquece de levar sua comida e também uma sacolinha para recolher o seu lixo e toda a sua sujeira depois, preservar o meio ambiente é vital para manter os nossos paraísos.

Praia do Viana: A praia do Viana é uma linda praia de Ilhabela, ela fica na região Norte da ilha e seus atrativos são principalmente a sua bela e transparente água que nos cantos da praia forma algumas piscinas naturais na porção da praia onde há pedras.

Praia do Viana

Praia do Viana

É interessante para ir com crianças e além disso, a praia tem estrutura para receber o turista, conta com coqueiros e também com quiosques. Essa praia fica relativamente próxima à Vila, apenas 3 quilômetros aproximadamente. Em relação ao local de chegada da balsa, a distância é de cerca de 9 quilômetros e meio.

Praia do Poço: A Praia do Poço é uma das mais lindas de Ilhabela, fica na parte Norte da ilha, muitas pessoas não a conhecem, mas ela possui uma beleza exuberante, além dela ter águas transparentes, uma formação rochosa que lhe confere um charme único, ela também tem uma paisagem à sua volta de tirar o folego. Essa já uma lista de qualidades para ninguém botar defeito certo? Já seriam motivos mais que suficientes para você visitar essa praia, mas calma que não para por aí, ainda tem mais.

O nome da praia é devido um poço de água doce que se forma logo atrás da sua prainha, isso mesmo, enquanto você está com os pés na água você também observa o outro lado. Ali existe uma cachoeira completamente natural, sem nenhuma manipulação pelo homem, na qual água doce e água salgada se unem.

A cachoeira inclusive nas horas de cheia do mar, deságua diretamente no oceano e por vezes a porção de areia até desaparece, mas nos momentos de maré mais baixa o que se vê é um verdadeiro espetáculo da natureza, uma bela visão de um mar transparente e um poço logo atrás, cercado por verde.

Praia do Poço

Praia do Poço

Você pode chegar até lá utilizando o serviço de barcos ou por trilha. Se escolher ir pela trilha você deverá sair da praia do Jabaquara e seguir em direção a praia da Fome, em seguida estará a praia do Poço e se você estender ainda mais a sua caminhada por fim chegará até a praia da Serraria.

Praia da Armação: A famosa praia da Armação está localizada na porção Norte de Ilhabela. Essa praia ainda tem acesso feito por estrada de asfalto, mas é a última de seu trecho, a partir dela já não há mais estradas asfaltadas e não é recomendado ir de carro de passeio. Armação está a cerca de 6 quilômetros e meio da Vila, em relação a balsa a distância quase dobra, indo para 12 quilômetros.

Por ter um acesso facilitado em relação à outras praias da ilha, a Praia da Armação oferece ao visitante uma ótima estrutura para passar o dia, há tanto quiosques, quanto bares e restaurantes no local, portanto, você poderá ficar tranquilo por lá. Se quiser economizar uma dica é levar as suas próprias bebidas e apenas comer porções enquanto permanecer em Armação. Consulte os quiosques que aceitam caixas térmicas.

A localização da praia é estratégica para a prática de esportes de vento, isso porque ela está bem de frente para o canal entre a ilha e a cidade (São Sebastião) e por ali a canalização do vento é muito intensa. Por esse motivo a praia é um dos principais destinos dos atletas e amadores que são adeptos de esportes do vento, tais como os conhecidos windsurfe e kitesurfe, que são praticados com vela.

Praia da Armação

Praia da Armação

Os que ainda não tem conhecimento sobre esses esportes citados acima, mas querem aprender e se aventurar, há na cidade e no próprio local escolas que ensinam como praticar as categorias de esportes de vela. Você pode fazer algumas aulas enquanto estiver na ilha. Inclusive é nessa praia que fica a famosa Associação de Windsurfe da Ilha que para os adeptos oferece bar e até banheiros que possuem chuveiro para você tirar a areia e o sal do corpo após suas horinhas no mar.

Um outro atrativo que com certeza é um charme da localidade, é que geralmente ali a paisagem ainda é mais charmosa devido aos vários barquinhos de pescadores que ficam nas areias. Além disso, também há uma capelinha no local, para completar o conjunto praiano.

Praia do Pinto: Essa praia fica ao lado da praia anterior, a Praia da Armação, e assim como ela está na região mais ao Norte da ilha, mesmo estando ao lado dessa agitada praia, costuma ser bem mais tranquila que ela. O acesso até lá pode ser feito pela avenida principal e ela está a cerca de 10 quilômetros de distância do local onde chegam as balsas. No entanto, para chegar até a praia de fato é somente através de trilhas.

Há duas opções, ou você pega uma trilha de nível considerado fácil e que tem início na Praia da Armação ( a trilha é quase toda asfaltada ladeando o mar) ou você vai através de um condomínio que dá acesso a ela, mas para entrar no condomínio você deve passar pela portaria e pedir para ter acesso à via de acesso, portanto, se quiser garantir já pode escolher a opção da Praia da Armação.

Assim como na Armação, essa praia também conta com um bom padrão de ventos e se desejar praticar os esportes de vela por lá, é indicado também. No local há barracas, mas pouca estrutura. Um dos atrativos da trilha que vem da Armação é um local, uma espécie de píer, onde é possível pular na água, mergulhar e tirar muitas fotos, é um dos pontos preferidos para fazer fotos na ilha.

Praia do Pinto

Praia do Pinto

Praia da Figueira: Essa praia, que geralmente é bem mais vazia que as outras da ilha, está dentro dos limites de um parque estadual, é o Parque Estadual de Castelhanos, na porção Leste de Ilhabela. Muitas pessoas deixam essa praia de lado, mas ela definitivamente vale a sua parada, tem águas transparentes e esverdeadas, além disso está cercada pela mata atlântica.

No local só há um quiosque, com pouca estrutura e que não está sempre aberto, apesar disso quando está servindo, serve aperitivos deliciosos, mas não espere uma grande estrutura da praia, pois não tem, lembre-se que ela está dentro de uma área de um parque estadual.

Você pode chegar até a Praia da Figueira de barco ou através de trilha. Se escolher ir andando e se aventurando, lembre-se de vestir roupas adequadas ao esporte, como tênis e calça de preferência para se proteger de animais, espinhos e galhos soltos. A trilha tem nível médio e é feita em 2 horas de caminhada, isso saindo da Praia de Castelhanos. Para chegar até a praia primeiro você vai passar por duas outras praias no seu caminho partindo de Castelhanos, a Praia Mansa e também a Praia Vermelha.

Praia da Figueira

Praia da Figueira

Praia do Julião: A praia do Julião está a aproximadamente 12 quilômetros da vila da ilha e em relação à balsa, essa distância é de cerca de 5 quilômetros e meio. A praia tem águas cristalinas, principalmente próximo às pedras onde se formam as famosas piscinas naturais. O local é muito indicado para mergulho com o auxílio de snorkel. É uma praia mais tranquila, até porque é uma praia mais escondida, geralmente está bem menos cheia do que as outras.

Praia do Julião

Praia do Julião

Praia Grande: Essa praia é a que tem a maior extensão de terra da ilha, cerca de 600 metros, portanto, não é à toa que é chamada de Praia Grande, ela está próxima da praia do Curral e também da Praia do Julião. Possui uma grande estrutura para receber os seus turistas, tem uma avenida ao lado e muitos quiosques e bares na sua orla. Essa praia é para quem quer comodidade de ter tudo a mão sem muito esforço.

Praia Grande

Praia Grande

Praia do Bonete: Para fechar a seção das praias com chave de ouro temos a belíssima Praia do Bonete. Essa praia já foi eleita por muitos jornais e críticos ao redor do mundo como uma das praias mais lindas do Brasil, inclusive entrando no top 10 da classificação, realmente a praia é muito linda, de uma beleza natural, nativa, com águas claras e cercada por muito verde.

A praia está na porção Sul da ilha e por esse motivo tem ondas maiores e mar agitado, isso porque é uma das praias que fica de frente para o mar aberto, logo recebe o fluxo de água diretamente formando grandes ondas. O local consequentemente não é tão procurado por turistas como outras praias e acaba ficando mais vazia, pois as famílias, principalmente com crianças preferem evitar devido ao perigo do mar.

Na praia vive uma comunidade centenária, que está ali por muitas gerações e é uma das mais tradicionais de toda a ilha. Há pequenos quiosques para servir aos turistas e também há sombras. Há duas maneiras de chegar até o local, assim como a maioria das trilhas de Ilhabela, você pode ir até lá por terra, fazendo uma trilha que começa no fim da estrada de asfalto ou então por mar, nas lanchas ou canoas.

Praia do Bonete

Praia do Bonete

Para quem não tem carro pode chegar até o início da trilha pegando o ônibus que vai para a região de Borrifos, mas, no entanto, é sempre válido, consultar se não houve alterações nas linhas antes de ir e pergunte onde deverá descer para fazer a trilha.

Se você escolher chegar até lá pelas trilhas saiba que o caminho está classificado em um nível difícil e que é uma caminhada que pode chegar até 6 horas de percurso, portanto, se escolher essa maneira de ir, é necessário ter acompanhamento de guias, pois o caminho pode ser perigoso para quem não o conhece, são vários detalhes que o guia deixará mais claro para você e poderá também prevenir acidentes, não arrisque.

A trilha está dentro dos limites do Parque Estadual de Ilhabela, portanto, é mata nativa e fechada e pode contar com muitos animais pelo caminho. No entanto, se for por trilha e com guia ele pode até lhe indicar pontos de paradas em lindas cachoeiras.

Se você decidir ir por mar, há muitas lanchas das agências de turismo da cidade que levam você até lá, além disso há canoas dos nativos da praia que fazem a travessia, essas canoas são conhecidas na região como as canoas boneteiras, é tem até nome próprio, são canoas tradicionais por lá. Os barcos saem da praia do Perequê em sua grande maioria. O local tem estrutura para acomodação, que pode ser na casa dos nativos, em campings e até mesmo em pequenas pousadas. Para maiores informações o telefone público da praia é (12) 3894-7000.

Cachoeiras

As principais cachoeiras da ilha são realmente lindas, é de surpreender que em uma ilha tenham tantas belezas naturais. São mais de 300 exemplares espalhados em seu território, mas apenas cerca de 30 podem ser visitadas e são boas para banho, isso sem oferecer perigo ao visitante ou estarem em locais inacessíveis. A seguir listaremos algumas das principais cachoeiras:

Cachoeira da Lage: A cachoeira da Lage é em um curso de um rio, mas as pedras ao longo formam quedas e verdadeiras piscinas cristalinas. Ela fica na trilha do caminho da Praia do Bonete. Até lá a partir do asfalto onde começa a trilha são aproximadamente 50 minutos. A caminha não é de nível difícil.

Cachoeira da Lage

Cachoeira da Lage

Cachoeira do Gato:  A cachoeira do gato fica mais próxima a praia de Castelhanos, sendo possível fazer uma trilha a partir do canto esquerdo da mesma ou ainda ir com os jipes das agências de turismo que te levam até lá já incluso no passeio até a praia ou cobrando a parte. Se escolher ir por trilha são aproximadamente 40 minutos de percurso.

A queda desta cachoeira atinge impressionantes 50 metros, muitos turistas inclusive decidem fazer rapel por lá, claro que sempre acompanhados de guias do local e credenciados, além de todos os equipamentos de segurança corretamente. Forma poços para nadar, mas é bom consultar onde pode nadar e onde se torna perigoso.

Cachoeira do Gato

Cachoeira do Gato

Cachoeira da Toca: O acesso dessa cachoeira também se dá pela estrada que vai para a Praia de Castelhanos. Ela é uma cachoeira de queda menor, são cerca de 3 metros de queda e além disso, um dos maiores atrativos para as pessoas é que essa atração é bem mais acessível do que a maioria dos pontos turísticos da ilha. Você pode ir até lá de carro, bicicleta e também a pé.

Essa cachoeira está dentro dos limites de uma propriedade particular e por esse motivo para entrar você deve pagar uma taxa cobrada pelo dono do terreno. A vantagem é que tem uma boa estrutura, inclusive com banheiros e o estacionamento é grátis.

Um dos maiores atrativos da cachoeira é que ela tem grandes pedras lisas que são como se fossem tobogãs, nelas as pessoas escorregam e se divertem. Ao escorregar os turistas caem nos poços formados ao longo da cachoeira e é diversão garantida, a única dica é ficar atento às profundidades, pois alguns lugares do poço são muito fundos.

Cachoeira da Toca

Cachoeira da Toca

Cachoeira Água Branca: Essa cachoeira é acessada através de uma trilha, a trilha até lá é relativamente tranquila e demora mais ou menos 1 hora, no entanto, quando você você chega até a cachoeira, a paisagem definitivamente vale a pena, vale cada passo de caminhada.

Essa cachoeira conta com a maior queda da ilha, são cerca de 65 metros de tombo e ao final da queda estão alguns poços de água cristalina e geladinha para você se refrescar. A cachoeira fica dentro do Parque Estadual.

Cachoeira Água Branca

Cachoeira Água Branca

Cachoeira dos Três Tombos: Para chegar até essa cachoeira você primeiro deve ir até a Praia da Feiticeira e de lá você pega uma trilhazinha para chegar até a queda d’água. O acesso é fácil, a vista é exuberante, todo o local é cercado por muito, muito verde.

O nome da cachoeira é esse pois a formação dela conta com três grandes quedas de água ao longo do seu percurso. Inclusive para subir até uma das quedas ainda tem uma escada improvisada na terra para lhe facilitar no caminho.

Cachoeira dos Três Tombos

Cachoeira dos Três Tombos

Principais Acomodações

Uma grande parte da lua de mel acontece entre quatro paredes, portanto escolher bem o local onde você vai se hospedar é fundamental para a lua de mel mais perfeita e romântica possível. Na ilha apesar de seu tamanho reduzido em relação às cidades a sua volta, existem muitas opções de lugares para você se hospedar, alguns desses locais inclusive oferecem condições especiais para os recém casados, brindes, mimos exclusivos, entre outras vantagens.

Uma das vantagens da ilha é que muitas vezes pode ter preços mais acessíveis do que as belas praias e capitais do Nordeste do Brasil, por esse motivo muitos casais escolhem a ilha para curtir seus dias de recém casados.

Para escolher o seu hotel de lua de mel, indicamos que primeiro pesquise na internet pelas opções disponíveis, você pode usar sites de busca como o booking.com para pesquisar preços, ver fotos dos lugares e principalmente ver os comentários de quem já ficou hospedado anteriormente.

Quando tiver algumas opções preferidas então antes de reservar, você pode entrar em contato diretamente com a acomodação para perguntar quais as condições que eles oferecem para os recém casados, se não oferecerem nenhuma vantagem, passe para a próxima opção, sempre irá haver um bom hotel que vai lhe dar brindes, mimos, um café da manhã especial, uma cesta de guloseimas, enfeitar o quarto com flores, etc.

Lembrem-se de curtir muito, aproveitar ao máximo a viagem, pois passa muito rápido e são dias de sonhos para muita gente. Façam os passeios até os belíssimos pontos da ilha, curtam as praias, curtam o charmoso e romântico centrinho histórico, aproveitem o clima da ilha, levem tudo na esportiva e sejam muito felizes.

Como Chegar

Para chegar até a ilha você deve ir primeiro até a cidade de São Sebastião e a partir de lá pegar uma balsa, a qual faz o transporte tanto de carga como veículos, como o transporte apenas de passageiros até a ilha. As distancias entre as principais cidades base até Ilhabela são:

  • De São José dos Campos, local de onde sai a Rodovia Tamoios que dá acesso ao litoral Norte de São Paulo, mais especificamente dá acesso à cidade de Caraguatatuba são aproximadamente 122 quilômetros de distância até Ilhabela.
  • De Caraguatatuba, cidade vizinha de São Sebastião são cerca de 57 quilômetros até Ilhabela.
  • De São Paulo, capital do estado até a cidade de Ilhabela são aproximadamente 213 quilômetros.
  • Do Rio de Janeiro capital até a cidade de Ilhabela são cerca de 452 quilômetros.
  • De Taubaté, uma cidade do Vale do Paraíba, vizinha a São José dos Campos e de onde sai uma estrada para o litoral Norte, a estrada Oswaldo Cruz que vai até a bela cidade litorânea de Ubatuba, são cerca de 170 quilômetros até Ilhabela, mas você pode optar também por ir pela Tamoios assim indo de Taubaté até São José dos Campos, de onde sai a estrada, uma vez que a estrada Oswaldo Cruz, apesar de estar em ótimas condições para trafego tem uma difícil serra do mar, que não é para qualquer um, muitos leigos acabam tendo que parar o carro por lá.
  • A partir de Ubatuba, outro paraíso do litoral Norte a distância até a Ilha é de aproximadamente 78 quilômetros, que são percorridos na estrada Rio Santos que vai margeando a orla do litoral.

    Mapa de Ilha Bela

    Mapa de Ilha Bela

Chegando em São Sebastião, as balsas são mais baratas fora da época de temporada e, portanto, mais caras na temporada que se trata dos meses de verão. Além disso, nos períodos de temporada e até mesmo de feriados prolongados, o trânsito pode ser caótico, sendo assim as filas são enormes e a espera para pegar a balsa pode ser de horas. Além do valor de transporte da balsa, se você for de carro, cada carro tem que pagar uma taxa de preservação da ilha que custa até 10 reais.

Para quem não tem carro e pretende fazer sua viagem através de meios de transporte públicos, saiba que tem ônibus que sai de muitas das cidades da região até São Sebastião. Em São Paulo capital, os ônibus saem da Rodoviária Tietê, nas outras cidades mais próximas, como Ubatuba, Caraguatatuba, Taubaté e São José dos Campos, também têm. A viação que faz o trajeto é a Viação Litorânea, uma viação parceira da Pássaro Marrom.

Vale lembrar que da rodoviária da cidade até o local de pegar a balsa são cerca de 20 minutos a pé e para os passageiros que querem ir sem carro até a ilha a balsa não custa nada, ou seja, os pedestres fazem a travessia sem custo.

Dicas

Um item essencial de viagem para quem vai até Ilhabela é com certeza o repelente, leve mais de um, pois você vai usar em todos os lugares e o tempo todo, tem muito, mas muito borrachudo na ilha, se você não usar o repelente provavelmente irá ter muitas picadas do mosquito. Até na vila existem muitos borrachudos, além disso o preço para comprar lá pode ser maior devido à alta procura.

Espero que essas dicas ajudem aos casais que estão prestes a casar a fazerem os seus planos, espero que sua viagem seja a melhor possível e que você aproveite ao máximo o que essa linda ilha tem a lhe oferecer. Boa viagem e uma ótima lua de mel.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Roteiros

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *